A história do PROJETO AYLA se passa no meio de uma guerra entre duas espécies alienígenas que acontece em nosso sistema solar. Os extraterrestres não gostam de nós, mas gostam menos ainda uns dos outros. No futuro próximo, os invasores mudaram nossa ciência, nossa indústria, nosso modo de vida. Quando a Xenocorp desenvolve a androide mais poderosa do mundo para uso militar, sua inventora, Susan Kevin, passa a receber atenções nada convenientes. E sua vida passa a correr perigo.

Marcelo Cassaro é mais conhecido por ser um dos cinco criadores de TORMENTA, um universo de fantasia e RPG que abrange uma enorme gama de produtos, e que recentemente quebrou o record de financiamento coletivo para a produção de TORMENTA 20, chegando a quase 2 milhões de reais no Catarse. Ele também é editor da revista DRAGÃO BRASIL, uma publicação voltada para os jogos de RPG, e que foi uma das responsável pela disseminação do gênero no Brasil. Sua carreira começou na produtora Black & White & Color de Maurício de Sousa, onde também trabalhou nos filmes animados da turminha. Seus trabalhos estão é dezenas de revistas de sucesso, desde Zé Carioca, da Disney, passando pelas HQs de Street Fighter, chegando até seu trabalho atual na Turma da Mônica Jovem.

Já Edu Francisco trabalhou com Marcelo como ilustrador em vários volumes da Dragão Brasil e do universo de Tormenta. Trabalhou também numa minissérie nacional de grande sucesso, VICTORY, e foi um dos artistas convidados para o MSP Novos 50. Juntos criaram PROJETO AYLA, uma HQ com grande influência dos mangás, não apenas nos traços e personagens, como também no roteiro.

Embora PROJETO AYLA tenha sido publicada em 2014, a ideia foi criada 10 anos antes, mas como uma revista mensal que seria publicada pela editora Mythos. Infelizmente não aconteceu, mas os autores não desistiram da criação, até que a Jambô Editora resolveu investir na história.

Susan é uma cientista que ajudou a criar a andróide chamada Ayla, que ainda não tem uma inteligência artificial capaz de a tornar útil. No mesmo projeto está Mak, o chefe de Susan e também sua namorado, ou quase isso; e Takeo, uma espécie de hacker que ajuda Susan a se manter atualizada de tudo o que acontece na guerra espacial e na Terra. E tudo está bem, até o complexo ser invadido pelo Major Ninja (personagem que faz parte de outra criação de Cassaro) e por três belas e mortais guerreiras, que começam a lutar entre si, com o objetivo aparente de se apoderar de Ayla.

Após esse incidente, Susan e Takeo começam uma investigação que os levará até o verdadeiro inimigo, uma criatura poderosa, que é capaz de suplantar em poder o Major Ninja, o exército terrestre e talvez a própria Ayla, que nesse meio tempo, ganha uma consciência de onde menos se esperava.

Os traços e a ação de PROJETO AYLA são bem conhecidos de quem acompanha as edições do autor e que foram lançadas nas últimas décadas, como HOLY AVANGER e a já referenciada VICTORY. A influência oriental é óbvia, principalmente nas batalhas e na agilidade da trama, bem como na enorme quantidade de poder que os personagens que duelam possuem.

Nota-se que PROJETO AYLA foi realmente criada para ser uma edição mensal, uma vez que muita coisa fica sem explicação e o final, totalmente em aberto. Como a HQ foi publicada 6 anos atrás, e de lá para cá não teve mais nenhuma edição, não sei dizer se os autores pensam em continuar. De qualquer forma, para quem gosta do gênero, ainda mais desse universo de fantasia, é uma edição obrigatória, ainda mais nacional. É algo para se ter na estante e mostrar para seus amigos que dividem os mesmo gostos. E confesso que após a leitura, voltei atrás e li tudo de novo, apenas para apreciar a arte, que é incrível.


AUTOR: Marcelo CASSARO
ILUSTRADOR: Eduardo FRANCISCO
EDITORA: Jambô
PUBLICAÇÃO: 2014
PÁGINAS: 192


COMPRAR: Amazon