O leitor vive mais de uma vida dentro das páginas de um livro, somos jogados em universos novos e extraordinários. Acompanhamos relatos incríveis, histórias de vidas, tramas animadas, tristes e emocionantes. Mas nem sempre uma leitura consegue prender tão bem o leitor, o problema sou eu ou é o livro? Devo continuar ou abandonar? Vamos conversar!
Deixar uma leitura de lado nem sempre é uma decisão tão fácil de se tomar. Pensamos no tempo perdido lendo o que já foi vencido e também na nossa curiosidade em saber o que vai acontecer no final. Porém, mesmo que uma leitura tenha um tema interessante, nem sempre ela consegue nos cativar, e isso acontece por vários motivos: o primeiro pode ter a ver com a escrita, tem autor que dificulta muito a narrativa, deixando a trama inchada de propósito ou simplesmente não conseguindo transformar sua ideia em algo divertido/interessante; outro caso é do livro com sinopse maravilhosa que acaba se revelando nem tão interessante assim; e por último, temos também os livros ruins que são carregados por personagens mal estruturados, tramas rasas e desfechos patéticos.
Outro fator importante nesse panorama é o leitor. É importante saber qual sua vontade atual e seu estado de espírito, por que isso define qual tipo de livro devera ser lido no momento. Uma aventura? Um romance? Um drama? A nossa saúde mental interfere muito se vamos conseguir mergulhar na leitura ou não. Se leu um livro pesado, tente pegar algo mais leve. Se sua saúde mental não estiver nos melhores dias, procure leituras que não acionem gatilhos. Se estiver se sentindo bem, aposte em leituras mais complexas e desafiadoras. Se está com mais tempo, aposte em livros com grande riqueza de detalhes. Se está na correria do dia-a-dia, procure livros medianos ou com boa divisão de capítulos que facilitem uma leitura fragmentada e rápida. Não tente se forçar em grandes desafios quando você sente que não está pronto, a leitura sempre tem que ser um prazer, quando se torna algo forçado, acaba perdendo o brilho.
Abandonar uma leitura, às vezes, dá uma alívio. A sensação de ficar preso é desagradável e faz você perder seu tempo. Horrível quando, só de olhar para o livro, já nos sentimos desanimados. Não se sinta culpado ou derrotado quando você não conseguir finalizar algum livro. Lembre-se que você poderia estar agora mergulhado numa trama sensacional que combina muito mais com seu atual estado de espírito e momento. Existe uma infinidade de livros e tramas diferentes, tem para todos os gostos e, com certeza, existe uma para você, às vezes a gente só demora a achar.
Pesquise bastante, leia resenhas e vejas vídeos no Youtube sobre livros que gostaria de ler, e não fique triste caso você inicie a leitura e veja que não está indo bem. Tem livros que demoram a “esquentar” e talvez só não combine com você neste momento, mas ele sempre vai estar te esperando quando você estiver pronto. Procure bastante, pegue nos livros e abandone mesmo quando não se sentir à vontade, o importante é sempre tentar. Claro que cada caso é um caso e aqui não estou apresentando uma fórmula perfeita, a proposta aqui é acabar com o sentimento de derrota que pode ficar no leitor ao abandonar uma leitura. O problema pode não ser com você, pode também não ser com o livro, apenas ele não é para você neste momento e é importante sempre se lembrar disso. A leitura expande as pessoas e muda vidas, merece estar nas mãos de todos.
Realmente é muito dificil abandonar um livro. Em minhas experiências, fico lendo página após página, deixo o livro de lado, pego o celular, olho pro ambiente, faço tudo até a leitura se tornar tão chata que largo tudo, isso é uma rotina com todos os livros que costumo abandonar. Pensamos como um fracasso, mas pode ser visto apenas como um livro que funcionaria melhor para outra pessoa. Há muitos fatores psicológicos envolvidos nesse processo. Adorei o texto!
Com certeza, vai muito além sobre o livro estar chato ou não, mas o importante é tentar mesmo e se você não conseguir finalizar a leitura, você pelo menos tentou. E se fracassar não é o fim do mundo. Obrigado pelo comentário 🙂
Nossa, muito difícil. No skoob, quando cai sua média de leitura anual por causa de 1 livro que você abandona após 250 páginas… Nossa… Difícil. Mas eu abandono mesmo. Mas não antes de pegar uma boa birra. E antes de abandonar total, leio o último capítulo do livro ou as últimas 15 páginas ou vou pulando de 10 em 10 pra ver o fim. Mas em geral eu abandono sem grandes culpas. Porque penso: bom, eu me esforcei demais (por isso importante ler até pegar birra, pra não arrepender depois), fiz o meu melhor, mas não rolou e agora vou trocar essa porcaria no skoob ou no 1o sebo que me aparecer por algo que eu vou gostar de verdade kkkkk
Hahahah isso sim é uma pessoa bem resolvida com sua leitura, é isso mesmo, se não rolou finalizar a bomba, troque ela, venda ou doe, não é o fim do mundo deixar uma leitura de lado. Só deve dar raiva quando gastamos o nosso dinheiro atoa kkk mas acontece, ninguém ta a salvo de se deparar com uma bomba de livro.
Dificilmente abandono uma leitura, por mais ruim que ela esteja. Não, não condeno de modo algum quem faça isso sem cerimônia, mas eu acredito em algo que procuro nunca mudar: Tudo que lemos,mesmo que fora do nosso gosto, nos traz algo, nem que seja reclamação no final.rs
Até com filmes sou assim e nem vou mudar!
Na minha vida de leitora, só abandonei um livro(pelo menos que me lembro)
Mas acredito que também cada um é cada um e isso de abandonar ou não, é muito pessoal!
Show de post!!!!
Beijo
Eu também dificilmente abandono uma leitura, ano passado só lembro de abandonar uns dois livros. Na maioria das vezes eu me forço mesmo não gostando do livro, mas o problema de forçar uma leitura que não ta rolando é que depois de finalizar eu fico numa ressaca pesada, não querendo ler nada, uma droga kk
A primeira coisa que eu faço quando pego um livro é ver o total de páginas, justamente para eu ter os marcos a cada 10%. Eu abandono um livro quando chego aos seus 25% e não me agrada. Tenho família, amigos, outros hobbys (série, filme), trabalho, enfim não desperdiço o meu tempo me maltratando, gosto de aproveitar a vida com coisas boas, não sou masoquista 🙂
Queria ter essa consciência também kkk sei que não deveria, mas as vezes me forço num livro que claramente não está me agradando.
Oi, Rafael
Adorei o post e concordo com você, ler depende muito do nosso estado de espirito.
Quase não abandono livro, o único que abandonei foi A Menina Que Roubava Livros tentei ler 4 vezes, na última tentativa que consegui ler e compreender e não me arrependo foi uma das minhas melhores leituras do ano passado.
Beijos
Realmente não precisamos ter medo de largar, sempre podemos voltar para a leitura depois. A menina que roubava livros é meio intimidador no inicio mesmo, mas depois que conseguimos engatar a leitura, o resultado é sensacional!