Eve Rodsky é bacharel pela Universidade de Michigan e doutora em direito pela Universidade de Harvard. Ela fundou o Philamthropy Advisory Group para aconselhar famílias e instituições de caridade sobre melhores práticas. Em seu trabalho com centenas de família ao longo de uma década, ela percebeu que sua experiência em mediação familiar, estratégia e gestão organizacional poderia ser aplicada a um problema mais próximo de casa – a criação de um sistema para casais que buscam equilíbrio, eficiência e paz no lar.
A criação de O MÉTODO FAIR PLAY começou com uma crise conjugal que quase terminou com o casamento de Eve. Um dia, dentro do carro, quando levava os dois filhos para a escola, ela parou no sinal vermelho e conferiu o celular para revisar um relatório de trabalho. Na época, Eve era advogada e mediadora de conflitos para grandes corporações. Foi nesse momento que ela recebeu uma mensagem do seu marido, onde ele reclamava de que ela havia esquecido de comprar uma fruta. Eve conta que estacionou o carro e começou a chorar. Foi nesse momento que ela questionou todo o caminho de sua vida e o que a levou até aquele ponto. Ela equilibrava carreira, casamento, maternidade e administração do lar, sozinha, mesmo sendo casada.
Ao invés de desistir, de abandonar o casamento, ela fez exatamente o contrário e começou a construir uma lista com todos os trabalhos domésticos que ocupavam as horas do dia. Compartilhou a lista com suas amigas, para que elas fizessem o mesmo. No final eram mais de 1000 tarefas executadas pelas esposas e mães. E continuou com o trabalho por mais sete anos, com pesquisas e entrevistas, até conseguir elaborar um sistema de gerenciamento do lar usando cartões de tarefas, que acompanham o livro.
Como está na aba, Eve quer transformar a sociedade, um relacionamento de cada vez, apresentando uma solução para um problema que vem desde a Idade da Pedra: mulheres carregam todo – ou quase todo – o peso das responsabilidades domésticas, a carga mental e o trabalho emocional envolvidos. Tudo que é necessário para manter a geladeira cheia, o dever das crianças em dia e a casa funcionando. A divisão desigual de todo esse trabalho invisível é uma receita para o desastre em qualquer casamento. Eve aplicou a solução em sua vida e ainda é casada, somando 15 anos de união.
Ainda como ela diz no livro, alcançar esse equilíbrio como indivíduo e como casal não é um luxo, é algo necessário para uma parceria feliz e duradoura. Parte manual, parte manifesto sobre relacionamentos modernos, o método oferece um sistema para discutir como os relacionamentos funcionam na vida real e o que podemos fazer para melhorá-los.
O livro conversa com o leitor e ensina como usar os cartões que o acompanham para realizar o jogo com seu parceiro. Existem 4 regras básicas que devem ser obedecidas, e cada uma delas é destrinchada pela autora, de forma bastante simples, direta e com exemplos: o tempo é igual para todos; recupere o direito de ser interessante; comece por onde você está agora; e defina seus valores e padrões.
Após essas explicações, o jogo começa, com apontamentos para os maiores erros, os melhores acertos, sempre com uma didática de fácil compreensão. O MÉTODO FAIR PLAY é interessante, um fruto de um trabalho minucioso feito por uma mulher que deu um basta e não desistiu de sua família, mas pensou e trabalhou para torná-la mais forte. Não tenho competência para dizer que o método funciona para todos, ainda mais em uma cultura tão diferente como a nossa, ainda mais em comparação com a americana, mas, pelo que li e pelos testes que eu mesmo fiz com o jogo, acho que é capaz de se aplicar à grande maioria.
Quer tentar? Está precisando estudar esse método porque seu relacionamento caiu em uma situação semelhante à de Eve? Ou apenas está curiosa para saber como é o jogo? Então participe do sorteio de um exemplar, que acompanha vários complementos, como os cartões do jogo e um bloco de anotações. Basta seguir as regras abaixo!
REGRAS
UM: Preencher o formulário de participação, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional que vale cinco pontos a cada dia que voce fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;
DOIS: Deixar um comentário neste post;
TRÊS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o prêmio;
QUATRO: Após 16/05/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participação;
CINCO: O prêmio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do prêmio enviado;
SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitação do endereço. Caso não responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;
SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questões não previstas nestas regras.
RESULTADO
Lily Viana (@Lilyviana93)
AUTORA: Eve RODSKY
TRADUÇÃO: Patrícia AZEREDO
EDITORA: BestSeller
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 350
COMPRAR: Amazon
Olá!
Não costumo ler esses tipos de livros, mas esse me parece realmente essencial especialmente pra quem está em um relacionamento, o que não é o meu caso. Infelizmente vou ter que passar esse livro mas com certeza ele vai ser mais útil pra outras pessoas do que pra mim. Boa sorte a quem participar do sorteio!
Eve criou esse interessante método diante de uma crise e foi bem sucedida não só no campo pessoal assim como ajuda outras famílias.
Sabe que eu uso muito essa técnica? A do sentar e chorar?rsrsrs
Puxa, ainda não conhecia o livro,mas tem dias que paro e me questiono o que fui aprontar para estar onde estou e da forma que estou.
Um livro pelo que entendi, super necessário e com certeza, já preciso!!!
Para mim e tantos outros que vivem se questionando também. Quem sabe não tenho salvação?
Sentar e chorar não adianta nada. Força, vamos à luta, ame a si mesmo primeiro!
Ooi que legal esse livro não conhecia mas gostei bastante da resenha beijos
cARL!
IMPORTANTE QUANDO UMA ESTUDIOSA faz um estudo por anos de como melhorar as tarefas domésticas em casa e consequentemente os relacionamentos.
Deve ser um bom livro para se estudar e/ou ler ao lado do parceiro.
cheirinhos
Rudy
Probleminhas domésticos são uma grande dificuldade para todos os casais.
Com anos até a finalização do estudo, deve ter dicas muito úteis.
Olá! Ai ai que só poderia ter saído da mente de uma mulher mesmo. Gestos tão simples, mas ao mesmo tempo tão complicado para ser colocado em prática hein! Tantas brigas e desavenças poderiam ter sido evitados com ações mais humanas, como a divisão de tarefas. Definitivamente a leitura parece ser bem proveitosa e um baita incentivo naqueles momentos mais desesperadores de um relacionamento, fiquei curiosa com as 4 regras básicas!
Olá!
Gosto de histórias que tratam de organização, pode ser dos trabalhos domésticos, assim como da saúde mental. Esse livro parece abordar ambas as coisas.
Participo do sorteio!
Olá!
Uau, fiquei bastante interessada pelo livro. Traz situações que nos mulheres somos obrigada desde de época passada que temos obrigações com tudo e o parceiro não fazer nada. Que bom que esse livro trata isso.
Meu blog:
Tempos Literários
Oi, Carl
Nossa gostei tanto desse método, que quero muito esse livro.
Depois que minha mãe faleceu mora meu irmão e eu, e em muitas coisas discutimos porque ele quer que eu faça mais coisas alegando que tenho mais tempo do que ele.
Quem sabe algo desse método possa nos ajudar, beijos.
Fique sabendo desse livro pela Amazon, e por mais que o significado da expressão em inglês fizesse sentido nunca tinha ouvido falar nesse método. Discuto sempre sobre a carga mental que a mulher carrega a todo momento e em como isso afeta a sua saúde física e mental, e como nem tudo é perfeito percebo que em meu relacionamento isso também ocorre. Houve tentativas de conversas e tratos mas não resolveram, então espero mesmo que o livro me ajude a solucionar essa situação.