Uma das personalidades brasileiras mais conhecidas é sem dúvidas a Xuxa. Modelo, cantora, apresentadora, atriz e agora escritora, teve uma vida literalmente ao vivo. Seus passos estavam na TV para todo mundo acompanhar. A rainha dos baixinhos fez parte da infância de muitos, e uma vida com tanto sucesso, trouxe algumas polêmicas e controvérsias, algumas que sequer tinham fundamento. Em seu livro de memórias, a própria Xuxa vai nos guiar pela verdade. Bora lá!

Nascida Maria da Graça, “Xuxa” veio de uma família humilde do sul do Brasil, mas logo se mudou para o Rio de Janeiro. A caçula da família começou a trabalhar cedo e literalmente uma carreira como modelo caiu no seu colo. Dona de uma beleza estonteante, Xuxa era tudo o que o padrão de beleza pregava, branca, loira, magra e esbelta. A carreira de modelo foi um sucesso e logo o seu caminho cruzou com a TV, algo que nem a própria imaginava a dimensão do sucesso que lhe esperava. De apresentadora de sucesso a cantora, de cantora para atriz de cinema com filmes sucesso de público, numa época em que o cinema nacional mal tinha apoio. Xuxa estava voando e até programas de tv em outros países ela fez. As incontáveis músicas de sucesso também marcaram época e com certeza alguma fez parte da sua infância. Mas será que todo esse sucesso veio de mão beijada?

A narrativa de MEMÓRIAS tem a forma de literalmente memórias, com capítulos pequenos, alguns com apenas um parágrafo que descreve alguma passagem importante que a autora quer compartilhar com o leitor. Parece uma conversa sincera e, às vezes, impactante. O livro não segue a estrutura comum que uma biografia geralmente segue e tudo é bastante simplificado. Raríssimo são os assuntos que Xuxa se aprofunda por muito tempo. Pode ter parecido que tudo é tratado com banalidade, mas não é. É uma longa e profunda conversa, daquelas que você teria com um amigo próximo, você fala um pouco de tudo. Uma característica bem forte no livro é que dá pra sentir a Xuxa nas palavras, realmente é ela escrevendo e ela nos contando tudo com o seu jeitinho, quem já viu a mesma na TV ou em alguma entrevista vai sentir o mesmo.

Para quem esperava um livro com muitas polêmicas, pode se decepcionar. Episódios que a mídia acompanhou bastante como os atritos entre Xuxa e sua ex-produtora, Marlene Matos, não são sequer citados na narrativa. Sua controversa passagem pela Rede Record, também não recebe espaço. Mas ao contrário disso, Xuxa não economiza as palavras na hora de falar de seus relacionamentos mais famosos. O primeiro deles é sem dúvidas o seu namoro com Pelé, o rei do futebol, que era rei apenas nos campos, porque sua postura como namorado é bem questionável. Xuxa destaca episódios de torcer o nariz, realmente esse amor não tinha futuro graças à postura do homem. Seu pequeno romance com Ayrton Senna é um misto de sensações, tanto para a própria Xuxa, como para o leitor. Começamos lendo sobre um romance que começa estranho, avança, para e que no final deixa um buraco no coração da própria Xuxa, que não conseguiu falar com ele a tempo, antes do seu fatídico acidente. Até mesmo seu envolvimento com Michael Jackson é citado e tudo não foi nada menos que bizarro, a própria Xuxa concordaria com isso.

A edição é um presente para os fãs da loira, graças a um extenso material fotográfico que o livro traz. Com muitas fotos inéditas, trazendo uma Xuxa diferente, mais humana em relação a entidade que a mídia construiu. Os capítulos são minúsculos e a leitura é uma das mais ágeis que eu já vi. O livro não segue uma cronologia muito exata, mas o vai e vem de fatos acaba sendo gostoso na hora que a gente para e percebe que uma conversa é assim mesmo, a gente vai e volta, mas no final a gente sempre chega no objetivo. A capa do livro também merece destaque com a mesma parecendo protagonizar algum filme de super-herói.

A narrativa tem uma parte extremamente pesada, com a mesma relembrando episódios horríveis em que sofreu abuso sexual, tanto físico como psicológico. São partes difíceis de se ler, mas que a própria autora destaca como importantes de serem faladas, já que apenas o ato de partilhar isso com o mundo já libertou Xuxa de antigos demônios. Não é um livro para crianças, traz uma maturidade e um ponto de vista extremamente bem desenvolvido e focado.

Xuxa passa durante as palavras por toda a sua grande carreira, recordes e conquistas pessoais. E de tudo isso, para a mesma, seu maior tesouro é, sem dúvidas, Sasha, a sua filha. Temos bastantes passagens com interações lindas entre mãe e filha, que emocionam e tocam o leitor. Seu trabalho humanitário também está presente, assim como controvérsias ridículas desmentidas que o tempo construiu em sua volta, como o boato de que a mesma tinha pacto com o demônio ou que ela tinha feito um filme pornô na juventude.

Para quem é fã a experiência é bem completa e traz um excelente panorama sobre como Xuxa surgiu, o que ela representou e o que ela é agora.


AUTORA: Xuxa Meneghel
EDITORA: Globo
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 270


COMPRAR: Amazon