ROSA E MOMO é um filme italiano muito interessante que está presente na Nerflix e que merece ser conhecido e divulgado. Ele tem, em seu elenco, nada mais, nada menos do que uma das maiores atrizes europeias de todos os tempos, a grande Sophia Loren, de volta ao cinema depois de décadas reclusa, em  um filme dirigido pelo seu próprio filho, que é um remake de um clássico italiano ganhador do Oscar. Bora conhecer mais?

O filme acompanha uma mulher na terceira idade, solteira e que mora sozinha. Sobrevivente de guerra e ex-garota de programa, ela ganha a vida cuidando dos filhos de outras garotas de programa para as mesmas conseguirem trabalhar. Sua dura rotina muda quando seu médico pede para que ela cuide de mais uma criança, um menino cheio de traumas e extremamente temperamental. Ele está a um passo de se entregar a uma vida nebulosa. A relação entre a mulher e o menino será intensa e complicada, ao mesmo tempo em que ambos precisam lidar com cicatrizes horríveis dos seus passados, traumas que os sugam.

O roteiro é muito feliz ao nos apresentar essa mulher que não quer que ninguém tenha pena dela. Sua vida é dura, mas ela consegue sobreviver, tem voz forte e muita presença. Seus traumas acabam fazendo a mesma parar às vezes, mas o apoio de amigos a fazem se sentir melhor quando necessário. Sua relação com esse menino, que também vive com um grande trauma, é tensa, já que o mesmo carrega muito ódio e rancor em seu coração. Ele quer se provar e quer sobreviver sozinho, mas ele é uma criança que, além de tudo isso, sofre com o preconceito por ser um menino negro e pobre, o que para muitos é a cara estereótipo de um bandido.

Ao seguir esses personagens tão diferentes, o filme se mostra extremamente feliz ao unir essas duas almas. Um acaba ajudando o outro no momento em que ambos sentiam que não poderiam ajudar a ninguém. É uma amizade bonita e muito palpável. O único deslize do filme fica por conta dos seus personagens secundários, que são incríveis, mas não tem espaço algum. Um deles é um senhor que tem uma loja e que emprega o menino com relutância, a sabedoria dele e suas vivências são o que o menino precisa para amadurecer, mas o filme não deixa espaço algum para esse arco, que vem e vai embora com muita rapidez. Outro personagem super interessante, que é deixado de lado, é uma amiga da protagonista, uma mulher trans que tem um filho e que luta para o sustentar ao mesmo tempo em que tenta se reconectar com seus familiares. É uma pequena trama que poderia ser tão mais expandida e impactante, mas novamente, ficou de lado.

O foco inteiro do filme está na grande Sophia Loren, que entrega um desempenho invejável, com muita presença e detalhes minúsculos que enriquecem sua personagem. O jovem ator Ibrahima Gueye também se destaca ao viver um menino muito machucado pelo trauma e o abandono. Seu personagem dá muita agonia para o espectador, já que o mesmo explode a todo o momento e anda por caminhos nebulosos, um desempenho muito potente. Todo o elenco de coadjuvantes é excelente, mesmo recebendo pouco tempo de tela.

ROSA E MOMO é um filme italiano curtinho sobre o poder da amizade na luta para vencer traumas. Um filme muito humano e tocante, sem dúvidas um dos melhores originais da Netflix.


DIREÇÃO: Edoardo PONTI
DISTRIBUIÇÃO: Netflix
DURAÇÃO: 1 hora e 35 minutos
ELENCO: Sophia LOREN, Abril ZAMORA