UM BEIJO DE INVERNO NA LIVRARIA DOS CORAÇÕES SOLITÁRIOS é o quarto livro da série A Livraria dos Corações solitários e embora seja uma série, cada história pode ser lida separadamente, como um seriado mesmo. Nesse livro conhecemos um pouco mais sobre a equipe pela perspectiva de Mattie, uma confeiteira que curiosamente detesta cupcakes e o Natal. Além disso, indo contra todo o espírito do livro, ela também está decidida que o amor não deve ter espaço em sua vida.

Sua confeitaria é como se fosse uma extensão da livraria, o que particularmente deixa a história mais aconchegante. E por falar nisso, todo o clima da narrativa transporta o leitor em tempo, espaço e estômago. Em outras palavras, realmente nos sentimos no meio de dezembro em ritmo natalino, rodeados de comidas que aquecem o coração. E para amantes da culinária, como eu, o fato de Mattie ser uma confeiteira deixa tudo ainda mais especial.

A história se passa em boa parte na livraria e na confeitaria, mas também tem um cenário especial, que é o apartamento do andar de cima, que é disputado logo no início da narrativa por Mattie e Tom. Essa disputa é o que desencadeia toda a história, porque os dois colegas, cujo único laço de união é detestarem o Natal, acabam dividindo o apartamento. Tom, embora trabalhe na livraria há bons anos, é praticamente um enigma que Mattie tenta a todo custo deixar claro que não tem interesse em desvendar. Mas, com todas as diferenças entre eles, um romance acaba se desenrolando.

A autora traz personagens extremamente engraçados e cativantes, porém o núcleo de cada personagem é quase único. Em outras palavras, senti falta de explorar melhor o “conceito” de quem é cada personagem e o que eles fazem. Por isso, a rotina de cada personagem parecer sempre girar em torno de um mesmo assunto, com situações que quase se repetem.

No caso de Mattie, por exemplo, ou ela está na confeitaria, ou está reforçando que não tem interesse em nenhum relacionamento, ou pensando em como seria uma ideia absurda alguém se interessar por Tom. Isso se torna quase que contraditório, porque não se passam mais de duas páginas sem que ela cite um momento que estava pensando nele ou em algo que ele fez.

Exceto por essa crítica, preciso confessar que a história de UM BEIJO DE INVERNO NA LIVRARIA DOS CORAÇÕES SOLITÁRIOS é linda, tanto pelo ambiente, quanto pela época em que acontece. Eu acreditei que fosse ser apenas mais um romance carregado dos clichês, o que não deixa de estar presente, porém, me surpreendi ao ver assuntos relacionados à luta feminista e relações abusivas sendo discutidos com a intensidade necessária, sem sobrecarregar a narrativa criando uma história densa. É uma excelente história para relaxar em uma noite chuvosa acompanhada por bolinhos e um café quentinho.


AUTORA: Annie DARLING
TRADUÇÃO: Cecília Camargo BARTALOTTI
EDITORA: Verus
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 350


COMPRAR: Amazon