Colocar a raiva pra fora, desestressar, odiar o mundo e liberar o ranço. O LIVRINHO DO MAU HUMOR é perfeito para quem cansou de ver o mundo com um filtro cor-de-rosa. Criado para ajudar as pessoas a liberarem o seu pior lado sem dor na consciência, o livro traz uma série de listas a serem completadas com coisas que fazem morrer de raiva, boneco de vodu para projetar aquela pessoa que sempre pisa no seu calo e uma série de outras atividades que ajudam a colocar a fúria para fora. É um espaço para quem engoliu sapo o dia inteiro ter onde cuspir alguns dragões! Afinal, é mais saudável despejar seu ódio em um livro do que no coleguinha.
A finalidade é bem essa da sinopse: desestressar, colocar para fora aquela raiva acumulada. Para viver em sociedade, de forma pacífica, é inevitável “engolir alguns sapos”, fechar os olhos para certas situações, suportar determinadas pessoas, abrir mão de algumas pequenas convicções, fazer concessões. Mas tudo isso, claro, cria um acúmulo de sentimentos de frustração que precisam ser descarregados para não estourarem. É para isso que este livro foi criado, para você descarregar.
O LIVRINHO DO MAU HUMOR é dividido em onze tópicos, todos com tarefas diferentes, criativas e engraçadas. Em “Culpe os outros”, você pode listar o que há de errado com seu namorado, com seus filhos, qual dos seus ex você ainda odeia, como você identifica um idiota no trânsito ou na Internet, listar os conhecidos que devem simplesmente voltar para a escola, devem pensar melhor antes de abrir a boca, escrever a mania mais irritante de seu chefe ou de seu vizinho, e muitas outras coisas.
Logo em seguida, vem “Dê nome aos bois, às mulas, às antas…”, onde você escreve o que há de errado com sua vida e de quem é a culpa. E depois vem “Quem diz o que quer…” para você citar quatro pessoas com que gostaria de desabafar. Também pode escrever bilhetes desagradáveis para o ex-professor que você ainda odeia. Depois, vem “Canalize sua amargura” para você pensar em maneiras de irritar seu parceiro, seus pais, seus colegas, o que rende partes bem engraçadas.
Temos ainda “Todo dia é um dia ruim”, que traz um calendário para marcar os dias da semana em que algo tirou você do sério e o que arruinou seu dia. Nessa parte também podemos escrever sobre as férias do seus pesadelos, o Natal dos infernos. Em “A vida é uma merda na Internet” podemos escrever atualizações de status enfurecedoras, comentários estúpidos deixados em postagens, listar os “instabostas” , os tweets mais cagados, os emojis que mereciam um soco na cara, e onde também podemos escrever e-mails que gostaríamos de enviar, mas que nunca teremos coragem.
“Não esqueça, não perdoe” permite que você escreva do que mais se arrepende, de quem ainda está magoado, listar situações em que pensa em voltar se vingando e dando a volta por cima. “Encontre o mal no mundo” permite escrever sobre o que estraga seu trabalho, o café da manhã, um passeio de carro, um filme, uma festa, e você ainda pode desenhar algo estúpido e sem sentido.
Na parte “Piore o seu vocabulário” é bem estimulante, porque você pode escrever todos os palavrões que conhece, não apenas em português, mas qualquer outra língua. Já “Desenhe para se estressar”, pode dar um rosto a um boneco de vodu, desenhar e pintar roupas vulgares, comidas bem nojentas ou até mesmo uma placa de trânsito para proibir algo que odeia. E a última parte, “Está chovendo ódio”, é uma lista extensa de coisas que você pode não gostar.
Tudo o que escrevi acima, em cada uma das partes do livro, é apenas uma pequena amostra do que você poderá encontrar dentro. Existem muitas, muitas outras listas, tarefas e brincadeiras para fazer. Acredito que se sentirá muito mais leve, calmo, após completar parte das brincadeiras. Pode ir fazendo aos poucos, semanalmente, diariamente, depende da raiva que você passa no dia-a-dia. Eu, por exemplo, preciso de uns dois livros desses toda a vez que entro no Twitter.
Então, aproveite que esta é uma resenha premiada e participe! Quem sabe não ganha um exemplar grátis, o que já ajuda muito a melhorar um dia não tão bom. É só seguir as regras abaixo:
REGRAS
UM: Preencher o formulário de participação, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional que vale cinco pontos a cada dia que voce fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;
DOIS: Deixar um comentário neste post;
TRÊS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o prêmio;
QUATRO: Após 19/02/2020, será feito o sorteio pelo formulário de participação;
CINCO: O prêmio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do prêmio enviado;
SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitação do endereço. Caso não responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;
SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questões não previstas nestas regras.
RESULTADO
Luana Martins (@luhflordemaracuja)
AUTORA: Lotta SONNINEN
TRADUÇÃO: Karina de PINO
EDITORA: Globo Livros
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 112
COMPRAR: Amazon
O tipo de livro que preciso. Bem..rs não vejo o mundo cor de rosa não. Vejo ele bem negro, totalmente negro mesmo.
Sou chata, exigente e um montão de coisa que nem precisa ser comentado.rs
Adorei isso de poder colocar pra fora todos estes sentimentos. Como um diário do meu mal humor diário!
Quero!!!!!!
Beijo
Eu estou louca por esse livro e com certeza irei participar desse sorteio, estou com muito ranço e raiva acumulados aqui e preciso me livrar hahaha
CArl!
Fazia algum tempo que não via mais sobre livros interativos.
Adorei esse, porque pode acabar com o estresse e diminuir a raiva e todos os maus sentimentos que dominam as pessoas enquanto convivem no dia a dia com todo etresse.
cheirinhos
Rudy
Olá! Além de saudável eu diria que é bem mais seguro descontar toda nossa raiva (e frustração) no livro, meu advogado agradece e arrisco dizer (escrever) que até meu gastro agradece também (risos). É aquele tipo de livro que todo mundo deveria ter (em alguns casos, até mais de um hein). Como uma estressada (assumida e diagnosticada) em tratamento, acho que é mais uma maneira de terapia, já tenho até a pessoa certa para desenhar!!!
Olá!
Achei esse livro a minha cara kkkk não só pelo mau humor, mas pela interação que o livro trás.
Se já gostei de Destrua Este Diário que tem uma pegada parecida, imagina esse que posso fazer com raiva!
Participo do sorteio e espero ganhar, senão ficarei muito brava kkkk
Cumpri todas as entradas mas os links do formulario estão quebrados usei os do final da página
Ai, meu Deus, acredita que esqueci de atualizar os links com o novo nome do blog? Novo, mais ou menos, porque vai fazer um ano que mudei. Você foi a primeira pessoa que reclamou!!! Obrigado!!! Estão todos certos agora.
Amei a ideia de um livro para descontar o mau humor, às vezes tudo o que precisamos é canalizar a irritação e no fim, pode até ser divertido.
Adorei o livro e estou mesmo precisando desistressar!
Participado do sorteio com certeza!!
lucia_esantos@hotmail.com
Achei bem divertido! Os capítulos que você menciona, apesar dos títulos que dizem para culpar o outro, não esquecer, não perdoar, no fim das tarefas propostas o leitor deve se sentir leve, pois colocou pra fora tudo o que sentia e assim pode seguir em frente.
Olá!
Nossa, gostei bastante do livro. É mas tipo de autoajuda né.. Realmente quando se tem um momento na vida de estresse precisamos de algo assim para por tudo para fora. Adorei!
Meu blog:
Tempos Literários
Oi, Carl
Fazia um tempinho que não via livros interativos como esse.
Que muitas vezes passamos por cada momento de raiva, stress que não podemos reagir na hora para não falar o que não posso e acabar descontando na pessoa errada.
No meu emprego anterior tenho certeza que ia precisar de uns 3 ou 5 livros desse, em 8 anos tive vários dias terríveis.
Você mencionou o Twitter tem uns certos twittes que é melhor nem ter lido.
Estarei participando, beijos.
Oiii ❤ Adorei o objetivo desse livro, deve ser tão bom desestressar depois de um dia cansativo, achei tão legal que é uma maneira do leitor descontar a raiva.
Eu adoraria ter um livro desses.
Beijos ❤