Muitas vezes, quando um autor cria o personagem principal, decide adicionar um coadjuvante que sirva de apoio, de ponte, para esse principal. Só que pode acontecer desse segundo personagem se tornar tão interessante ou tão marcante, que acaba suplantando quem deveria ter a maior atenção. Então, resolvi fazer minha listinha dos livros em que isso aconteceu. Vamos conhecer?
HERMIONE: A verdadeira heroína de HARRY POTTER, sem dúvidas, é HERMIONE. Ela não só era melhor aluna, como foi responsável por salvar Harry e Rony várias vezes. Sempre com algum plano de contingência, ela usava os feitiços melhor e de forma mais eficiente do que qualquer um. Ela é a mais corajosa entre o trio, e foi a única que fez o que todos tinham vontade: dar um soco em Malfoy. Mas não só isso, sua representatividade e importância em todos os livros, se sobressaiu mais do que a de Harry. Aliás, não só nos livros, nos filmes, a atriz Emma Watson também tinha mais presença em tela do que Daniel Radcliffe. Muitos torceram o nariz por seu namoro com Rony, eu mesmo torço, mas foi a forma que a autora encontrou de não tornar o romance óbvio de mais. O resultado ficou legal? Natural? Não, não ficou, mas ela é Hermione, escolhe quem ela quiser, certo?
ANNA: O personagem principal de ANNA VESTIDA DE SANGUE, é o Cas, um jovem caçador de fantasmas e de monstros. Ele é excelente, engraçado, só se mete em confusões, e é competente no que faz. Mas apesar de tudo isso, ele não conseguiu superar ANNA. Sempre que ela aparecia, enigmática, poderosa, dócil na mesma proporção em que se tornava terrível, sugava toda a atenção para ela. A personagem foi muito bem construída, com um magnetismo que deixava o leitor ansioso para sua próxima aparição. O confronto no fim do livro é emocionante e demonstra o quanto Anna é incrível.
SAM: Acho difícil não concordar que o verdadeiro herói de O SENHOR DOS ANÉIS, é o SAM. Apesar de secundário, sem ele, Frodo jamais teria chegado em Mordor e jogado o Um Anel no vulcão Orodruim. Aliás, sem Sam, Frodo nem estaria vivo. E se estivesse, seria o novo portador do Um Anel e teria se tornado o vilão. Sam não foi forte apenas por ele, foi forte por todos.
SMEAGOL/GOLLUM: Uma obra como O SENHOR DOS ANÉIS não poderia ter apenas um destaque. Da mesma forma que Sam, o verdadeiro vilão não é Sauron, mas, sim, Smeagol, ou Gollum. Vamos convir que Sauron nunca chegou perto de conseguir se apoderar do Um Anel. E nem sequer criou obstáculos para que Frodo e Sam conseguissem chegar a Orodruim. Como vilão, ele é até bem incompetente. Entretanto, Gollum sempre esteve próximo de conseguir seu precioso, foi responsável pela armadilha de Laracna, aquela aranha gigante nojenta, o que quase encerrou a jornada dos dois hobbits. Além disso, ele foi responsável por quase todos os obstáculos enfrentados. Sua esquizofrenia e paranóia renderam os momentos mais tensos e bem construídos desde o momento em que ele aparece pela primeira vez. Um personagem inesquecível, triste, atormentado.
ALICE: Thomas e Gregory, aprendiz e mestre, respectivamente, são os personagens centrais da série de livros AS AVENTURAS DO CAÇA-FEITIÇOS, mas quem brilha sempre que aparece, é a pequena ALICE. Ela é uma bruxa jovem, por quem Thomas nutre algo mais do que afeição, e recebe o mesmo em troca, mas que é mantida à distância pelo caça-feitiços, porque Gregory sabe o quanto ela pode se tornar mortal quando ficar mais velha. Essa dualidade da personagem, entre o bem e mal, e suas tiradas sarcásticas em direção ao Gregory, são sempre excelentes. Sua presença é tão forte, que o leitor anseia por participações maiores.
HUCKLEBERRY FINN: Um dos personagens mais importantes da literatura america, sem dúvidas, é Tom Sawyer. Criado por Mark Twain, ele é uma das construções mais memoráveis da literatura. Por isso mesmo, é ainda mais incrível que HUCKLEBERRY FINN, o amigo de Tom, tenha tido a proeza de suplantá-lo em importância. Huck aparece pela primeira vez em AS AVENTURAS DE TOM SAWYER. Alguns anos depois, ganha seu próprio livro, AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN, e torna-se o livro adolescente mais importante das américas. Ao contrário do livro de Tom, onde as situações eram, na maioria, centradas em suas traquinagens, o livro de Huck se concentra em um passeio pelo Mississipi, criando um tom de sarcasmo e denúncia à sociedade da época, principalmente ao racismo.
HESTER: No livro MORTAL ENGINES, que tem suas continuações renomeadas para MÁQUINAS INFERNAIS, o mundo sobreviveu a um apocalipse, onde os terrenos ficaram instáveis, transformando as cidades em veículos gigantescos que podem se locomover de um ponto para outro. Para sobreviverem, as cidades maiores engolem as menores e confiscam todos os seus bens e mãos-de-obra. Tom é o personagem principal, mas ele é totalmente ofuscado por HESTER, uma garota com cicatrizes no rosto que planeja uma vingança contra as pessoas que mataram sua família. A partir do ponto em que ela aparece pela primeira vez, passa a ser o centro da trama. Este ano chega aos cinemas a adaptação do primeiro livro.
HIT-GIRL: A HQ, KICK-ASS, é uma das HQs mais conhecidas do mundo. A história de Dave, que sem qualquer poder, habilidades de defesa ou ataque, ou mesmo uma inteligência mais elevada, se transforma em um super-herói em um mundo onde não existem super-heróis. O personagem é excelente, mas não tão memorável quanto sua sidekick, HIT-GIRL, a garotinha de dez anos de idade, que dá um novo significado à palavra violência. Ao contrário de Dave, ela é praticamente invencível na luta e sabe usar com destreza várias armas. Da mesma forma que nas HQs, no cinema, a personagem, interpretada por Chloe Moretz, com apenas doze anos de idade, também rouba todas as cenas em que aparece e foi a grande revelação do ano.
LAURELINE: Uma das HQs francesas de maior sucesso de sempre, é VALERIAN. As aventuras de Valerian, e os elementos dessas aventuras, foram responsáveis por influenciar inúmeras outras obras posteriores. Embora Valerian, um agente que lida com ameaças temporais, seja o personagem principal, LAURELINE, uma garota que ele conhece em uma de suas missões e que se junta a ele nas seguintes, passou a chamar toda a atenção. Seu posicionamento independente, seguro, atrevido, junto com sua indiferença quanto ao charme de Valerian, fizeram com que ela logo passasse a ter seu nome no título da HQ, passando a se chamar VALERIAN E LAURELINE. Esse destaque acontece também na adaptação para o cinema, quando Cara Delevingne, praticamente rouba as cenas em que aparece.
TIFFANY: Um dos livros mais queridos para mim, é O LADO BOM DA VIDA. A história de como Pat, um homem com problemas emocionais e psicológicos, consegue vencer esses problemas e se readaptar à vida, é sensível e emocionante. Entretanto, nessa jornada, ele conhece TIFFANY, uma viúva cunhada do melhor amigo, que também passa por sérios problemas e que se comporta de forma totalmente imprevisível, a ponto de se tornar tão interessante e apaixonante, que rouba toda a atenção para ela. A adaptação para o cinema, com Jennifer Lawrence como Tiffany, faz o mesmo, e é impossível não fixar toda a atenção em sua personagem, tanto que lhe rendeu um Oscar.
E vocês? Quais personagens acham que superam os principais e não estão nesta lista? Deixem nos comentários 😉
Pura verdade rsrs os coadjuvantes desses livros, realmente roubaram a cena nas histórias.
Show de postagem!!!
Mas confesso que estou aqui tentando puxar a memória para algum personagem(sim, eles existem) que tenham roubado a cena ou o livro todo e não me vem nada na cabeça.
Mas vou continuar pensando e volto1rs
Mas foi muito bom “rever” Tom Sawyer!!!
Beijo
Carl!
Que vergonha…Dos personagens que vc citou eu só conheço de Harry Potter e Senhor dos Anéis rsrs
Tô precisando me atualizar viu…
Bjs!
Oi, Carl!!
Adoro os personagens coadjuvantes dos livros quando eles roubam a cena, gosto muito da Hermione nos livros da série Harry Potter e também da personagem da Anna no livro Anna vestida de sangue.
Bjoss