Em 2017, a escritora e desenhista italiana Barbara Cantini, lançou o primeiro MORTINA, uma série de três livros sobre uma menina zumbi que sonha em brincar com outras crianças. Os outros dois livros foram publicados em 2018 e traduzidos para mais de 21 línguas diferentes, podem ser lidos separadamente e logo estarão traduzidos aqui no Brasil. E se você acompanha lançamentos infantis, já deve ter visto uma outra trilogia famosa da autora, IVY POCKET, que também possui uma arte deslumbrante.

Mortina é uma menina de pele branca, puxando para o cinza-esverdeado, de olhos redondos como uma bola e contornados por olheiras arroxeadas. Ah, e ela também pode arrancar qualquer parte do corpo, como se fosse uma boneca. Só que ela não é uma boneca; ela é uma menina-zumbi.

Ela mora no Palacete Decrépito, com a tia Fafá Lecida (hahahahahaha), e tem como fiel amigo, o Tristão, um cachorro da raça Galgo Albino que ninguém sabe se está vivo ou morto.

O maior desejo de Mortina é brincar com as crianças do vilarejo Logo Ali (bom demais!), mas Tia Fafá Lecida não permite que ela saia da área do palacete, porque tem medo que as pessoas descubram que Mortina é uma menina-zumbi e as expulsem de casa.

A forma de como Mortina faz para conseguir realizar seu sonho é tão deliciosa quanto a os desenhos, cheios de detalhes, de piadas, de cores, de uma fofura que obriga você a ficar olhando e olhando e olhando…

Como todo livro infantil deve ser, MORTINA entrega uma mensagem positiva, de incentivo, de realização, de conquista pelo que se deseja, de aceitação de quem é diferente, de respeito por essa diferença, e por aceitação. Também demonstra como as crianças são livres de preconceitos, se não foram induzidas pelos defeitos dos pais, e como basta uma brincadeira, algo que traga alguma identificação, para que elas se entreguem totalmente.

Um livro infantil que deve ser lido para quem tem filhos, ou para quem ainda tem um pouco de criança na alma, além da possibilidade de se deslumbrar com desenhos incríveis. Acho que já li umas quatro vezes…

Se você quiser conhecer mais da autora e de seus desenhos , visite o site aqui!


AVALIAÇAO:


AUTORA: Barbara CANTINI é ilustradora e autora de livros para crianças e jovens adultos. Ela trabalha principalmente para editores americanos, britânicos e italianos. Para Greenwillow-HarperCollins, ilustrou a trilogia do Ivy Pocket, que foi traduzida para muitos idiomas diferentes e vendida em todo o mundo.
ILUSTRADOR: Barbara CANTINI
TRADUÇAO: Eduardo BRANDÃO
EDITORA: Companhia das Letrinhas
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 56


COMPRAR: Amazon