Em forma de pequenos contos publicados na coluna homônima do New York Times, MODERN LOVE apresenta representações dos mais variados tipos de amor, vividos por pessoas de todos os tipos, idades e orientações sexuais.

Semelhante a obra LOVE IS, livro da ilustradora sul-coreana Puuung, que também resenhamos aqui no Blog, ao invés de tentar conceituar o sentimento, Daniel Jones, que dá vida ao projeto, utiliza dos próprios depoimentos enviados ao jornal para dar voz e forma ao que ele acredita se tratar de amor.

O amor é sobre redenção, perdão e recomeços, mas também é sobre fim, possessão e solidão. Ao longo de 304 páginas, nos apaixonamos, nos sentimos representados e compreendemos o que os personagens vivem e as suas definições de amor

As histórias escolhidas tocam, pois esbarram em problemáticas que todos nós já vivemos ou vamos viver ao menos uma vez. Seja a dificuldade em lidar com o fim, o medo das expectativas ou a busca constante em sermos amados de forma completa, com as nossas qualidades e defeitos, é impossível não se identificar com ao menos um dos depoimentos.

Por se tratar de contos individuais, a ordem de leitura não importa e podemos escolher o nosso próprio ritmo narrativo. Paralelamente, por serem contos curtos, não sofremos com histórias que não nos identificamos. As narrativas são fluídas e dinâmicas, ideais para lermos em uma tarde de domingo.

O único porém que diria é que, embora todos os autores foram citados ao final, mostrando como poderíamos encontrá-los, uma parte minha não está totalmente pronta para não descobrir todas minhas respostas em um só livro. Queria saber mais sobre aqueles personagens que me cativaram, e de como lidaram com suas problemáticas.

Se fosse para escolher um exemplo para vocês entenderem um pouco mais sobre a dinâmica da narrativa, diria que é semelhante a DEIXE A NEVE CAIR, IDAS E VINDAS DO AMOR, entre outros exemplos. Inclusive, a curadoria de contos escolhidos por Daniel Jones, publicado pela editora Rocco, foi adaptado para as telonas pela Amazon Prime para uma série com o mesmo nome. Ainda não assisti à série, mas imagino que se for do mesmo estilo, tem muito potencial

Tive uma das bênçãos mais preciosas que um ser humano pote ter – o amor verdadeiro. Persegui esse amor e o encontrei […]
– Somos tão sortudos.
E éramos. O amor jovem, mesmo para pessoas velhas, pode ser surpreendentemente abundante

Em suma, MODERN LOVE é o típico livro coringa, ideal para quem gosta de drama e romance. É uma leitura fácil e encantadora, recomendo para todos os públicos.


AUTOR: Daniel JONES
TRADUÇÃO: Ana RODRIGUES
EDITORA: Rocco
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 304


COMPRAR: Amazon