Ana Cristina tem o passamento de tratar de seu jardim e suas plantas. Como muitas pessoas, ela conversa com as plantas, uma forma de terapia até bastante recomendada pelos psicólogos, desde que a pessoa não comece a deixar sua mente criar situações fora da realidade. Só que um dia, as plantas começam a responder, a conversar com Ana Cristina, e ela pensa que está ficando louca.
Logo ela cria planos para conseguir filmar as conversas, para espalhar a incrível descoberta no mundo. Nisso, ela é inserida numa trama que as plantas planejaram, que leva Ana a ser abduzida por um maracujá e ser transformada em um beija-flor, tudo em aventuras que beiram a bizarrice de tão inusitadas.
Ana Cristina é a autora de FLORES FALASTRONAS, sob o pseudônimo de Índigo, uma história de auto ficção, quando o personagem principal é a própria autora. Nessa fábula, como em outras escritas por Índigo, ela conversa com plantas e animais, se transforma neles, e interage de uma forma única, com uma ingenuidade e simplicidade que conquista qualquer criança, ou mesmo adulto.
Obviamente, eu sabia que FLORES FALASTRONAS era uma história infantil, mas me surpreendi com diversas passagens que chegam a ser assustadoras. Não daquele jeito de livros de terror, mas por despertar uma aflição genuína com relação à segurança e ao destino de Ana Cristina.
Por exemplo, quando ela é presa pelo pé de maracujá, amarrada e imobilizada, e sofre uma pequena lavagem cerebral, toda a descrição da cena, bem como os pensamentos de Ana sobre ter seus ossos esmagados, são aterrorizantes. Tudo bem que o texto usa uma linguagem fantasiosa e bastante simples, mas fico imaginando os pequenos leitores sonhando com maracujás assassinos hahahaha!
Aliás, fantasia e situações inusitadas não faltam em FLORES FALASTRONAS. Os capítulos curtos são recheados dessas situações, numa velocidade que tira o fôlego. Acredito que a intenção seja exatamente não deixar o pequeno leitor perder o interesse. E acredito que o objetivo é alcançado, porque eu mesmo só consegui parar de ler, quando terminei a última página.
FLORES FALASTRONAS é uma leitura estranha, mas recompensadora. É daqueles livros que merece ser lido para as crianças quando elas pedem por emoção ou por aventuras estranhas, cheias de surpresas. Só cuidado quando for falar com as plantas, não se assuste se elas responderem. E mais cuidado ainda com os pés de maracujás. Ah, e se um beija-flor aparecer segurando uma câmera, não se surpreenda, ele só deseja entrevistar você. Leia FLORES FALASTRONAS que você entenderá 😉
AUTORA: Índigo
ILUSTRADOR: Laurent Cardon
EDITORA: Globo Livros
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 128
COMPRAR: Amazon