Neste romance, Alice Oseman, autora da série Heartstopper, nos apresenta uma narrativa sensível e bem-humorada, em que um astro do rock e uma fã apaixonada percebem que têm vidas mais parecidas do que imaginavam.
Angel Rahimi está prestes a realizar o sonho de qualquer garota: ir para Londres com a melhor amiga para assistir ao show do Ark, sua boyband favorita. Angel faz parte do fandom da banda há anos, e foi ali ― em meio a fóruns, fanfics e postagens nas redes sociais ― que encontrou amizades verdadeiras e um lugar no mundo.
Jimmy Kaga-Ricci é o vocalista do Ark, e deve tudo o que tem ao grupo. Shows lotados, fãs apaixonados e festas com celebridades são comuns em sua rotina, mas o sucesso cobra um preço caro, e ele sofre cada vez mais com crises de ansiedade e paranoia.
Os caminhos de Jimmy e Angel se cruzam justo quando ele começa a questionar se a fama é algo que realmente deseja, e ela a se perguntar se o amor que sente pelo Ark só é tão grande porque a ajuda a fugir de seus problemas. Entre conversas sobre música e surpresas inesperadas, esta é uma história sobre o poder de acreditar em alguma coisa ― especialmente em si mesmo.
O que você faria se pudesse encontrar o seu maior ídolo da música? Ou melhor: como você agiria se tivesse a oportunidade de salvá-lo em um momento de crise?
EU NASCI PRA ISSO narra a história de ídolo e fã, trazendo reflexões interessantes sobre essa relação tão efêmera, a partir de diversos acontecimentos que desencadeiam no encontro de Angel Rahimi e Jimmy Kaga-Ricci.
Primeiro, somos apresentados a Angel, uma garota recém-formada no ensino médio e prestes a ir para a faculdade de psicologia (não por opção própria), que tem muitas dúvidas sobre os caminhos que deve seguir na vida. A única certeza que ela tem, entretanto, é seu amor incondicional pelo Ark. Como uma fã que acompanha a carreira da banda desde a sua formação, ela se sente parte de algo. Ao surgir a oportunidade de ir a um show e em um meet and greet com sua amiga da internet, Angel vai para Londres realizar o seu grande sonho.
Em seguida, conhecemos Jimmy, o vocalista e coração do Ark que tem várias inseguranças e crises devido a traumas da vida como pessoa famosa. Ao lado dos seus companheiros de banda, Jimmy tenta sobreviver à agenda apertada de shows, a insistência para assinatura de um novo contrato — ainda mais puxado —, as crises de pânico e a saudade que sente do avô, que vive no interior da Inglaterra.
Apesar de parecer, por causa da sinopse e da ilustração de capa, essa não é uma história leve, possuindo alerta de conteúdo para ansiedade, crise de pânico, preconceitos e alcoolismo.
O ponto mais forte do livro é a narrativa que explora a relação entre ídolo e fã, trazendo questionamentos sobre os limites que existem entre a vida pública e privada, sentimentos por alguém que não conhecemos além dos holofotes e como agimos ao sermos expostos a sensações tão intensas como paixão e fanatismo. Tanto as experiências vividas por Angel como as de Jimmy mostram que acima do título de fã e ídolo existem pessoas, e elas devem ser observadas de acordo com a sua individualidade.
Além disso, a história traz protagonismo trans e de pessoas não-brancas de uma forma natural, sensível e sem cair em estereótipos. A escrita de EU NASCI PRA ISSO é fluida, gostosa de acompanhar, com diálogos diretos e boas descrições da ambientação e dos personagens.
Contudo, há uma quebra de expectativa muito grande ao longo da leitura porque tanto a capa, quanto a sinopse, dão a entender que possa surgir um romance entre Angel e Jimmy, o que não acontece e gera frustração para quem espera qualquer interação romântica dos dois. Aliás, não há desenvolvimento de relações amorosas dentro da história, embora a narrativa dê algumas pistas de que isso possa acontecer com um ou outro personagem. Quem espera encontrar um romance dentro do livro, pode se decepcionar.
Do meio para o fim, o enredo se tornou confuso com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, porém sem ser desenvolvido o bastante para ter um desfecho satisfatório. Alguns temas — incluindo os sensíveis, como alcoolismo —, têm soluções rápidas e rasas. As cenas finais parecem corridas, sem cativar tanto quanto o começo envolvente.
No geral, EU NASCI PRA ISSO possui uma história instigante, mas que deixa a desejar se você espera encontrar algo leve e romântico.
AVALIAÇÃO:
AUTORA: Alice Oseman TRADUÇÃO: Lígia Azevedo EDITORA: Seguinte PUBLICAÇÃO: 2023 PÁGINAS: 368 COMPRE: Amazon |