Larissa sempre teve olhos apenas para Chase Harding. Alto, forte, fofo, estrela do time de futebol americano da escola, ele finalmente começou a prestar atenção nela, o que é basicamente o sonho da vida de Lara, como ela é conhecida.
Mas o momento não poderia ser mais inoportuno, porque agora ela não consegue tirar da cabeça os dias de verão um tanto quanto confusos, românticos e estranhamente perfeitos que viveu com uma garota chamada Jasmine. As coisas ficam ainda mais esquisitas, quando Lara descobre que Jasmine se transferiu para sua escola e percebe que a garota parece disposta a esquecer tudo o que aconteceu entre elas.
Lara tem tudo o que sempre quis: um grupo de amigas incríveis, um trabalho relativamente legal e Chase, o cara dos seus sonhos. Mas, agora que finalmente conquistou o garoto, por que não consegue parar de pensar em Jasmine?
Eu preciso começar pelo título COOL FOR THE SUMMER: UM VERÃO INESQUECÍVEL. Em um primeiro momento, não entendi o motivo de não terem traduzido, e menos ainda de terem adicionado um subtítulo dispensável. O subtítulo realmente é dispensável, mas a não tradução se deve a fazer referência à música de mesmo nome de Demi Lovato. Você pode ouvir e assistir ao clipe musical aqui. A letra dessa música representa toda a confusão que Lara enfrenta para se descobrir e aceitar. Por conta disso, tenho certeza que a história e a música irão criar identificação com muitos adolescentes.
A narrativa é alternada entre passado e presente. Ou seja, o que aconteceu entre Lara e Jasmine no tal verão, que se passa numa região paradisíaca chamada Outer Banks, na Carolina do Norte, Estados Unidos (tem uma série na Netflix com o mesmo nome e que vale a pena assistir), e sua confusão entre o que sente por Jasmine e o que não sente mais por Chase. É uma história que explora a amizade, o amor e a sexualidade.
Pode parecer que existe um triângulo amoroso, entre Lara e Jasmine, e Lara e Chase. Mas fica muito óbvio, desde o início, que Lara é bissexual e que ama Jasmine, só precisa descobrir e aceitar isso. Então o tal triângulo, que odeio em qualquer romance, não tem profundidade e não incomoda.
Apesar da importância do livro em apresentar uma personagem adolescente que inicia um caminho de descoberta de gêneros, algumas coisas são mal construídas e apresentadas. Em específico uma pequena parte, um diálogo, que faz referência negativa a uma personagem não-binária. Ficou estranho, fora do contexto, e em um rumo contrário à proposta do livro. Não sei se foi um problema de escrita da autora, se foi da tradução e adaptação. De qualquer forma, fica evidente o deslize no preparo de uma leitura sensível, de um trecho que pode afetar pejorativamente o público a que o livro se destina.
De qualquer forma, COOL FOR THE SUMMER: UM VERÃO INESQUECÍVEL é uma história sobre autodescobertas e novos amores. É uma reflexão sobre as coisas que queremos e aquilo de que precisamos. Mais que tudo, é sobre as pessoas que nos encorajam a ser quem somos. É uma leitura divertida, que deve ser realizada com atenção, responsabilidade, e compreensão das partes que fogem da proposta.
AUTORA: Dahlia Adler
TRADUÇÃO: Laura Pohl
EDITORA: Alt
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 288
COMPRAR: Amazon