Em 2015, aos 27 anos de idade, Caleigh Haber se casou com Bryan Takayama. Ela tem Fibrose Cística, fez o transplante de dois pulmões, que foram rejeitados por seu corpo. Não há nada mais a fazer. O casal resolveu aproveitar o tempo que ainda possuem juntos da melhor forma possível.
Isobel e Alexander Elliott, dois irmãos gêmeos de três anos de idade, não podem brincar juntos. Nem nunca irão poder. Eles possuem Fibrose Cística, e isso aumenta o risco de uma infecção cruzada, ou seja, um pode pegar uma infecção do outro, o que seria fatal para ambos. Eles precisam ficar sempre separados, sem se tocarem, nem sequer podem ficar no mesmo ambiente sem proteção adequada.
Katie Prager, de 26 anos de idade, e Dalton Prager, de 25 anos de idade, se casaram em 2011, após se conhecerem e começarem a namorar através do Facebook. Eles tinham a mesma doença, Fibrose Cística, com o agravante de que Dalton era portador de uma bactéria chamada Burkholderia cepacia, que ataca especificamente os pulmões. Eles foram contra as recomendações médicas sobre não poderem ficar juntos, e Katie contraiu a bactéria de Dalton. Katie e Dalton viveram felizes até 2014, quando a doença comprometeu demais os pulmões dos dois e precisaram ser internados. Katie faleceu em setembro de 2016, e Dalton faleceu poucos dias depois dela.
Fibrose Cística é uma doença genética que afeta principalmente os pulmões e é transmitida pelos pais. É uma herança recessiva, ou seja, embora nenhum dos pais manifeste a doença, um deles, ou os dois, são portadores do gene defeituoso. Não há cura conhecida, e a expectativa de vida é de 20 a 40 anos. A taxa de mortalidade é maior nos jovens de até 25 anos. O transplante de pulmão é uma opção para o prolongamento da vida, mas não é uma cura, e a doença persiste e continua fatal.
Burkholderia cepacia é uma bactéria oportunista, geralmente transmitida por fluídos ou cateteres contaminados, que ataca os pulmões em pacientes hospitalizados, especialmente em pacientes com Fibrose Cística. Ela raramente causa problemas em pessoas saudáveis, mas é fatal para quem tem FC, porque nenhum antibiótico é eficiente para destruir a bactéria nesses pacientes.
Em A CINCO PASSOS DE VOCÊ, Stella e Will, ambos com 17 anos, têm Fibrose Cística, sendo que Will tem o agravante de estar contaminado com a Burkholderia cepacia. Eles se conhecem no hospital e após uma implicância inicial, começam uma amizade, que se transforma em paixão e depois em amor. Eles não podem se tocar e não podem ficar a menos de dois metros de distância um do outro, ou seja, a seis passos. Que, em um momento da história, viram cinco.
Sim, eu sei o que você está pensando, que existem semelhanças com outro livro sobre dois jovens apaixonados que sofrem com uma doença mortal, no caso deles, o câncer: A CULPA É DAS ESTRELAS, de John Green. O tema realmente é semelhante, os personagens são semelhantes, inclusive existe até aquele amigo do casal que também está doente e que é muito fofo. Existem sonhos, desejos irrealizáveis, brigas, uma luta contra algo que não se pode vencer, o desespero, a morte apenas esperando o momento certo. E, por isso, confesso que relutei em ler A CINCO PASSOS DE VOCÊ. Não pelo tema semelhante, mas porque considero o livro de John Green péssimo, mal escrito, manipulativo e oportunista. Sim, realmente não gosto desse livro. Então, eu achei que encontraria os mesmos defeitos na obra de Rachael Lippincott.
Para aumentar minha insegurança, A CINCO PASSOS DE VOCÊ foi escrito por uma pessoa e roteirizado para o cinema por outras duas, ao mesmo tempo, com lançamento quase simultâneo. Inclusive, o filme está atualmente em cartaz. Eu nunca li nenhum livro escrito a partir de um filme que tenha gostado.
Bem, até agora. Felizmente!
Após algo que não vou narrar aqui, os pais de Stella se divorciam, e Stella toma para si a carga de achar que é a única que mantém os pais em pé, vivos. Ela não tem medo de morrer, mas medo de como vão ficar seus pais após sua partida. Por isso, ela é neurótica com seu tratamento, segue todas as recomendações à risca, nunca se distraí ou corre riscos. Ele deseja viver o maior tempo possível, até que consiga que seus pais fiquem mais fortes, quem sabe até se reconciliem.
Stella não tem apenas desejo de viver, ela quer que todos que tenham essa doença, consigam viver o maior tempo possível. Para isso, ela tem um canal no Youtube, onde narra sua luta diária, onde expõe suas dificuldades e opções para se ter uma vida de mais qualidade. Ela é controladora, ela deseja salvar todos os que conseguir.
Will é o oposto de Stella. Depois de contrair a B.cepacia, ele foi removido da fila de transplante de pulmões. Ele sabe que não existem mais chances de um prolongamento de sua vida, então ele aproveita o que lhe resta da melhor forma possível, independentemente dos riscos. Isso até conhecer Stella. Ela vira o motivo para ele viver mais. E isso significa voltar para o tratamento, parar de se arriscar, tomar os remédios nos horários e se manter distante seis passos. É através de Stella e dos vídeos no canal do Youtube, que Will, aos poucos, toma consciência de seu lugar e do que ele fez de errado por toda a vida.
Ao contrário da obra do tio verde, não existe um romance meloso em A CINCO PASSOS DE VOCÊ, cheio de frases prontas, ou momentos construídos apenas para causar uma emoção no leitor, sem qualquer lógica. O que temos é um romance que se torna um motivo para se explicar como é a doença FC, de como ela limita a vida de quem a possui, de como se pode construir uma amizade com responsabilidade, de como se pode apaixonar, mesmo sabendo que nunca se poderá tocar ou chegar perto da pessoa que ama, tudo construído de forma orgânica, sem superficialidades, sem metáforas bobas, e com diálogos que você consegue identificar na conversa de qualquer jovem de 17 anos de idade.
O leitor não acompanha apenas a luta de Stella e Will contra a doença, mas como eles podem reconstruir as famílias destruídas pela iminência da morte dos dois. Os pais de Stella, a mãe de Will, duas histórias que correm em paralelo e demonstram como a insegurança, o remorso, o medo, podem ser algo que destrói mais do que a própria doença. E como isso pode ser consertado. Basta o reconhecimento de falhas, de faltas cometidas sem se pensar, a aceitação de que não somos responsáveis por tudo.
Embora Stella e Will tenham as mesmas doenças, e Will o acréscimo da mesma bactéria, de Katie e Dalton Prager, o casal da vida real, não é a mesma história. A CINCO PASSOS DE VOCÊ não é baseado na vida deles. Então, não se preocupe, você não sabe o final desta história. E não, o final não é sequer parecido com o de A CULPA É DAS ESTRELAS, pode tirar esse medo do peito. Aliás, acredite, o final é muito lindo e deixará você com um sorriso no rosto.
A CINCO PASSOS DE VOCÊ é um romance sensível sobre como um casal adolescente consegue se relacionar ao mesmo tempo em que enfrenta uma doença fatal, mas tudo de forma responsável e respeitosa para quem tem essa mesma doença. Situações, diálogos, dramas bastante reais, sem aquela sensação de que você está sendo manipulado para chorar. Depois do medo inicial de me decepcionar, fechei o livro feliz por ter lido. Uma grata surpresa, que apaga a má experiência de outros romances do gênero.
Um livro tão bom, claro que queremos que mais e mais pessoas leiam, da mesma forma que Stella queria que mais pessoas soubessem como viver com qualidade, mesmo com uma doença como a FC. Então, o blog vai sortear um exemplar de A CINCO PASSOS DE VOCÊ, basta seguir as regras abaixo!
REGRAS
UM: Preencher o formulário de participaçăo, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que vocę a fizer. Quantos mais pontos vocę somar, mais chances tem de ser sorteado;
DOIS: Deixar um comentário neste post;
TRĘS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o pręmio;
QUATRO: Após 20/04/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participaçăo;
CINCO: O pręmio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog năo se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do pręmio enviado;
SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitaçăo do endereço. Caso năo responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;
SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questőes năo previstas nestas regras.
GANHADORA
Luana Martins (@luhflordemaracuja)
AVALIAÇĂO:
AUTORES: Rachael LIPPINCOTT é formada em Escrita pela Universidade de Pittsburgh e vive na Pensilvânia, onde divide seu tempo entre escrever e cuidar de um food truck com sua namorada. A Cinco Passos de Você é seu primeiro romance. Mikki DAUGHTRY é roteirista e mora em Los Angeles. Ela é formada em Artes Cênicas e colaborou tanto no manuscrito quanto no roteiro do filme de A Cinco Passos de Você. Tobias IACONIS nasceu na Alemanha e mora em Los Angeles com sua mulher e seu filho. Ele estudou Literatura e trabalha como roteirista. Assim como Mikki, colaborou no manuscrito e no roteiro de A Cinco Passos de Você.
TRADUÇĂO: Amanda MOURA
EDITORA: GloboAlt
PUBLICAÇĂO: 2019
PÁGINAS: 288
COMPRAR: Amazon
Um sick lit com uma história emocionante, real, linda e tocante! E a mensagem que transmite é aproveitar cada dia!
Foi essa minha percepção do livro através da resenha.
Realmente devemos aproveitar todos os dias, como se fosse o último!
Participando obviamente!! Amo sick lit e estou atrás desse livro desde o trailer do filme divulgado. Uma coisa que me deixou com um pé atrás é que foi adaptado do roteiro do filme, e o número de autores (eu sou meio desconfiada de livro com vários autores), mas até agora só ouvi maravilhas sobre ele. Aaaaaa, Cristo, a esperança é a última que morre ♡♡♡♡
Eu também estive relutante por causa do A Culpa é das Estrelas, após uma releitura, desgostei dele e não queria passar por uma cópia.
Confesso que estou aliviada depois de ler sua resenha rs Esse livro me deixou encantada desde a primeira vez que o vi e agora mais ainda pretendo tentar lê-lo.
Senti a mesma coisa kkkk
Assisti ao filme hoje, achei muito lindo!!
Eu ainda não assisti…droga!
Na verdade,acho que não houve uma adaptação, mas os dois foram escritos ao mesmo tempo.
Quero muito conhecer essa história, ainda mais que tem o filme também. A princípio achei que fosse semelhante a culpa é das estrelas, mas que bom que não é. Todas as doenças são difíceis de se lidar, mas essa de ficar longe um do outro deve ser bem difícil!!Já torço pelos personagens!!
Também torci pelo tempo todo 😉
Olá! Olha confesso que fiquei com os olhos marejados só lendo a resenha, imagina lendo o livro (lencinhos serão necessários), sou daquelas que se derrama em lágrimas durante a leitura sim, e nem ligo para onde estou, já chorei no ônibus, no trabalho, na fila do banco, a lista é grande, mas voltando a resenha, a principio achei que a história fosse mais do mesmo de A culpa é das estrelas, afinal até filme temos, mas depois da resenha deu para perceber que a história é bem mais que um romance, é uma grande lição de vida e não só para quem tem a doença.
Felizmente não é mais do mesmo!
As vezes acho que estou tão endurecida pela vida, que quando leio historias assim eu absorvo a historia mas não consigo me emocionar ou chorar.
Vou assistir ao filme, quem sabe posso dar uma chance a leitura tbm, mas sempre tenho problemas com livros assim…
Isso acontece, mas o que importa não é se emocionar, mas assimilar a história e aprender alguma coisa nova.
Carl!
Embora tenha me emocionado com A culpa é das estrelas, achei que faltou uma explanação melhor sobre a doença e os tratamentos, o que torna esse livro muito mais interessante, porque a protagonista consegue mostrar tudo isso e ainda sem se vitimizar, sem se a coitadinha e o romance não ser ‘meloso’ como diz (embora gosto de romances melosos…kkkk).
Bem curiosa em poder ler.
Participo e sairá divulgação no blog.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Sim, esse foi um dos pontos que me incomodou em A culpa é das estrelas. Felizmente, neste, não é assim.
Olá Carl, tudo bem?
Apesar de você ter falado que são histórias diferentes, eu não consigo deixar de conectar A Cinco Passos de Você com A Culpa é das Estrelas. Acho que por toda essa situação de doença e tals.
Essa doença FC é muito infeliz, e eu sinto muito pelas pessoas que tem que passar por isso, imagina só não poder ter contato nem com quem se ama?
Darei uma chance ao livro, e espero não chorar muito.
Deixar de conectar, realmente não tem como. Mas são histórias diferentes, mesmo assim.
Tipo assim, tenho nada contra A Culpa é das Estrelas, mas também não muita coisa a favor. Sei lá, ficou apenas o drama e o nome da doença. Nada além disso. Faltou aprofundamento e isso talvez tenha sido o maior incômodo, ao menos para mim!
Por isso, quando vi o lançamento do filme/livro deste livro acima, fiquei meio assim…será que iriam fazer isso novamente? Jogar uma doença e simplesmente não a explicar? Não escreverem ao menos um pouco sobre ela?
Mas pelo que li acima, tudo é bem explicado, escrito e sentido. Não focando apenas no romance(que deve ser lindo),mas também trazendo os medos não só dos afetados pela doença, mas também das famílias que sabem que irão perder seus grandes amores.
Com certeza, lerei e verei!!!
Beijo
Ouvi falar muito bem do filme, então acho que o livro deve ser muito bom também!
Achei interessante lançarem o livro/filme sobre essa doença, pois assim temos mais conhecimento sobre a mesma e isso ajuda a combater preconceitos e tals.
Vou ver se consigo ler o livro e assistir ao filme!
Adorei a sua resenha 🙂
Obrigado! Visite o blog sempre 😉
Olá! Essa é primeira resenha que leio desse livro e agora fiquei ainda mais interessada em conferi essa história que parece ser bem emocionante, curto muito um sick lit.
Bjs
Que bom, espero que goste!
Que resenha linda, Carl!!
Fiquei encantada e emocionada com o enredo desse livro.
Eu também achei que fosse só mais uma história parecida com a Culpa É Das Estrelas, e feliz por ter me enganado rsrsrs
Uma história de amizade e amor, onde a família é importante para os protagonistas.
Amo livros que me fazem ficar encantada logo com a resenha. Fico imaginando como será a leitura rsrs
Estou participando do sorteio e quero muito ganhar.
Bjos
Boa sorte pra você 😉
Oi, Carl
Li A Culpa É Das Estrelas faz muitos anos e na época gostei e foi minha única experiência com o tio verde. Preciso reler e ver se vou ter a mesma opinião.
Vi muitas pessoas comentando sobre o livro e o filme que foram lançados ao mesmo tempo, mas sua resenha me trouxe mais detalhes que adorei saber.
Adorei o enredo que não gira em torno do romance e sim na vida regrada das pessoas que tem a doença com seus medos e vontade de viver.
Quero muito poder ler e assistir ao filme ainda mais que fiquei curiosa sobre final do livro.
Beijos
Espero que veja e leia 😉
Assisti o filme e realmente é uma obra especial, acho que os dois conseguiram transmitir o verdadeiro significado do amor sem as frases prontas como você citou, além de nos apresentar as dificuldades de quem tem a doença. Ansiosa para ver essa história através do livro!
Vai se emocionar ainda mais 😉
Eu não curti muito A Culpa é das Estrelas, tanto que não quis assistir o filme. Com relação a esse livro, pensei ser mais do mesmo e estava sem vontade nenhuma de ler, até agora.. Bom saber que é diferente e que apesar do mesmo tema é totalmente o oposto. Vou dar uma chance ao livro assim que puder lê-lo.
Também não curti A Culpa é das Estrelas. Um dia ainda faço resenha dele…
Eu assisti esse filme e chorei tanto, queria ter lido o livro antes mas não deu. Já estou morrendo de vontade de ler o livro, sem contar que os livros são sempre bem mais detalhados que os filmes. Já estou comente que vou ler e chorar tudo de novo, haja uns lencinhos e chocolate.
Confesso que ainda não li o livro, só vi o filme, apesar que queria ter lido o livro antes, porém não deu. Fico imaginando, se já chorei muito vendo o filme, vou chorar tudo novamente lendo. Amo a mensagem que ele passa, da importância do toque, antes eu nunca tinha parado para pensar nisso.
Como não li A culpa é das Estrelas, não tenho muito o que dizer. Mas assisti a adaptação e chorei horrores! Realmente a impressão que passa é que são historias iguais, mas não vejo problema nisso. Acho que o que vale é como cada historia é contada! Nunca tinha ouvido falar dessa doença… Prevejo muitas lagrimas! rs
Parecem, mas não são iguais. Veja, vai gostar 😉
Esse parece ser um daqueles livros que emocionam muito os leitores!! O livro está muito bem comentado! Gostaria de ler!!
Quem sabe ganha? 😉
Eu ganhei o livro, A Culpa é das Estrelas, do meu namorado, na época em que o filme estava para estrear. Sofri muito com a história, demorei pra conseguir terminar, mas perseverei até o fim. Preferi não ver o filme.
O plot desse livro me lembrou um pouco a história, mas um pouco diferente. O trailer do filme me deixou com vontade de conferir o livro. Penso que posso sobreviver, já que de vez em quando encaro esses livros “sofrência”, até pra sair da zona de conforto.
O final deste é bem melhor, dentro do possível…