Um garoto chamado Billy, que apresenta problemas psicológicos, procura Cormoran Strike para pedir ajuda. Ele jura que viu um menino, ou uma menina, ele não tem certeza, ser morto, ou morta, quando criança, anos atrás. Ele também diz que viu o corpo ser enterrado envolto por um cobertor cor de rosa. Apesar de não existir qualquer prova, e mesmo na condição mental de Billy, Strike tem o pressentimento de que ele pode estar sendo sincero. Mas quando começa a interrogar o garoto, ele se apavora, foge e desaparece. Strike e Robin começam então a investigar se a história realmente é verdadeira e, aos poucos, entram em uma rede de intrigas que envolve o Parlamento, ministros, chantagens e assassinato.
No primeiro livro da série, O CHAMADO DO CUCO, Rowling demonstrava alguma insegurança na narrativa policial e nos diálogos dos personagens, mas isso foi desaparecendo gradativamente nos dois livros seguintes, O BICHO-DA-SEDA e VOCAÇÃO PARA O MAL. Agora, em BRANCO LETAL, a autora está totalmente à vontade, em pleno domínio de sua escrita, e isso pode ser notado nos diálogos mais naturais e inteligentes, no comportamento de todos os personagens e até na quantidade destes. Sim, porque este quarto livro tem muitos personagens, e quase todos são suspeitos de alguma relação com o que Billy alega ter visto, além de outros mistérios, que envolvem uma chantagem e a produção de algo que eu não fazia ideia que ainda era feito.
Enquanto investiga Jimmy, o irmão de Billy, Cormoran descobre que ele está chantageando o Ministro Chiswell, por causa de uma dívida em dinheiro, ameaçando revelar algo à imprensa. Chiswell suspeita que uma outra ministra, Della, já tenha conhecimento dessa chantagem, e decide contratar Cormoran para confirmar essa suspeita. Para isso, Chiswell infiltra Robin como sua ajudante no Parlamento e diz que ela é sua afilhada, que está realizando um trabalho temporário. O plano é Robin colocar uma escuta no escritória da ministra Della para, assim, conhecerem o quanto ela sabe da chantagem e do segredo de Chiswell. Em paralelo, Cormoran tenta compreender qual a ligação de Jimmy e Chiswelle com o assassinato que Billy supostamente viu.
Nas mais de 650 páginas de BRANCO LETAL, somos apresentados a diversos personagens dentro do Parlamento, integrantes da família do ministro Chiswell, a roda de convívio da ministra Della, da família de Billy e Jimmy, e vamos descobrindo como todos eles têm alguma ligação entre si. Tudo é apresentado sem pressa, com detalhes, de uma forma tão bem construída, que não se fica perdido em tempo algum. E como Rowling faz isso? Da forma mais simples, ela não apresenta todos de uma vez, mas gradativamente, através do contato de Robin dentro do Parlamento, e através do contato de Cormoran do lado de fora. Assim, seguimos duas frentes de narrativa, onde cada grupo de personagens vai se conectando aos poucos, onde cada uma de suas histórias completa a outra.
Mas a história não se foca apenas nos integrantes do mistério. Pelo contrário. Seguimos a vida pessoal de Cormoran e seu relacionamento com Charlotte, a sua ex-namorada, e de como ela tem alguma psicopatia por manter uma fixação em Cormoran. Isso já vinha sendo sugerido nos livros anteriores, mas aqui, a coisa chega ao ponto de ameaça. Assim, fica mais claro porque ela teve um rompante de raiva no primeiro livro, e também explica o motivo de Cormoran não querer mais nenhum contato com ela.
E finalmente vemos Robin se libertar de Matthew. Ela descobre algo sobre ele que revela sua verdadeira índole, e ao contrário do livro anterior, ela não fica devastada, porque ela já sofreu o que tinha para sofrer, já se decepcionou com ele além do limite, então ela só sente um alívio. É muito bom acompanhar essa nova fase de Robin, sem o peso que Matthew colocava em seus ombros, sempre com acusações, sempre diminuindo sua capacidade e sempre realizando chantagens emocionais. É a etapa final de quando uma mulher consegue reconhecer que estava em um relacionamento abusivo, e a leveza de se sentir fora dele. Mas isso não evita que existam alguns trechos onde ficamos com mais raiva ainda de Matthew, das coisas que ele diz e faz.
Mas não pense que Robin vai correndo para Cormoran, felizmente. Rowling é experiente demais para fazer isso. Eles continuam com a relação de amizade, de um cuidar do outro, de um proteger o outro. E em BRANCO LETAL, eles verdadeiramente trabalham em equipe, realizando a investigação em paralelo, cada um deles em um local, para, no fim, chegarem à conclusão do que realmente está acontecendo entre o ministro, Jimmy e Billy.
Da mesma forma que os outros livros, mas principalmente neste último, a leitura não é para qualquer um. Não espere encontrar nas histórias de Cormoran e Robin a ação e a fantasia de Harry Potter, ou os mistérios intrincados de Agatha Christie, ou mesmo as reviravoltas de gênio de Sherlock Holmes. Em todos os quatro livros, os crimes são totalmente dentro da capacidade de qualquer pessoa desvendar, com exceção deste último, para o leitor fora da Inglaterra, porque exige que se tenha conhecimento das leis britânicas.
As histórias são propositadamente lentas, focadas mais nos relacionamentos dos personagens principais, e entre os personagens que vão aparecendo a cada livro. Esse é o foco da narrativa, e foi isso que me conquistou na série. Rowling pode não ser uma Agatha Christie, mas ela sabe criar personagens únicos e reais. Muitos livros policiais retratam a detetive ou policial mulher como durona, muitas vezes a um ponto que ela se torna antipática, mas Rowling não cede a esse clichê. Robin é inteligente, é sensível, é capaz de desvendar um crime, mas ela é extremamente humana, sofre com as fraquezas das armadilhas de relacionamentos abusivos, ela é alguém que você poderia ter como amiga, como vizinha, totalmente crível.
Da mesma forma é Cormoran, um homem que erra, que é inseguro quanto a seus relacionamentos, que não tem uma inteligência prodigiosa, que sabe reconhecer na companheira de trabalho suas qualidades e suas fraquezas, e a respeita por isso. Essa construção detalhista que conquista o leitor, se ele conseguir compreender o que está lendo. E se conseguir, verá que os livros da série são muito bons, que Cormoran e Robin são espetaculares!
Quanto ao mistério, ele é empurrado até as últimas páginas, e a surpresa não é necessariamente sobre o crime, mas sobre a descoberta, principalmente para quem não é inglês, do que se trata a tal chantagem. É incrível como algumas coisas no mundo ainda existem, coisas que deveriam ter sido abandonadas séculos atrás, mas que algumas sociedades insistem em manter. É algo tão pavoroso, que eu tive que pesquisar para ver se era verdade. Depois que você ler, venha aqui e deixe nos comentários o que achou dessa revelação.
BRANCO LETAL é o volume mais intimista do ponto de vista dos personagens, por isso mesmo, não deve ser lido antes dos outros três livros da série, porque o leitor não terá essa sensação de reconhecimento, não compreenderá a complexidade construída para Cormoran e Robin pela autora e perderá o que o livro tem de melhor, que é imergir o leitor na cumplicidade dos dois. Que venha o próximo!
Ah, este volume já está sendo adaptado para a série britânica, da qual eu escrevi ontem, C.B. STRIKE.
E agora vem a parte que prometi lá na primeira resenha: o sorteio dos quatro livros da série de Cormoran e Robin. Fala sério, tem blog melhor? Claro que não! Então, para você concorrer a um exemplar de O CHAMADO DO CUCO, O BICHO-DA-SEDA, VOCAÇÃO PARA O MAL e BRANCO LETAL, mais uma sacola temática, basta seguir as regras abaixo!
REGRAS
UM: Preencher o formulário de participação, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que voce a fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;
DOIS: Deixar um comentário neste post;
TRĘS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o prêmio;
QUATRO: Após 25/06/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participação;
CINCO: Os prêmios serão enviados em até 30 dias úteis após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos dos prêmios enviados;
SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitação do endereço. Caso não responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;
SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questões não previstas nestas regras.
GANHADOR
Raphael Fonseca (@rafah_gomes18)
AVALIAÇAO:
AUTORA: Robert GALBRAITH é o pseudônimo da escritora J.K. Rowling, autora de Morte súbita, O Chamado do Cuco e da série Harry Potter. A escritora britânica nasceu na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Ela se tornaria célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe renderia sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.
TRADUÇAO: Ryta VINAGRE
EDITORA: Rocco
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 656
COMPRAR: Amazon
Como Eu disse no post anterior estou completamente apaixonada por Robin. Sua evolução não só como profissional mas principalmente como mulher me encantou desde o primeiro livro.
Também curti a evolução de Rowling ou Robert como autora de thrillers policiais.
Preciso seriamente ganhar esses livros, amei a resenha e vejo q a história é incrível, estou louca para ler, então sorte para mim e que vença o mais sortudo. kkkkkk
Quem sabe? Boa sorte!
Li apenas o primeiro livro mas me apaixonei perdidamente pelos personagens. A relação entre o Strike e a Robin é tão verdadeira que dá até emoção de se ler, ansioso para ler os outros !!!
Li apenas o primeiro livro mas me apaixonei perdidamente pelos personagens principais e as relações entre eles. Ansioso para ler os próximos livros !!!
Os seguintes são ainda melhores
Acredito que na última semana, esta saga foi a mais procurada pelo mundo literário. O nome de J.K. é grandioso? Sim! Harry é um fenômeno até hoje, com uma legião enorme de fãs pelo mundo todo.
Mas por tudo que pudemos acompanhar aqui no blog, ela não só construiu o cenário de Harry, mas conseguiu ir por outro totalmente oposto e mesmo assim, se tornar maravilhosa.
Eu particularmente prefiro este gênero aqui..rs crimes, investigações e personagens mais humanos, com fraquezas, medos e sim, realidade me apetecem mais!
Robin e Cormoran formam uma dupla e tanto, mesmo que nada seja assim, tão fora do comum em se tratando de crimes.
Quero muito conferir todos os livros!!!
Beijo
Pelo menos aqui no blog, foi! rss
Li todos os 3 primeiros livros, adoro todos eles me apaixonei pela Robin e pelo Strike desde do Chamado do Cuco, não gosto nem um pouco do final de Vocação Para o Mal, peguei até um rancinho da Robin, pelo fim e espero que Branco Letal mude a minha opinião e faça eu me reaproximar da Robin
O primeiro capítulo é a solução do final de Vocação para o mal. Mas não fique com ranço, ela agiu como alguém que está numa relação de abuso. A pessoa não percebe, e se percebe, muitas vezes não consegue sair. Neste livro, finalmente, ela consegue, então não deixe de ler 😉
Olá! Depois de ler sobre todos os livros, a vontade que fica (além de ter todos) é de arrumar um feriadão na minha semana, para dar conta de começar a leitura (risos), porque férias mesmo só em setembro. Deu para perceber que esse último fecha com chave de ouro e não é para menos, a autora surpreendeu positivamente com essa “nova” faceta e mostrou que não ficou presa no mundo de um certo bruxinho (que eu amo, diga-se de passagem), por isso, estou bem curiosa para conferir tudo.
Espero que consiga conferir, são todos muito bons, mas este último é o melhor na minha opinião.
Li “O bicho-da-seda”. Achei encantador e eu estava sempre torcendo por Robin. Quero ganhar.
Boa sorte!
Quero!
Fantástico, não tive contato algum com as obras aqui citadas, mas pelas resenhas já me apaixonei. Li a saga inteira de HP e alguns outros livros da autora e mesmo sabendo do seu enorme potencial, confesso que ainda tinha um certo receio quando ao gênero policial a qual ela se aventurou (não sei pq, sinceramente, já que HP por mais “fantasioso” que seja, detém um certo ar investigativo inserido nas histórias, fora que as mensagens contidas ali são excenciais), sei lá, talvez eu a personifiquei a fantasia/romance e deixei isso cobrir o real talento do ser.
Bom, assim como todos os livros da autora que eu li até momento ela toca em pontos essenciais da estruturação de uma sociedade, como, o convívio, o amor, a amizade, a escravidão, abusos, preconceito, fanatismo, política e outros, e como pude ver, essa saga não é uma excessão, extraordinário.
Enfim, grato pelas resenhas e por mostrar que um escritor(a) não é exclusivo ou limitado a um gênero (o que possibilitou essa quebra de barreira que eu tinha, esse preconceito) e grato por mostrar quão brilhante ela se saiu nessa nova jornada. Obrigado, resenha ficou incrível!
Obrigado você 😉
Sou muito fã. Empolgada para ler.
Sou muito fã. Empolgada para ler. Espero que seja tão bom quantos os anteriores e pela sua breve resenha, parece que é.
Uau!!! Eu gosto muito dessa série. Essa escrita mais lenta e detalhada é algo que me encanta assim como os personagens. Que venha.
Também gosto desse tipo de escrita!
Quando você citou o sorteio pensei em não participar, mas não imaginei o quanto ficaria curiosa e impactada com as resenhas dos livros… então, participando kkkkk
O que mais me despertou curiosidade nesse quarto livro foi sobre o conhecimento das leis britânicas e o tal motivo dessa chantagem. Senti uma super felicidade por Robin e por esse passo que ela deu na vida.
Fiquei um pouco receosa quanto à quantidade de personagens que vão aparecendo, mas nada que atenção, papel e caneta não resolvam hahahah
É doida de perder esse sorteio????
Li o primeiro e amei o livro, agora fiquei doida para ler os outros
Adoro essa escrita.
Oi, Carl
Quando cheguei ao final da resenha fiquei impactada com a informação PRÓXIMO LIVRO. Quantos livros tem essa série?
Estou bem dividida comecei a ler fantasia por causa de HP e amo um suspense, sei não hein estou pensando que depois de ler as resenhas dos 4 livros estou pensando qual série vou gostar mais.
Nesse livro tem tudo que eu gosto investigação, suspense, muitos personagens, com muitos detalhes e ainda conhecer um pouco das leis britânicas.
Preciso ler essa série, claro que estarei participando do sorteio e torcendo muito, muito para ganhar.
Beijos
É uma série, então não tem número fixo de livros.
Adorei essa resenha ,me parece um livro maravilhoso , quero muito conhecer essa história e talvez me apaixonar também , parabéns pela resenha
Li o primeiro e me apaixonei! Confesso que fiquei ainda mais curiosa pra ler os demais títulos depois de conferir o post!
Oiii ❤ Ainda estou lendo O Chamado do Cuco e estou adorando. A cada página fico mais intrigada pra saber que matou Lula Landry, além de eu estar adorando Strike e Robin trabalhando juntos. Não vejo a hora de acabar esse livro pra começar o próximo ❤
Só melhora nas edições seguintes…
Olá! Faz pouco tempo que terminei o primeiro livro e estou fascinada por Cormoran e Robin e por esse universo que Rowling criou. Amei O Chamado do Cuco e espero ainda esse ano poder ler todos os outros livros da série. Estou com altas expectativas para os próximos livros, principalmente por Branco Letal, já que até agora só ouvi comentários positivos sobre ele.
Beijos! ♡
Olá! Faz pouco tempo que terminei o primeiro livro e estou fascinada por Cormoran e Robin e por esse universo que Rowling criou. Amei O Chamado do Cuco e espero ainda esse ano poder ler todos os outros livros da série. Estou com altas expectativas para os próximos livros, principalmente por Branco Letal, já que até agora só ouvi comentários positivos sobre ele.
Beijos!
Eu consegui ler apenas UM capítulo do primeiro livro (sim, UM!) e ainda tive que devolver porque era emprestado kkkkk e até hoje morro de vontade de ler todos os livros com o detetive Cormoran Strike pois sou fascinada por livros e séries de romance policial (com certeza é meu gênero favorito). Participando e torcendo muiiito <3
Olá!
Mesmo gostando de suspense, nunca li nenhum livro desse autor. pelo menos não de suspense, li somente a série de Harry Potter (eu corro de trilogias, sagas e séries). Por isso deixei de ler muitos livros, mas fiquei mega interessada. As capas antecessoras e as sinopses já me chamavam atenção mas não sabia que teríamos mais livros. Como curto ler na ordem vou correr atrás do prejuízo para conhecer toda a obra e quem sabe eu fique sendo mais uma pessoa a falar bem…
doida pra ler a continuação …amo demais esses livros
Dois! kkkk
enquanto espero ansiosíssima para ler este livro, estou relendo o Vocação para o mal. meu favorito!!!!!!
Oi 🙂
Ainda não comecei a ler essa série, admito que nem tinha vontade, mas depois de ver e ler tanta gente falando desse livro, despertou a minha curiosidade, agora preciso dos livros pra ja!
Então não perca tempo, vá logo comprar para ler 😉
Estou louca por esse livro, estou torcendo muito para ganhar ♥
Boa sorte!
Omgg quero muitooo
Participei da Caçada Branco Letal que a Rocco fez no Instagram mas não ganhei 🙁
FELIX FELICIS ME AJUDE PELAMOR AGORA VAI
Quem sabe? Boa sorte!