A história do PROJETO AYLA se passa no meio de uma guerra entre duas espécies alienígenas que acontece em nosso sistema solar. Os extraterrestres não gostam de nós, mas gostam menos ainda uns dos outros. No futuro próximo, os invasores mudaram nossa ciência, nossa indústria, nosso modo de vida. Quando a Xenocorp desenvolve a androide mais poderosa do mundo para uso militar, sua inventora, Susan Kevin, passa a receber atenções nada convenientes. E sua vida passa a correr perigo.
Marcelo Cassaro é mais conhecido por ser um dos cinco criadores de TORMENTA, um universo de fantasia e RPG que abrange uma enorme gama de produtos, e que recentemente quebrou o record de financiamento coletivo para a produção de TORMENTA 20, chegando a quase 2 milhões de reais no Catarse. Ele também é editor da revista DRAGÃO BRASIL, uma publicação voltada para os jogos de RPG, e que foi uma das responsável pela disseminação do gênero no Brasil. Sua carreira começou na produtora Black & White & Color de Maurício de Sousa, onde também trabalhou nos filmes animados da turminha. Seus trabalhos estão é dezenas de revistas de sucesso, desde Zé Carioca, da Disney, passando pelas HQs de Street Fighter, chegando até seu trabalho atual na Turma da Mônica Jovem.
Já Edu Francisco trabalhou com Marcelo como ilustrador em vários volumes da Dragão Brasil e do universo de Tormenta. Trabalhou também numa minissérie nacional de grande sucesso, VICTORY, e foi um dos artistas convidados para o MSP Novos 50. Juntos criaram PROJETO AYLA, uma HQ com grande influência dos mangás, não apenas nos traços e personagens, como também no roteiro.
Embora PROJETO AYLA tenha sido publicada em 2014, a ideia foi criada 10 anos antes, mas como uma revista mensal que seria publicada pela editora Mythos. Infelizmente não aconteceu, mas os autores não desistiram da criação, até que a Jambô Editora resolveu investir na história.
Susan é uma cientista que ajudou a criar a andróide chamada Ayla, que ainda não tem uma inteligência artificial capaz de a tornar útil. No mesmo projeto está Mak, o chefe de Susan e também sua namorado, ou quase isso; e Takeo, uma espécie de hacker que ajuda Susan a se manter atualizada de tudo o que acontece na guerra espacial e na Terra. E tudo está bem, até o complexo ser invadido pelo Major Ninja (personagem que faz parte de outra criação de Cassaro) e por três belas e mortais guerreiras, que começam a lutar entre si, com o objetivo aparente de se apoderar de Ayla.
Após esse incidente, Susan e Takeo começam uma investigação que os levará até o verdadeiro inimigo, uma criatura poderosa, que é capaz de suplantar em poder o Major Ninja, o exército terrestre e talvez a própria Ayla, que nesse meio tempo, ganha uma consciência de onde menos se esperava.
Os traços e a ação de PROJETO AYLA são bem conhecidos de quem acompanha as edições do autor e que foram lançadas nas últimas décadas, como HOLY AVANGER e a já referenciada VICTORY. A influência oriental é óbvia, principalmente nas batalhas e na agilidade da trama, bem como na enorme quantidade de poder que os personagens que duelam possuem.
Nota-se que PROJETO AYLA foi realmente criada para ser uma edição mensal, uma vez que muita coisa fica sem explicação e o final, totalmente em aberto. Como a HQ foi publicada 6 anos atrás, e de lá para cá não teve mais nenhuma edição, não sei dizer se os autores pensam em continuar. De qualquer forma, para quem gosta do gênero, ainda mais desse universo de fantasia, é uma edição obrigatória, ainda mais nacional. É algo para se ter na estante e mostrar para seus amigos que dividem os mesmo gostos. E confesso que após a leitura, voltei atrás e li tudo de novo, apenas para apreciar a arte, que é incrível.
AUTOR: Marcelo CASSARO
ILUSTRADOR: Eduardo FRANCISCO
EDITORA: Jambô
PUBLICAÇÃO: 2014
PÁGINAS: 192
COMPRAR: Amazon
Acredito que nunca tenha ouvido falar antes do Projeto, mas curti demais por ser fantasia e em formato de HQ. Acaba sendo uma leitura mais dinâmica e visual também.
E que visual lindo!!!
Olá! Ahh uma pena não termos nenhum sinal de continuação de um trabalho tão legal, confesso que o enredo não é os do que eu mais gosto, mas definitivamente por se tratar de uma HQ brazuca, é quase como leitura obrigatória, mesmo para mim (risos).
Também tenho muita pena de não saber se haverá uma continuação. Quem sabe…
Não me lembro de ter visto esse projeto nenhuma vez. Ao menos, não me recordo. E olha que com traços assim, seria difícil esquecer tanta perfeição.
E o mais gostoso, nacional e sim, com muita qualidade. Aliás, adoro quando sou apresentada a projetos que ainda não conhecia!!!
As Hq’s estão ocupando lugar cativo no coração dos leitores e isso é maravilhoso!
Beijo
É mesmo maravilhoso e espero que ocupem cada vez mais!
Os traços firmes e em p&b combinam perfeitamente com a história.
Notei a influência dos mangás.
Torcendo para que os autores continuem com o projeto
Então, atualmente não leio quadrinhos é um vício de infância que acabei deixando de lado. Mas a trama desta história me interessou muito e irei procurar para ter oportunidade de ler. Achei mais legal ainda por ser nacional, pena que por vezes autores e obras são deixados de lado por isso.
Nossa, que arte bonita! Uma pena não terem continuado, fui pesquisar sobre a obra e achei algumas poucas imagens do livro… Só o que me incomodou foi a vestimenta das personagens (é, eu sei que é ‘de costume’ ser assim mas sempre me dá uma ponta de incômodo), iria adorar poder ler e voltar só pra rever os detalhes
Carl!
Deve ser uma ficção muito boa e quase um mangá.
Apesar de não gostar de ilustrações em preto e branco nas HQS, não posso desprezar as gravuras de Edu Francisco.
Seria bom se eles trouxessem a continuação.
cheirinhos
Rudy
Oi, Carl
Nossa as ilustrações são maravilhosas, quando vi a primeira foto sabia que lembrava alguns traços de outras revistas.
A trama é fascinante e tem mulheres inteligentes e poderosas. Uma pena não ter a continuação.
Obrigada pela indicação, beijos.
Amo livros de ficção científica e esse parece ser do estilo que eu gosto, ainda mais por ser quadrinhos sendo que lemos mais rápido, e as ilustrações são de arrasar. Amei a premissa e já quero ler para ontem, ótima indicação
Meu deus que capa MARAVILHOSA! Os traços e visual dos personagens também são lindos. Não sou muito de ler HQs, principalmente de ficção científica, mas dá vontade de comprar esse só pra ter na estante, de tão lindo.
Eu voltei a ler HQ’s recentemente, sempre gostei, mas achava que havia ficado como paixão adolescente e me animei na mesma velocidade que me desanimei em saber que não deram continuidade a um projeto tão excelente, que unia duas coisas que gosto muito HQ’s e ficção científica . Eu não me recordo dessa cartase, pelo menos não a princípio, mas os traços me são muito familiares. Infelizmente há uma grande desvalorização dos produtos artísticos nacionais por parte da indústria e dos consumidores e isso acaba por desanimar os artistas, que acabam deixando de lado trabalhos tão maravilhosos e excepcionais como este. Eu gostaria que valorizassem a arte nacional tanto quanto valorizam as que vem de fora, assim não perderíamos tantas coisas boas.
edit.: catarse****
Tem alguns desenhistas brasileiros bem famosos lá fora, um inclusive está indicado ao Eisner deste ano pelo trabalho em Incrível Hulk. Mas a maioria realmente é desconhecida e desvalorizada, só sobrevivem graças a financiamentos coletivos e muito amor pelo que fazem.
A história parece ser bem intrigante. Apesar de ter gostado dos traços do HQ, eu prefiro as coloridas. Não sei porque, mas preto e branco embaralha minha cabeça rsrs. Mesmo assim, se fosse para ler essa HQ eu não iria deixar de ler por isso, a história parece ser bem bacana!
Dependendo do traço, as cores realmente ajudam um pouco a conseguir identificar as figuras. Entendo perfeitamente!
Oi ♡
Que bela trajetória do Marcelo Cassaro! Quando eu crescer quero ser como ele rs
Tenho costume de terminar o livro e voltar para ver as artes com mais tempo também pois sempre acho que não estou apreciando direito.
Beijos.
O visual desse projeto é, realmente, muito lindo. Não acompanho muito o Catarse, logo nunca li sobre esse autor antes, mas o Projeto Ayla me chamou muitíssimo a atenção, com sua premissa muito legal envolvendo alienígenas e rivalidade. É uma pena a HQ estar tanto tempo sem uma continuação e, também, sem notícias de futuro. Único ponto que vai contra a minha leitura.