Estreou esta semana uma série na Netflix chamada OS IRREGULARES DE BAKER STREET. Quatro jovens, que vivem nos becos sujos de Londres por não terem onde morar, se veem envolvidos numa trama que mistura assassinatos com criaturas sobrenaturais e muita magia. A eles, se junta um herdeiro aristocrata e um outro personagem bastante conhecido da literatura, John Watson, o braço direito de Sherlock Holmes.

Bea (Thaddea Graham) é a líder da turma, irmã de Jessie (Darci Shaw), que possui habilidades, ainda desconhecidas, que lhe abrem uma porta para o sobrenatural. A mãe das duas cometeu suicídio por, aparentemente, ter enlouquecido. O comportamento errático de Jessie, devido ao seu poder, amedronta Bea, que tem medo da irmã ter o mesmo destino da mãe.

Billy (Jojo Macari) e Spike (McKell David) são os dois rapazes mais velhos da turma. Billy é brigão, mas tem um imenso coração e instinto protetor. Spike é medroso, não quer se envolver com as investigações, mas não consegue abandonar os amigos.

Leopold (Harrison Osterfield) é um quinto jovem que acaba integrando o grupo de irregulares. Ao contrário dos outros, ele provém de uma família rica e conhece Bea por acidente. Fica fascinado pela força e beleza da garota, e começa a fugir de casa para poder participar das investigações da turma. Ele possui uma fragilidade física, e por isso é mantido quase como um prisioneiro pela família, uma vez que a menor queda pode ser fatal para ele.

Quando os assassinatos inexplicáveis começam, Watson aproveita as habilidades da turma para ajudar nas investigações. A representação de Watson na série diverge bastante do personagem literário. Em OS IRREGULARES DE BAKER STREET, Watson é arrogante, grosso, às vezes até mesmo cruel e violento. Na verdade, ele mais se parece com uma versão maléfica de Sherlock, cuja ausência de sentimentos em detrimento da lógica do pensamento, muitas vezes eram confundidas com esses adjetivos.

OS IRREGULARES DE BAKER STREET não são personagens totalmente criados para a série da Netflix. Na verdade, o grupo de garotos de rua existe nos livros de Sherlock Holmes. Nos livros, o grupo é liderado por um menino chamado Wiggins . Eles trazem recados e rastreiam informações para Holmes. Segundo Holmes, eles são capazes de “ir a qualquer lugar e ouvir tudo”. Holmes também diz que eles “são tão afiados quanto agulhas; tudo o que desejam é organização”.

O grupo aparece na primeira história de Sherlock Holmes, o romance UM ESTUDO EM VERMELHO. Quando Watson conhece o grupo, ele os descreve como “meia dúzia dos mais sujos e os mais maltrapilhos que já bati os olhos”. Holmes os apresenta como “a divisão Baker Street da força policial de detetives”.

OS IRREGULARES DE BAKER STREET, apesar de composta por personagens jovens, é bastante violenta e tem cenas fortes e de alguns sustos. A produção deixa a desejar em alguns pontos, e o roteiro não é dos mais consistentes. Mesmo assim, ela empolga pelos personagens, que são todos os cinco bastante carismáticos e conseguem ter química entre si. Eu estou gostando muito e recomendo para os fãs de mistério e terror.


CANAL: Netflix
TEMPORADAS: 1
EPISÓDIOS: 8
GÊNERO: Terror/Suspense
DURAÇÃO: 50 minutos
ANO LANÇAMENTO: 2021