Para os fãs de um bom reality show de casamento, se preparem, nosso momento de brilhar chegou! Em DE OLHO NELA, acompanhamos a história de Bea Schumater, uma influencer plus size, convidada para participar de um desses programas de relacionamento.

Com 25 homens disputando sua atenção em um reality padrão (pessoas magras, brancas, ricas, hétero, etc.), a nossa mocinha é do tipo que não se cala diante do preconceito. É claro que ela tem os seus momentos de fragilidade, assim como todas nós. No entanto, a mesma não tem medo de ser e buscar pela sua melhor versão. Mesmo que, para isso, precise enfrentar o pior da Internet.

O que é incrível, mas ao mesmo tempo triste, é que Kate Stayman-London soube traduzir a gordofobia vivida por várias mulheres. Mais que isso, ela mostrou de forma nua e crua o que pessoas gordas sofrem em diferentes ambientes. Desde os caras babacas que acham que estão fazendo um favor ao se relacionar com uma mulher gorda aos moralistas fitness. A verdade nunca foi “tão verdadeira” e tão dolorida de se ver.

É fácil se identificar ou reconhecer alguém que passou/passa por tudo aquilo. O sentimento de impotência e desesperança com a humanidade toca em pontos doloridos. Ainda mais considerando tudo o que estamos vivendo por causa da pandemia. Neste sentido, acho que para pessoas mais sensíveis, pode gerar gatilhos. É preciso ter cuidado e reconhecer seus limites enquanto leitor.

Provavelmente, após terminar a leitura, haverão aqueles dirão que a Bea foi passiva demais com a violência sofrida. Outros dirão que as suas atitudes não condizem com a protagonista vendida pela contracapa. Eu mesma comecei a julgá-la, até que parei para pensar que todos nós, por mais fortes e empoderadas que somos, temos os nossos momentos de fragilidade.

Com a mocinha, não é diferente. Mesmo amando/aceitando seu corpo, é natural momentos de insegurança. Ainda mais em um cenário e com uma trajetória em que quase todos que cruzaram seu caminho, deixaram claro que ela é menos que outras mulheres por ser gorda. Sabe aquele ditado, “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura“? Não é diferente na história. Novamente, é lindo de ver a força dela; entretanto, é triste de pensar que, em pleno século XXI, coisas assim acontecem.

DE OLHO NELA é um daqueles livros que nos faz pensar na vida. É uma obra que não se cala diante dos absurdos e nos choca pela veracidade. E o melhor, faz isso de forma sutil. Os personagens são tão reais, que é fácil acreditar neles e nas suas trajetórias. Acredito que este seja um dos maiores trunfos da obra. Isso sem falar no estilo de escrita e no ritmo da narrativa. Toda é história é fluída, com acontecimentos que se amarram e tem uma sequência lógica. Os capítulos são como episódios. Acompanhamos o que aconteceu nas telonas do reality, nos bastidores e na internet. Em alguns momentos, é sim previsível. Porém, as diferentes perspectivas criam uma experiência ainda mais completa na leitura. Outro ponto positivo!

Fato é, a autora criou um daqueles tipos de livro que é impossível parar de ler. Contudo, não é menos dolorido porque você está gostando da história. De uma maneira geral, se você está em um bom momento e acha que a triste realidade não gerará danos ao seu bem-estar e a sua paz de espírito, deveria dar uma chance. É uma narrativa fácil se apaixonar.


AUTORA: Kate STAYMAN-LONDON
TRADUÇÃO: Alexandre BOIDE
EDITORA: Paralela
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 385


COMPRAR: Amazon