HOLY AVENGER foi uma série de quadrinhos lançada no final dos anos de 1999, com roteiros de Marcelo Cassaro e desenhos de Érica Awano. Até 2003 foram publicadas 42 edições, os personagens nasceram do RPG Tormenta, uma das produções nacionais de maior sucesso de sempre, e criaram um caminho próprio. A série foi campeã por duas vezes do HQ Mix, o maior prêmio nacional de quadrinhos, e conseguiu o sexto lugar na primeira edição do Prêmio Internacional de Mangá, realizado no Japão. Após o fim da série, as revistas foram compiladas em 6 encadernados, e o primeiro deles tem resenha aqui.

No final de 2019, a dupla de criadores, Cassaro e Awano, voltaram a trabalhar no universo de Tormenta e lançaram esta edição, HOLY AVENGER PALADINA, que é a continuação das revistas finalizadas em 2003. A história se passa dez anos depois, quando uma jovem de quinze anos, que se chama Paladina, foge do mosteiro onde era treinada desde os cinco anos de idade, para reencontrar sua família.

Paladina foi sequestrada quando criança por um homem misterioso e levada ao mosteiro para ser protegida e treinada. A mãe dela, por algum motivo ainda desconhecido, perdeu a lucidez e teve que ser internada, enquanto o pai permaneceu trabalhando em sua taverna.

Na fuga, Paladina é salva por Khalmyr, o deus da justiça, que esclarece algumas coisas, como a missão sagrada que Paladina terá que enfrentar. Nessa jornada, ela reencontra um amigo de infância, Francis, e uma gênia chamada Niala. Os três juntam forças quando um novo inimigo se apresenta.

PALADINA mantém o mesmo estilo de narrativa que as revistas anteriores, sempre com muito humor e muita ação. Os diálogos são ágeis, cheios de tiradas engraçadas, bem como o comportamento dos personagens. Para os fãs que acompanharam a primeira série, é um prazer retornar ao mundo de Tormenta.

Paladina é temperamental, impulsiva, atrevida, corajosa, com aquela petulância de quem é adolescente e acha que pode enfrentar o mundo. Francis é o amigo sem noção, que só faz trapalhada, mas que tem um bom coração, embora com uma mente um pouco bagunçada. E Niala é totalmente imprevisível, muito poderosa, impulsiva, uma personagem que conquista no primeiro quadrinho.

Os desenhos de Awano são perfeitos para o estilo de história, bebendo na fonte dos mangás, mas com uma identidade própria. A forma como ela desenha cada um dos personagens, define exatamente suas características de comportamentos. Alguns com gestos mais exagerados, outros mais contidos, e isso é essencial para a parte de comédia, porque muito dela está exatamente nesses gestos.

Se você nunca leu nada de Holy Avenger, esta é a oportunidade perfeita para entrar nesse universo. PALADINA é a primeira edição da nova série e você terá a chance de seguir tudo desde o princípio. E se você já conhecia Tormenta, então com certeza não perderá o retorno, porque ele continua incrível!


AUTOR: Marcelo CASSARO
ILUSTRADOR: Érica AWANO
EDITORA: Jambô
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 128


COMPRAR: Amazon