Contar histórias é, acima de tudo, sobre coragem. É se desnudar para as palavras, criando personagens e reviravoltas que nada mais são do que a sua concepção de um mundo perfeito. Escrever é um ato de se abrir, se desnudar, de ter a audácia para dar voz aos seus sonhos e seus padrões para várias pessoas de diferentes criações e princípios. DESTINOS QUEBRADOS convence pela sua sutileza, pelas escolhas de palavras, pela poesia de tratar um tema delicado de uma maneira tão doce.

A obra foi escrita pela portuguesa Sofia Silva, publicado no Brasil pela editora Valentina. Livros que surgem pelo Wattpad geralmente me deixam com vários pés atrás e poréns, como o caso de CINQUENTA TONS DE CINZA, AFTER, entre vários outros que se provaram como merecedores de todos os meus receios. DESTINOS QUEBRADOS também veio de lá, então bora para mais uma resenha!

Em 247 páginas de reviravoltas emocionantes e bem construídas, conhecemos Rafaela e Leonardo, que em meio a vários fins e novos começos, lutos e superações, recebem a chance de se amar novamente depois de anos separados.

Florescer na dor é genuíno.
Ser flor na dor é admirável.

Em meio ao sotaque português e uma história de amor deverás comum, Sofia transforma palavras em poesia e conquista pela beleza das construções frasais. Embora a trama seja, de certa forma, clichê, o grande diferencial está na forma com que foi escrita e de dar voz a tantos sentimentos.

Fato é, o amor faz parte da história – tanto da literatura dramática à do horror – desde a racionalidade do ser humano. Muito já foi escrito, muito já foi contado. Clichês se tornaram marco na literatura de romance, quem nunca viu uma apropriação das frases marcantes da Jane Austen adaptados para os tempos de agora que atire a primeira pedra. Contudo, mesmo sendo uma autora iniciante, a literatura brasileira consegue trazer novas formas de ver o amor e novas formas de se apaixonar por tudo que ele significa.

Rafaela e Leonardo são personagens com características quase antagônicas. Uma, doce, sonhadora e vivaz; outro, sólido, racional e reservado. A construção dos protagonistas faz com que a gente se sinta íntimos deles e conhecedores de suas essências apenas em poucas páginas. E o mais interessante é que mesmo com atitudes consideradas inaceitáveis, em alguns momentos, que pareçam até imperdoáveis, a veracidade das falhas e da humanidade dos personagens fazem com que a gente queira torcer por eles.

Muitas coisas acontecem no decorrer da narrativa: mortes, renascimentos, fins e novos começos. Em alguns momentos, a sensação é de que são coisas demais para poucas páginas, mas nunca capaz de causar danos à compreensão da narrativa. Pelo contrário, cria um ritmo que nos faz ter vontade de ler o famoso “só mais um capítulo”.

E aí o capítulo se passa, e você se vê tão imerso naquela narrativa, que é impossível não se apaixonar e se emocionar com tudo que acontece e é contato. Se eu pudesse descrever DESTINOS QUEBRADOS em uma palavra, diria que é o livro da Esperança. Que te faz acreditar que o amor é capaz de superar qualquer coisa.

Terminei a leitura com um aperto no peito e saudades de tudo que a gente não viveu. Uma história que, sem sombra de dúvida, se tornou referência quando eu pensar em romance romântico atual no Brasil.

Por fim, não posso deixar de valorizar a edição da editora Valentina. Nossa, maravilhosa! Desde a escolha de fontes, aos trechos que iniciam cada capítulo, vê-se um desejo da editora e da escritora em eternizar a história em cada detalhe. E parabéns, vocês conseguiram.

Fãs de romance, peguem os lencinhos e o brigadeiro. Esse livro é para vocês!


AVALIAÇAO:


AUTORA: Sofia SILVA
EDITORA: Valentina
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 248


COMPRAR: Amazon