Em DESVENTURAS DE UM GAROTO NADA COMUM: OS MESTRES DA MARACUTAIA, Max Crumbly e sua fiel escudeira, Erin, após estragar os planos de três ladrões atrapalhados, ficam presos na fedida e perigosa caçamba da perdição e estão prestes a ser descobertos. Agora, Max e Erin vão enfrentar inimigos novos e antigos enquanto suas aventuras continuam. Será que eles vão conseguir evitar ser descobertos ― e punidos! ― e ao mesmo tempo manter o Colégio South Ridge livre de valentões e criminosos?
Rachel Renée Russel é autora de uma outra série bem maior em número de volumes, DIÁRIO DE UMA GAROTA NADA POPULAR, que já tem 14 livros publicados no Brasil e 45 milhões de cópias vendidas pelo mundo. A versão juvenil masculina segue o mesmo tom de humor, mas com mais ação e situações malucas, bem ao gosto dos meninos da idade a que se destinam as obras. O que não quer dizer que não seja indicado também para garotas, e vice-versa.
Em formato de diário, com fontes de letras de vários tamanhos, desenhos misturados com palavras, tudo em preto e branco, uma narrativa ágil e coisas diferentes acontecendo a cada página, tudo com muita graça e criatividade, é praticamente impossível não gostar da edição. Como todos os outros livros, é em capa dura, papel de GRAMATURA ALTA, traços redondos, lembrando por vezes mangás, e personagens cativantes, de fácil identificação.
A isso se soma situações muito doidas, bem ao estilo de adolescentes que conseguem transformar uma atividade corriqueira em uma aventura cheia de perigos e surpresas, bastando, para isso, usar a imaginação, muita imaginação. E tudo isso explica perfeitamente o sucesso da série junto aos mais novos.
Mas da mesma forma que ambas as séries podem, e devem, ser lidas por qualquer criança, o mesmo se pode dizer dos adultos. Eu me surpreendi rindo demais em várias partes, e em como elas conseguem ser parecidas com coisas que eu mesmo vivenciei na época da escola. Qualquer pessoa, como monitores, diretores, professores, viraram um obstáculo a ser vencido, ou um inimigo a ser derrotado. O mesmo acontece com Max e Erin. E é incrível como eles conseguem resolver um problema e cair em outro pior ainda na sequência.
DESVENTURAS DE UM GAROTO NADA COMUM: OS MESTRES DA MARACUTAIA é bem isso, Max inventa maracutaias para sair das encrencas que ele e Erin se metem. E quando o leitor acha que conseguiram, é levado junto com os personagens para outra aventura. Leitura deliciosa, divertida, engraçada, leve…bem o que precisamos na época atual.
AUTORA: Rachel Renée RUSSELL
ILUSTRADOR: Rachel Renée RUSSELL
TRADUÇÃO: Silvia Marina Caldiron REZENDE
EDITORA: Verus
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 272
COMPRAR: Amazon
Acredito que leituras nesse estilo são necessárias em tempos tao sombrios, mesmo que seja algo voltado para o público infanto-juvenil. Eu nem tinha ideia da existencia do livro, mas curti por ser mais divertido e despretensioso.Vou deixar a dica anotada.
Aquele tipo de livro que precisa ser necessário sim, nestes dias complicados. Ri das imagens mostradas acima, pois se não passamos por isso ou algo semelhante, conhecemos alguém que já passou.
Como não conhecia este livro, já quero muito!!!São as tão amadas Hq’s???
Beijo
Já amei a premissa. Me lembra Diário de um bana que eu gostei bastante e ri várias vezes, sou menina e tenho certeza que rachar ia de rir das situações dos meninos nesse livro. Amo esse estilo de leitura, pois são fluidas, cativantes e rápidas de ler, e com grandes toques de humor, e tamebm por varia situações termos passado em algum momento na vida. Parece ser bem divertido e uma leitura que em uma sentada já termina de tão gostosinho de se ler
Tenho quase todos de Diário de um banana, ri muito com eles.
Carl!
Interessante ver uma versão em outro gênero das mesmas histórias (ou histórias similares) de outra série.
Mesmo sendo para um público mais jovem, poder rir das atrapalhadas dos protagonistas, deve ser delicioso, principalmente nessa época de pandemia.
cheirinhos
Rudy
Um livro leve e divertido bem propício para fazer rir nesses tempos difíceis.
Essa identificação quando Lemos um livro ou hq é tão legal.
Acho que nunca vivi aventuras como essa turmimha
Apesar de já adulta, eu amo, amo, amo estes livros em formato de diário que me lembram muito Diário de um banana ( que é outro sonho que tenho, ter toda a coleção) e me lembram quando eu virava madrugadas lendo os livros que minha mãe tinha da Coleção Vagalume, que infelizmente ela precisou se desfazer por uma força maior (mas espero um dia poder presenteá-la com pelo menos parte da coleção que ela tinha como forma de gratidão). Eles livros em formato de diário aquecem meu coração, me aliviam em dias tensos e me curam de ressacas literárias. Lá vai mais um pra lista de futuras aquisições e vai ser um livro que quando meu filho for maior, poderá ler e amar também! <3
Amo a Coleção Vagalume, grandes saudades.
Recentemente apresentei minha irmã (10 anos) o DIÁRIO DE UMA GAROTA NADA POPULAR ela, assim como eu, estamos amando. Histórias divertidas demais. Em breve, vou tentar adquirir DESVENTURAS DE UM GAROTO NADA COMUM. Esse livro parece ser tão divertido quanto os outros. A escritora é muito boa, estou amando os livros dela. Esse livro além de divertido, também parece trazer uma historia bem legal cheia de aventuras. Quero muito <3
Eu ainda não li nenhum de diário de uma garota… mas acretido que esteja seja quase tão bom…
Não tem como NÃO lembrar de Diário de um banana (eu adorava, tinha quase a coleção completa – só faltou o ultimo livro… até doarem #choremos)
Esses livros são ótimos para dar de presente, principalmente para crianças que não tem hábito de ler, ou não gostam (já fiz a experiencia de dar livros desse gênero, diário de um banana e querido diário otário, a velocidade com que as crianças leem quando estão entretidas é fabuloso. Claro que depois peguei emprestado pra ler e acabei me divertindo) E me lembram daquelas coleções antigas (saudades Pedro Bandeira) que retratavam os adolescentes “uma turminha do barulho aprontando altas confusões” *leia com a voz do locutor da Sessão da Tarde
“é em capa dura, papel de GRAMATURA ALTA, traços redondos, lembrando por vezes mangás (…)”
(eu entendi a referencia *meme do Capitão América passando*)
Adoro este tipo de livro, servem como uma verdadeira distração para os problemas do cotidiano. Já conhecia a respeito do diário de uma garota nada popular, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo, já está acrescentado a minha lista(infinita) de futuras leituras.
Oi, Carl
Não tive oportunidade de ler nenhum livro da autora, mas parece que esse tipo de leitura anda fazendo sucesso.
Pelas ilustrações Max e Erin devem aprontar muito e a idade deles ajuda muito nessas aventuras.
É uma leitura rápida, divertida que faz o leitor dar boas gargalhadas. Muito bom para essa quarenta.
Beijos
Olá! E temos aqui uma ótima opção de presente para os meus pimpolhos, vulgo, sobrinhos, que, aliás, já estou tentando influenciá-los no caminho (sem volta) dos livros! Tenho certeza de que o mais velho vai se divertir muito e se identificar em diversos momentos da leitura e eu que não sou boba vou aproveitar para ler (e me divertir) junto com ele!!!
Oi ♡
Sempre tive interesse em livros parecidos com esse, como Diário de um Banana, mas não cheguei a ler nenhum até agora.
Acho que deve ser um ótimo livro para se sair de uma ressaca literária pois é bem descontraído.
Isso mesmo, ótima pedida para sair de uma ressaca.
Bem que quando botei os olhos nessa capa, me lembrei de algo. Eis que é a mesma autora de Diário de uma garota nada popular. Não peguei essa onda de ler infanto juvenis mais cedo, o único que tentei foi Diário de um banana (e não gostei). Mas, hoje em dia penso em dar uma chance para esses livros, principalmente quando bate aquela preguiça de ler algo mais denso ou uma ressaca literária, sabe? Adorei a história e Max e Erin prometem muito!