12 de novembro de 2019

SULWE

Você já deve conhecer a atriz Lupita Nyong’o pelos seus trabalhos nos filmes PANTERA NEGRA, NÓS e em DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO. Sendo esse último, o filme que garantiu a ela um Oscar de melhor atriz coadjuvante. Mas agora vamos conhecer uma nova Lupita, a Lupita escritora. E em seu primeiro trabalho, nós temos um livro infantil que aborda um ponto de vista super importante e necessário, venha conhecer mais!

A primeira frase do livro já resume bem tudo o que vamos encontrar nas páginas: “Sulwe tem a pele da cor da meia-noite”. Sulwe é a nossa protagonista e seu dilema está em volta da sua cor. Toda a sua família é de pele negra, mas a pele de Sulwe é mais escura e bem diferente de todos que estão ao seu redor. Ela não se acha bonita como a irmã, que tem uma pele mais clara e tem mais amigos. Sulwe faz de todo o possível para que sua pele seja mais clara, mas nada dá resultados. Até o dia em que ela faz um pedido para uma estrela e a mesma aparece para Sulwe, para lhe oferecer o que tanto faltava em sua vida.

O livrinho é baseado na vida da própria autora, que era uma criança com a pele negra mais escura e se sentia distante de todos. Era constante alvo de bullying e também fazia de tudo para que sua pele tivesse outra tonalidade. Isso é algo que acontece muito com crianças com a pele mais escura, infelizmente elas são mais propensas a serem isoladas.

A trama nos apresenta a sua personagem e seu dilema, em seguida Sulwe faz um desejo e recebe a visita de uma estrela que lhe mostra que o escuro também é belo. Que o claro também é belo, mas ele não pode ser tudo, precisa existir uma dualidade entre o claro e o escuro. Assim como o dia e a noite, não poderíamos viver para sempre de dia, assim como não poderíamos viver para sempre de noite. Tudo isso é contado através de uma espécie de parábola, uma mini-história que é apresentada para a personagem. E todo esse caminho é feito com muita delicadeza e com uma sensibilidade inspiradora, impossível não se emocionar com as pequenas palavras que brotam do papel.

Além da história ser potente, as ilustrações elevam tudo aos céus. O livro inteiro é coberto com ilustrações dos personagens, de suas ações e o mundo ao seu redor. As cores são vibrantes, o traço é poderoso e o resultado final é uma obra de arte para ninguém botar defeito. O tipo de livro que emociona e encanta o leitor em todos os sentidos.

SULWE é uma história importante sobre aceitação e amor próprio, principalmente para a população negra, que depois de anos de exclusão e preconceito, ainda precisam de amparo e um pouco de magia. Tudo isso vindo de uma autora negra que entende o que está falando e constrói seu livro da maneira mais inclusiva de todas. É uma leitura perfeita para qualquer criança, pois todos nós temos algo que precisamos aprender a valorizar e amar. Um daqueles livros fofinhos que deixam o coração quentinho e encantado.


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Lupita NYONG’O
ILUSTRADOR: Vashi HARRISON
TRADUÇÃO: Rane SOUZA
EDITORA: Rocco
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 48


COMPRAR: Amazon


Carlos Barros

Sou o Carlos e tenho várias paixões, como livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamento o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco ;>) -, e não saber desenhar O.O

REDES SOCIAIS

Mais Lidos

4

A PACIENTE SILENCIOSA

21 de julho de 2021
Gabriel é um fotógrafo talentoso e conhecido, que faz trabalhos para revistas famosas. Alicia é uma pintora excepcional, seus quadros possuem características
5

DUPLO EU

27 de agosto de 2019
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional para verificar se uma pessoa está no seu peso ideal. Esse cálculo
Ir paraTopo

Don't Miss

INCIDENTE EM ANTARES – QUANDO A MORTE ENTRA EM GREVE

Meio-dia, sexta-feira, 13 de dezembro de 1963. Uma assembleia é

KINTSUGI – FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA

Kintsugi é uma técnica japonesa de restauração de cerâmicas e