Cafa é o perfeito Cafajeste. Garota nenhuma o segura por mais que algumas horas, não quer saber de nada além de curtir a vida.  A perfeita definição de “fogo no parquinho”. Em meio a várias noitadas que se perdem em confusões e reviravoltas para deixar qualquer “machão orgulhoso”, o perfeito bad boy de qualquer clichê é atacado violentamente por três valentões e começa a repensar suas atitudes.

Jeloma é a típica mocinha inocente que sofreu muito na vida e decidiu fazer o melhor que conseguiu com as más experiências. Doce, forte e guerreira, ela batalha pelo fim da violência contra a mulher.

A frase “Nada era amor, até ela chegar e…”, estampada na capa, é um ótimo caminho para começarmos  a resenha de hoje. Escrito por Tammy Luciano, ACORDEI APAIXONADO POR VOCÊ, conta uma história com potencial que se perde na tentativa de se mostrar enquanto desconstruída, mas falhando na desconstrução.

Sabe quando você vê que um escritor tem a consciência de que determinado posicionamento é machista e quer mostrar que seu protagonista entende disso, no entanto acaba caindo no clichê do esquerdo-macho da Joutjout? Senti isso em vários momentos no Cafa: um clássico bad boy, que mesmo utilizando do discurso de “mudei porque aconteceu uma tragédia comigo, não por uma mulher”, reforça a problemática de que cabe ao amor consertar as falhas de caráter de alguém, mais especificamente uma pobre coitada. Compreendo e vejo o valor dos clichês, porém acredito que devem ser utilizados com parcimônia e cuidado.

Algumas posturas da própria Jeloma, a forma com que ela tratava a irmã, mesmo sendo uma pessoa ruim, me incomodaram também. Vivemos em pleno século XXI, de liberdade feminina e sonoridade. Se a mina quer ficar e transar com vários caras, deixa ela. Não utiliza isso de ofensa. Não cai bem.

A forma com que os personagens foram construídos e o próprio discurso da narrativa me deixaram com um pé atrás. Tenho consciência de que não sou o público-alvo da trama – é uma obra mais adolescente -, porém essas questões atrapalharam consideravelmente o destrinchar da narrativa.

Foi difícil criar qualquer tipo de empatia ou conexão com os personagens. Foi difícil torcer pelo Cafa e pela Jeloma, mesmo com várias características positivas de ambos os personagens. E foi difícil também seguir com a leitura, mesmo sabendo que a Tammy é uma escritora com muito potencial.

Outra questão que me deixou um pouco incomodada foi a forma com que a violência contra a mulher foi tratada. É um tema sério demais para ser colocado em poucas linhas, como plano de fundo, para justificar o medo da personagem se envolver com algo mais sério. Se fosse tratado com mais profundidade, tentando mostrar a gravidade da situação, sem chocar o leitor, com consciência, acredito que teria surtido mais efeito.

Para os fãs de romances mais tradicionais, como FALLEN, CREPÚSCULO, CINQUENTA TONS DE CINZA ou até mesmo algumas obras do Nicholas Spark, ACORDEI APAIXONADO POR VOCÊ pode ser uma boa opção. O livro possui uma escrita fluída, com começo, meio e fim. Há todo o desenvolvimento de uma narrativa, que demonstra que a escritora sabe o que está fazendo. Talvez o grande problema tenha sido as minhas próprias expectativas e a forma com que lido com tabus.


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Tammy LUCIANO
EDITORA: Valentina
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 264


COMPRAR: Amazon