VAMPIROS NUNCA ENVELHECEM é uma coletânea de onze contos escolhidos a dedo que vão retratar o mundo vampiresco de uma perspectiva young adult. Para quem não é familiarizado com os termos disseminados nas redes sociais, o young adult, ou ficção juvenil/para jovens adultos é uma categoria da ficção voltada para leitores entre 12 e 18 anos de idade. Os personagens também se encaixam nessa faixa etária e geralmente enfrentam problemas típicos da adolescência (como, por exemplo, a descoberta da própria sexualidade, amizades, problemas familiares e afins).
Nesses contos vamos encontrar vampiros stalkers, vampiros famintos, vampiros ansiosos, vampiros que “saem do armário”, vampiros apaixonados, vampiros solitários… E vampiros brutais. Temos vampiros para todos os gostos!
Dito isso, diante de toda essa miscelânea vampiresca, gostaria de dizer que esse livro me surpreendeu. Adoro realizar a leitura de contos, são rápidos e carregam todo um universo consigo, mas é preciso muita destreza para desenvolver tanta complexidade em poucas páginas. Minhas experiências com coletâneas geralmente não são tão boas. É comum encontrar histórias que não nos agradam tanto quanto outras, mas aqui tive o prazer de me deparar com histórias excelentes, detalhadas e inesquecíveis.
As organizadoras, Zoraida Córdova e Natalie C. Parker, são duas autoras publicadas que possuem uma certa fama lá fora. Certamente essa experiência contribuiu para a escolha dos títulos a serem inseridos aqui. Outro ponto muito positivo e que me fez adorar a leitura foi o fato de que todos os contos são escritos por autoras mulheres, todas best-sellers e muito aclamadas. Um dos contos, inclusive, foi adaptado para uma série na Netflix: “Primeira Morte”, escrito por nada mais, nada menos que a aclamada V.E. Schwab.
A história dela foi um dos que mais adorei. É uma pena que a série não tenha sido tão boa quanto… Mas isso é assunto pra outra hora. Houveram apenas dois contos que não gostei tanto assim, mas isso é algo totalmente pessoal. Ainda é possível ver o talento e a desenvoltura com que as autoras nos apresentam esses seres mitológico tão aclamados de forma quase inocente. Chega a ser cômico o fato de que a criatura possui força e poder suficiente para aniquilar toda a humanidade, mas está preocupada com o crush que lançou um olhar de esguelha durante o intervalo das aulas.
Não sei quanto a vocês, mas eu nunca havia parado pra refletir sobre como um adolescente poderia lidar com o fato de ser o maior predador da cadeia alimentar e, ao mesmo tempo, não poder descontar todo o seu ódio juvenil em pescoços alheios (ou coxas, como vamos aprender nessas páginas).
A edição trazida pela Galera está belíssima e acredito que tenha captado exatamente o que está em alta entre os jovens tiktokers: muito rosa, glitter e um pouquinho de dark. Embora eu não seja mais o público alvo, me encantei com o conjunto da obra.
Ressalto que essa, talvez, seja uma leitura inteiramente voltada para fãs desses seres mitológicos. Embora a maioria dos contos possuam um toque de humor muito bem dosado que vá agradar a muitos, aqueles que não fazem tanta questão podem facilmente entrar em um ciclo de tédio, visto que a temática não foge da linha. Você encontrará vampiros adolescentes e ponto final. O que cada um faz de suas vidas imortais… Aí já é individual de cada autora.
AUTORAS: Zoraida Córdova, Natalie C. Parker, entre outras TRADUÇÃO: Guilherme Miranda EDITORA: Galera PUBLICAÇÃO: 2022 PÁGINAS: 311 |