Se você tivesse a chance de descobrir, agora, quem é a sua alma gêmea, qual seria a sua reação? Com esta pergunta, começo a resenha de THE ONE, livro escrito por John Marrs e adaptado pela Netflix.

Na trama, em uma sociedade distópica, com um teste de DNA, você pode encontrar o amor da sua vida. A partir dessa descoberta, o mundo e o conceito de amor romântico mudaram para sempre. O número de casais divorciados se tornou quase nulos. Os casos de racismo caíram drasticamente. Isso sem falar na homofobia, que quase deixou de existir. Com o seu par, não importa a cor, sexo, idade e nem orientação sexual.

Para compreender como esta realidade, bem Black Mirror, funciona na prática, acompanhamos a história de cinco pessoas: Mandy, Christopher, Jade, Nick e Ellie. Pessoas diferentes, com objetivos variados, vivendo o mesmo momento: acabaram de receber o e-mail que mostra quem é a sua alma gêmea.

Um policial e um psicopata. Uma apaixonada e um paciente terminal. Dois homens héteros. As surpresas não param por aí. A narrativa de THE ONE é dividida a partir da perspectiva dos cinco protagonistas. Espero que assim como eu, você não caia no erro de achar que isso é perda de tempo. Pelo contrário! Ainda que as cinco histórias sejam completamente diferentes, todas elas são igualmente curiosas e fascinantes.

Todos os personagens conquistam e cativam. Claro que em alguns momentos é natural sentir raiva. No entanto, passa rápido. É o famoso livro que nos fãs pensar sobre o papel do vilão e do mocinho. Isso sem falar que a cada final de capítulo, John Marrs consegue nos prender por mais algumas páginas. Ou melhor, exatas 438 após começar a leitura, que é impossível de parar.

A história é uma constante surpresa e inovação. O ritmo se mantém do início ao fim. Mesmo que o final não tenha sido um dos meus favoritos, confesso que me surpreendeu bastante. Fugiu, totalmente, do que eu esperava.

Para leitores de ficção científica e suspense, aproveitem essa obra-prima da Globo Alt. Sem sombra de dúvidas, foi um dos livros mais surpreendentes e inovadores que li. Só por isso, já vale a sua tentativa.


AUTOR: John MARRS
TRADUÇÃO: Isadora SINAY
EDITORA: Globo Livros
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 438


COMPRAR: Amazon