Cafa é o perfeito Cafajeste. Garota nenhuma o segura por mais que algumas horas, não quer saber de nada além de curtir a vida. A perfeita definição de “fogo no parquinho”. Em meio a várias noitadas que se perdem em confusões e reviravoltas para deixar qualquer “machão orgulhoso”, o perfeito bad boy de qualquer clichê é atacado violentamente por três valentões e começa a repensar suas atitudes.
Jeloma é a típica mocinha inocente que sofreu muito na vida e decidiu fazer o melhor que conseguiu com as más experiências. Doce, forte e guerreira, ela batalha pelo fim da violência contra a mulher.
A frase “Nada era amor, até ela chegar e…”, estampada na capa, é um ótimo caminho para começarmos a resenha de hoje. Escrito por Tammy Luciano, ACORDEI APAIXONADO POR VOCÊ, conta uma história com potencial que se perde na tentativa de se mostrar enquanto desconstruída, mas falhando na desconstrução.
Sabe quando você vê que um escritor tem a consciência de que determinado posicionamento é machista e quer mostrar que seu protagonista entende disso, no entanto acaba caindo no clichê do esquerdo-macho da Joutjout? Senti isso em vários momentos no Cafa: um clássico bad boy, que mesmo utilizando do discurso de “mudei porque aconteceu uma tragédia comigo, não por uma mulher”, reforça a problemática de que cabe ao amor consertar as falhas de caráter de alguém, mais especificamente uma pobre coitada. Compreendo e vejo o valor dos clichês, porém acredito que devem ser utilizados com parcimônia e cuidado.
Algumas posturas da própria Jeloma, a forma com que ela tratava a irmã, mesmo sendo uma pessoa ruim, me incomodaram também. Vivemos em pleno século XXI, de liberdade feminina e sonoridade. Se a mina quer ficar e transar com vários caras, deixa ela. Não utiliza isso de ofensa. Não cai bem.
A forma com que os personagens foram construídos e o próprio discurso da narrativa me deixaram com um pé atrás. Tenho consciência de que não sou o público-alvo da trama – é uma obra mais adolescente -, porém essas questões atrapalharam consideravelmente o destrinchar da narrativa.
Foi difícil criar qualquer tipo de empatia ou conexão com os personagens. Foi difícil torcer pelo Cafa e pela Jeloma, mesmo com várias características positivas de ambos os personagens. E foi difícil também seguir com a leitura, mesmo sabendo que a Tammy é uma escritora com muito potencial.
Outra questão que me deixou um pouco incomodada foi a forma com que a violência contra a mulher foi tratada. É um tema sério demais para ser colocado em poucas linhas, como plano de fundo, para justificar o medo da personagem se envolver com algo mais sério. Se fosse tratado com mais profundidade, tentando mostrar a gravidade da situação, sem chocar o leitor, com consciência, acredito que teria surtido mais efeito.
Para os fãs de romances mais tradicionais, como FALLEN, CREPÚSCULO, CINQUENTA TONS DE CINZA ou até mesmo algumas obras do Nicholas Spark, ACORDEI APAIXONADO POR VOCÊ pode ser uma boa opção. O livro possui uma escrita fluída, com começo, meio e fim. Há todo o desenvolvimento de uma narrativa, que demonstra que a escritora sabe o que está fazendo. Talvez o grande problema tenha sido as minhas próprias expectativas e a forma com que lido com tabus.
AVALIAÇÃO:
AUTORA: Tammy LUCIANO
EDITORA: Valentina
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 264
COMPRAR: Amazon
O título e a capa enganam bem. Achei que se tratava de um clichê fofo e apaixonante.
Mas pelo visto a autora queria inovar sair do clichê mas não deu certo
Siiim, eu também estava nessa expectativa, bem sessão da tarde.
Sendo bem sincera, eu adoro clichês. Porém, que nem eu disse, acho que eles devem ser utilizados com muito cuidado e carinho.
AYLLANA!
Já li alguns livros da autora e apesar de não achar uma perfeição, sempre achei uma leitura de entretenimento agradável, mesmo com personagens adolescentes.
Pena que o livro não foi para você.
Talvez de uma oportunidade para leitura, porque gosto de romances clichês.
cheirinhos
Rudy
Oiii Rudy, siiim, tenho a consciência que talvez o problema seja justamente eu, sabe?
Não que seja uma leitora ruim, mas eu realmente vejo a necessidade de problematizar alguns cenários que infelizmente/felizmente, encontrei de sobra em “Acordei apaixonado por você”.
Caso leia, depois me conta o que achou!
Quando li o primeiro livro da autora dei uma decepcionada total. Esperava tanto e não fluiu. Mas anos depois, pude ler outras obras e fiquei feliz com o crescimento que a autora teve e isso é tão bom quando acontece!
Acho que ela tinha uma ideia formada para realizar este livro,mas simplesmente não conseguiu colocar em prática, infelizmente!
Tudo que envolve violência contra a mulher deve sim, ser tratado com mais seriedade e também respeito.
Mesmo assim, se tiver oportunidade, quero conferir a obra, pois acredito também no potencial da autora!!!
Beijo
Sim sim, da para ver que a Tammy é uma boa escritora, sabe?
Ao meu ver, ela só se perdeu em alguma parte do processo, ou falhou no que quis transmitir. É tipo filme de terror que tem uma história maravilhosa, e se perde na execução, ficando um filme que não assusta e nem transmite nada.
Enfiiim, viajei um pouquinho rs. Caso leia, depois nos conta o que achou!
Beijinhos
Olá!
Ao ler o titulo imaginei um romance no estilo clichê do que sou bem acostumada, mas ver que traz um clichê e violência contra a mulher realmente não me chamou atenção e nem me agradou tanto, deixou até receosa pela leitura. Talvez em algum outro momento eu possa ler.
Meu blog:
Tempos Literários
Eu sou a que adora romances clichês, me dá Julia Quinn para ler ou Carina Rissi que você fez o meu dia.
Só que é aquilo que eu disse, mesmo sendo um clichê, é necessário saber trabalhar com ele. Não é só jogar lá, e torcer para atingir o público, principalmente quando se fala de violência contra a mulher, que é um tema super delicado.
Enfim, caso tenha a oportunidade de ler, depois conta pra gente o que achou!
Desculpa, não consegui prestar atenção no restante do post depois de ler o nome da protagonista… Jeloma? SAKSOPKAOSKKAOPKSOPAKOPSKOPAKSOPAKS J E L O M A ??? Me perdoem Jelomas de todo o mundo (que COM CERTEZA estarão lendo isso aqui, puft).
hahahahah o Cafa já é o auge para mim.
Olá! Ai ai engraçado que a um tempo atrás, li uma resenha sobre esse livro, que até me deixou tentada a dar uma oportunidade a leitura, mas agora me deparando com essa resenha, acho que vou rever meus conceitos, muito chato quando aquela história que tinha um p. potencial acaba por decepcionar e não atender totalmente nossas expectativas.
Meenina, não deixe de ler por causa da minha resenha rs.
Vai que sou eu “a chata”, ou que o livro tocou em lugares que são doloridos para mim. É importante que você leia justamente por isso, ainda mais considerando a experiência anterior que teve.
Cada pessoa que se depara com uma narrativa, vai interpretá-la de uma forma. Vai que para você, essas questões não incomodam ou vice-versa, de qualquer jeito, é importante criar a própria opinião rs
Oi!
Que nomes péssimos para os protagonistas. Cafa vem de cafajeste, né?! (por favor, diz que sim haha)
Acho que sim e não rs.
O personagem já solta umas frases tipo “as ironias da vida que não favorecem a minha história”
Oi, Ayllana
Não conheço a escrita da autora e a capa é linda e nos engana.
Nunca vi esses nomes vou dar uma pesquisada para saber o significado.
Quanto a opinião sobre o livro tenho que ler, espero que seja em breve.
Beijos
Aiii, por favor!
Pesquisa mesmo, leia mesmo, e depois venha até aqui para me contar o que achou!
Amo discutir sobre as histórias rs