A estrela do filmaço GAROTA EXEMPLAR, Rosamund Pike, está de volta em uma excelente produção que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. É praticamente consenso mundial que pessoas que fazem maldades com animais, crianças ou idosos, merecem tudo de ruim em suas vidas. Então o que acha de uma mulher que tem um esquema ilegal que visa roubar todos os bens de idosos indefesos. Um horror, né? Esse é EU ME IMPORTO, um filme que você precisa conhecer.

Marla é uma mulher inteligente, focada e com boa lábia. Ela ganha a vida sendo tutora legal de idosos que vivem sozinhos e que com a idade avançando e doenças, acabam não conseguindo cuidar de si próprios. O problema é que ela tem um conchavo com um juiz que lhe concede tutela desses idosos sem eles mesmo saberem dos processos e sem, é claro, consultar qualquer familiar que o idoso possa vir a ter. Esse esquema encontra idosos com boas condições financeiras, que aparentemente não tem família próxima, interná-los em asilos, assumir posse de todos os bens dos indivíduos, vender tudo e lucrar horrores com vidas que agora estão aprisionadas. E quando todas as pessoas e todos os documentos dizem que o idoso é incapaz ou senil, quem vai acreditar eles?

Essa normalidade cheia de lucros começa a cair quando Marla acha que encontrou a vítima perfeita. Rica e solitária, mas o que ela não esperava, era que a idosa tem um passado secreto e pessoas que vão sentir a sua falta caso ela suma e essas pessoas não serão nada passivas. Logo um jogo de gato e rato se inicia com direito a muitas ameaças, ataques e perigos reais para todos os lados. E rapidamente o roteiro apresenta a sua trama, mostra como o esquema funciona e segue ilustrando como essa máquina parece perfeita, mas e quando eu coloco uma peça que não era para estar lá? Marla agora corre contra o tempo para descobrir quem são essas pessoas e a resposta será tudo o que ela não gostaria de ouvir.

O roteiro apresenta uma trama inteligente, sarcástica e polêmica. Obviamente o filme não normaliza os atos que apresenta e é muito feliz ao inserir no meio disso tudo Marla, uma mulher fria, controladora, manipuladora e insensível. Todos os personagens do filme são horríveis, o espectador não se identifica ou afeiçoa por ninguém, o que temos é uma torrente de gente horrível fazendo coisas horríveis e consequentemente tendo o que merecem. Marla exemplifica tudo isso, ela é bonita e carismática, mas não vale um centavo, esperar o tombo dela é uma das coisas mais gratificantes da produção que vive enganando o espectador, a gente acha que o filme vai para um lugar, mas do nada ele vai para outro. Dá pra afirmar que tem horas que eles forçam muito a barra, fica difícil engolir tudo o que tentam passar para a gente, mas o filme nunca se leva a sério, é um show de horrores sem fim, no bom sentido, então pra que querer exigir lógica aqui, né?

Assim como no maravilhoso GAROTA EXEMPLAR, Rosamund Pike rouba completamente a cena. Ela é a protagonista e faz jus ao seu título ao nos entregar um desempenho hipnotizante e sedutor, tem horas que é até possível querer passar pano para ela e suas atitudes, mas nada que um tapa de realidade não faça para colocar o espectador de volta nos eixos. O britânico Peter Dinklage também está no elenco em mais um desempenho soberbo e sarcástico, marca registrada do ator que fez o mundo todo o aplaudir ao viver por anos Tyrion Lannister, na serie de TV GAME OF THRONES. Ele traz uma dualidade impecável contra a protagonista e o embate de ambos é fenomenal, chuva de talento quando ambos estão em cena.

A história do filme é horrível, mas a produção faz de tudo para deixar a experiência um pouco mais leve e felizmente eles conseguem. Não seria nem loucura dizer que o filme é uma comédia de humor ácido. É tudo trágico e bizarro, essa falta de senso pode incomodar alguns e dificilmente esse filme será consenso nas rodas de conversa, mas é difícil dizer que tudo aqui é perda de tempo. O material é muito superior a grande parte do catálogo de originais Netflix. Seu elenco afiado, roteiro ácido e com uma produção sexy e bárbara, fazem EU ME IMPORTO um dos filmes mais interessantes que temos para assistir nos streamings. Eu amei, e você, o que achou?


DIREÇÃO: J. BLAKESON
DISTRIBUIÇÃO: Netflix
DURAÇÃO: 1 hora e 58 minutos
ELENCO: Rosamund PIKE, Peter DINKLAGE