Eu fiquei apaixonado por Mortina assim que terminei o primeiro livro da série (resenha aqui). O enredo juvenil, ingênuo, aliado a desenhos extremamente fofos e cheio de detalhe de Barbara Cantini, são impossíveis de não se deslumbrar e amar.

Neste segundo volume, MORTINA E O PRIMO INSUPORTÁVEL, a garota terá que desvendar o mistério por trás do desaparecimento de sua tia Fafá Lecida. Ainda mais estranho é quando o primo distante, Dondoco, aparece na mansão dizendo ter recebido um convite da tia Fafá. E ainda mais estranho são todos os amigos de Mortina, que também aparecem com o mesmo convite.

Mortina começa uma investigação em grupo, onde cada dupla de amigos precisa investigar uma pista, menos Dondoco, que considera tudo muito ridículo. Aliás, ela não suportar a presença do primo, sempre pomposo, metido, com ares superiores, crítico e pedante ao excesso.

O pequeno livro é adorável. A leitura é muito rápida, mas você irá usar muito do tempo admirando cada detalhes dos desenhos, sempre com alguma piada, alguma foto de alguém famoso, vários trocadilhos e tiradas cômicas, dando a certeza de chegar ao fim da história com um enorme sorriso.

Mas o mais legal é que a autora sempre insere uma mensagem de aceitação, de representatividade, de inclusão, com personagens totalmente diferentes entre si, muitas vezes detentores de problemas causados por adultos, e que conseguem resolver suas faltas com a amizade.

Não perca a chance e leia a história para seus irmãos pequenos, primos, sobrinhos, amigos, filhos, enfim, qualquer criança. A edição é em capa dura, folhas de GRAMATURA ALTA, cores fortes, um luxo. É uma das séries mais fofas que acompanho. Faça o mesmo 😉


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Barbara CANTINI
TRADUÇÃO: Eduardo BRANDÃO
EDITORA: Companhia das Letrinhas
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 48


COMPRAR: Amazon