Anne Frank é um nome que com certeza você conhece. A pequena almeã/holandesa ficou mundialmente famosa por ter seu diário publicado postumamente. Lá eram reunidos todos os seus pensamentos e sua rotina, vivendo num esconderijo junto com sua família. Eles se escondiam da Alemanha Nazista, que durante a Segunda Guerra Mundial, perseguiu e assassinou judeus e outras minorias. No livro TUDO SOBRE ANNE, teremos uma visão resumida sobre o que ocorreu antes, durante e depois da morte de Anne, um complemento mais que perfeito para quem já leu o diário ou para aqueles que querem conhecer a vida desse pequeno ser humano que viveu pouco, mas fez história.
O básico você já sabe, os judeus eram perseguidos e em seguida precisavam se entregar para o exercito invasor quando fossem convocados. De lá, eles eram enviados para campos de trabalhos, onde o que lhes esperava era uma vida de trabalhos forçados e a morte mais que certa. Anne e sua família eram judeus e em TUDO SOBRE ANNE, fica claro como as pessoas eram catalogadas, entre judeus ou não. O livro também abre uma discussão interessante no tema da perseguição. Não existiam distinções entre judeus ricos ou pobres, todos eram caçados. A família de Anne tinha uma condição financeira boa, eram donos de uma fábrica de alimentos. E será no terraço dessa fábrica o esconderijo da família Frank por mais de dois anos.
O que mais enriquece TUDO SOBRE ANNE é a sua edição que faz uso de um formato que parece um catalogo de loja ou um livro didático. O mesmo responde a toda e qualquer pergunta que possa surgir para o leitor: porque os judeus eram levados para campos de concentração? Anne Frank tinha medo durante sua vida no esconderijo? O que é holocausto ou a suástica nazista? Esses pequenos questionamentos surgem no meio das páginas, em forma de mini-páginas, como pequenas abas de anúncios da internet. Esse artificio deixa a leitura extremamente clara e não dá brechas para a confusão, já que tudo, absolutamente tudo, é explicado durante a leitura.
Além de ser bem completo na sua proposta, o livro serve quase como uma introdução e continuação para quem leu ou for ler O DIÁRIO DE ANNE FRANK, já que a nossa pequena escritora não teve tempo de finalizar sua prosa. Todos no esconderijo foram descobertos e mandados para campos de concentração, tendo os homens e mulheres divididos em grupos distintos. Dos oito judeus escondidos no escondeijo, apenas um sobreviveu, o pai de Anne, que foi fundamental para o processo de publicação do diário de sua filha.
O livro é composto por dezenas de fotos que ajudam a ilustrar perfeitamente a vida de Anne Frank e sua família. Também temos várias passagens que descrevem com perfeição como funcionava a vida no esconderijo e quais as regras que eram necessárias para se manterem completamente escondidos.
O livro se encerra mostrando tudo o que aconteceu com o final da guerra e a descoberta de que a pequena Anne Frank tinha falecido vitima de uma doença em um dos campos. A leitura começa a ficar mais triste, mas também com uma pequena esperança, já que o pai de Anne sobreviveu e conseguiu publicar o livro, eternizando a filha na história mundial.
TUDO SOBRE ANNE é mais um daqueles livros que deveriam ser leitura obrigatória. Suas extremamente completas 40 páginas, todas em formato grande, exemplificam tudo o que aconteceu com essa família nesses tempos sombrios. Explica como estava o mundo e qual foi o destino de todos com o final da guerra. Cheio de pequenas informações, fotos, mapas e esquemas, o livro, que também pode ser chamado de um guia, é a aposta mais que perfeita para quem quer conhecer um pouco sobre como era a perseguição judia durante a Segunda Guerra Mundial. E para aqueles, assim como eu, que já leram o diário, a leitura completa bem tudo aquilo que já conhecemos, mostrando um recorte da vida de Anne que não tem em seu diário, além é claro de ser um belo resumo sobre a vida dessa pequena vítima da guerra.
AVALIAÇÃO:
AUTORA: Menno METSELAAR e Piet van LEDDEN
TRADUÇÃO: Yaemi NATURI e Karolien van ECK
EDITORA: Companhia das Letras
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 40
COMPRAR: Amazon
Olá!
Conheço bastante essa garotinha, não li o livro apesar que ganhei da minha mãe e ainda não li mas pretendo muito. Essa época traz uma historia muito chocante e bem comovente, faz lembrar do filme e do livro O menino do pijama listrado ou A menina que roubava livros que remete aquela época, com Anne acho que não seria diferente. Estou bastante curiosa e desejo muito conhecer mais sobre ela.
Meu blog:
Tempos Literários
O diário original é uma leitura muito forte, super necessária, mas temos que ler no momento certo, espero que você consiga ler um dia, esse relato é muito importante. Esses filmes com temas de guerra, com crianças no centro são sempre extramente dolorosos.
O Diário de Anne é um dos meus livros favoritos no mundo todo e já perdi as contas de quantas vezes o li. Por isso ao ver o título deste livro, os olhos já brilharam.
Aliás, tudo que envolve os horrores da Segunda Guerra(apesar de pensar que nenhum livro, filme ou série irá conseguir passar de fato todo o horror) sempre são muito bem-vindos!
Um livrinho tão pequeno, com tanta dor, tanta tristeza, mas também com a humanidade que Anne tinha e ouso dizer, ainda tem, pois está aí sua memória viva até hoje.
Lista de desejados com certeza!!!
Beijo
Sim, os livros nos mostram um passado sombrio, apesar de não conseguirem nos mostrar a intensidade de um conflito mundial, como o que aconteceu nos anos 40. Tudo Sobre Anne é um complemento perfeito para quem já leu e ama O Diário, vale muito a pena.,
Incrível como em apenas 40 páginas contam fatos tão tristes, reais e que mexem tanto conosco.
Anne Frank é uma heroína
Realmente não era necessário nem uma página a mais, incrível ver como editaram bem essa trama. Meu sonho é ver esse livro sendo usado em escolas.
“O Diário de Anne Frank” é mais um dos tantos livros que tenho receio de ler. (In)felizmente sou uma pessoa muito empática, então sofro demais com histórias reais (ao ponto de chorar horrores, ter pesadelos, perder a fome ao lembrar da história…). É um pequeno inferno astral. Pretendo, sim, lê-lo um dia, mas não creio que esse dia chegará tão cedo. Quero dizer, sei sobre o que se trata a história e conheço o pano de fundo, mas tomar conhecimento a partir do ponto de vista de uma criança…
“Tudo Sobre Anne” acabou de entrar pra essa mesma lista kkkkk
A gente sempre tem que conhecer nossos limites, O Diário é realmente muito pesado, intenso e doloroso, eu não tenho problemas com livros pesados e mesmo assim fiquei muito mal depois e terminar a leitura. Tente começar por esse livrinho, Tudo Sobre Anne, é um bom resumo, feito com o máximo de cuidado, é triste sim, mas não tão pesado quanto o diário.
Rafael!
Tão bom ver um livro que mostra o antes de tudo que aconteceu com a família da Anne Frank e ainda mais ilustrado com fotos.
Tive oportunidade de ler o diário dela e fiquei além de chocada, bem impactada e acredtio que esse livro, traga ainda mais informações sobre aquela época tão drástica e dolorosa.
cheirinhos
Rudy
Sim, é um complemento muito interessante para quem já leu o diário, dá pra entender melhor quem era cada membro do esconderijo, ao mesmo tempo em que somos apresentados a um panorama maior da guerra, o antes, durante e o depois.
Olá! Um dos meus livros favoritos e que me fez chorar horrores, uma leitura difícil, mas ao mesmo tempo extremamente necessária, não conhecia essa edição, mas já quero para ontem, é muito bom saber que terei um pouco mais dessa história que mesmo mundialmente famosa e divulgada, há sempre aquele fato que a gente não conhece. Uma edição especial e uma ótima dica de presente de natal, aproveitando a época do ano em que estamos.
Eu também fiquei sem chão depois de terminar a leitura do Diário, esse novo livrinho a dor é um pouco menor, mas o sentimento é o mesmo. Anne foi e ainda é uma guerreira.
Oee!
Não li ainda o livro da Anne, mas só de saber a sua história já me dá vontade de chorar horrores.
Achei muito bonita essa edição de Tudo Sobre Anne, e necessária para quem quer saber mais sobre em sua história de vida.
É uma ótima pedida para quem ainda não leu o diário, uma boa porta de entrada visual, pois dá pra conhecer bem cada personagem e entender o que estava acontecendo no mundo, ai quando fomos ler o diário, não existirá qualquer dúvida.