Nos últimos dez anos, surgiu um novo tipo de “celebridade”, os youtubers. Nascidos pelo avanço da Internet, das mídias sociais, da inclusão digital, bastava alguém ter uma câmera, ou um celular com câmera, uma boa ideia, ser criativo, engraçado ou conseguir passar algo que fosse interessante, que a pessoa conseguia centenas, milhares de visualizações nos vídeos postados no Youtube. Foi assim que nasceram, os agora ídolos, Felipe Neto, Kéfera, Whindersson, Júlio Cocielo, entre muitos outros.
Com o tempo, essa nova profissão ficou mais competitiva, mais bem trabalhada, principalmente pelo ganho financeiro que ela agora distribui, e hoje em dia, não basta mais ter uma câmera e uma ideia, é necessário um investimento mínimo para conseguir algo de relevante, além, é claro, de um conteúdo que agregue, seja qual for o gênero ou a área. E a obra de Filipe Vilicic, O CLUBE DOS YOUTUBERS, tenta trazer para o leitor um pouco dos bastidores do início da carreira de alguns dos mais seguidos youtubers brasileiros.
O Filipe é jornalista, escritor e editor de Tecnologia, Ciência e Ambiente da revista e do site da Veja, no qual também mantém o blog “A Origem dos Bytes”, que ultrapassa centenas de milhares de acessos mensais. Ele acompanha, de muito perto, o mundo dos youtubers e de uma classe intimamente ligada, a dos influenciadores digitais, que se expande para outras mídias sociais. Nos últimos quatro anos, ele entrevistou alguns deles e reuniu material suficiente para a publicação deste, que é seu terceiro livro.
O livro é dividido em quatro partes, sendo a primeira nomeada de “Tutorial”, onde Filipe descreve os bastidores de uma das maiores festas dadas pelo Youtube para seus famosos da Internet, em 2016, na cidade de São Paulo. Dos presentes, mais de 120 eram youtubers. Entre a narrativa do que aconteceu nessa festa, Filipe apresenta informações do quanto cada um era conhecido na época, com informações de números de seguidores, e logo depois uma atualização dos dados atuais. Foi nessa festa que surgiram vários boatos, lendas urbanas, sobre muitos deles, como a Maddu Magalhães, ex-namorada do Felipe Neto, Mandy Candy, Felipe Castanhari, integrantes da Porta dos Fundos, entre vários outros.
Na sequência, vem a parte intitulada “Viralizou”, onde conhecemos detalhes do surgimento do Porta dos Fundos, com destaque para Antonio Tabet e seu Kibe Louco e o quanto o site foi importante para a criação do canal. Também relata a ascenção de Natalia Kreuser, Lully, Felipe Castanhari e o canal Nostalgia, além de fazer um apanhado do quanto foram, e ainda são, importantes os canais de games, muito discriminados, mas que detêm grande parte dos acessos do Youtube, bem como as receitas de propagandas, principalmente dos grandes estúdios de games.
Ainda nessa segunda parte, Filipe trata de duas vertentes de conteúdo: os canais considerados de má influência aos jovens, por causa dos temas, do vocabulário e do comportamento mais agressivo, ao menos aos olhos dos pais, como Cauê Moura, Léo Stronda, Fábrica de Monstros, Canal Canalha e outros. Em paralelo a esses, Filipe apresenta os canais Matemática Rio e Física Total, com conteúdo didático e educativo.
A terceira parte, “Como ser um…youtuber”, reúne o pessoal do canal Pipocando, Maddu Magalhães e Maicon Santini para tratar de como venceram o preconceito da família, quando decidiram enveredar pelo caminho de youtubers, com destaque para o Pipocando, cujos pais dos garotos eram totalmente descrentes do que eles pretendiam fazer, ainda mais com um conteúdo sobre cinema. Filipe também aborda nesta parte, o sucesso estrondoso do Galinha Pintadinha, e o surgimento das escolas de youtubers, comunidades e empresas que auxiliam na formação e no crescimento de canais.
Por fim, “Amor e ódio” é a quarta e última parte do livro, e ela fica totalmente dedicada ao hoje considerado o maior e mais influente youtuber do Brasil, Felipe Neto. Em uma entrevista, Felipe Neto conta como começou seu canal, como ele cresceu, as empresas que abriu, seu afastamento dos vídeos para se dedicar ao empresariado, o motivo de tantos o odiarem devido a seu discurso agressivo, como foi e porque foi sua briga com Castanhari, Porta dos Fundos e Jovem Nerd, além de como é sua fase atual, onde não tem mais desafetos ou polêmicas, e é dono de um dos conteúdos mais engraçados e inofensivos do Youtube. Uma trajetória de superação em termos de personalidade e confiabilidade, que demonstra como as pessoas podem, sim, mudar, melhorar, rever conceitos, agregar algo de bom e instrutivo, sem perder a graça e a personalidade.
O CLUBE DOS YOUTUBERS é um livro interessante, curioso, principalmente para quem assiste vídeos no Youtube e segue alguns dos canais que são mencionados na obra. Nota-se um cuidado do autor em não tomar partido ou tecer comentários, ele se mantém neutro e se resume a repassar as informações que recebeu, o que transmite ao leitor uma grande confiabilidade. Entretanto, essa imparcialidade acaba por ter um lado negativo, uma vez que percebe-se que assuntos são deixados de lado ou pouco aprofundados, apenas por causa da polêmica ou para não expor alguma situação. Quanto à edição, ela está simples, mas caprichada, principalmente no miolo, com destaques feitos em letras vermelhas, que deram um charme bonito ao conjunto.
E você? Tem curiosidade de saber como são os bastidores desse pessoal? Então, sua chance é participar do sorteio de um exemplar de O CLUBE DOS YOUTUBERS, basta seguir as regras abaixo!
REGRAS
UM: Preencher o formulário de participação, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que você fizer. Quantos mais pontos você somar, mais chances tem de ser sorteado;
DOIS: Deixar um comentário neste post;
TRÊS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o prêmio;
QUATRO: Após 10/10/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participação;
CINCO: O premio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog não se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do premio enviado;
SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitação do endereço. Caso não responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;
SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questões não previstas nestas regras.
RESULTADO
Sueli Cobbos (@suelicobbos)
AVALIAÇÃO:
AUTOR: Filipe VILICIC
EDITORA: Gutenberg
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 240
COMPRAR: Amazon
Para os fãs dos YouTubers citados e para quem almeja ser um, O Clube dos YouTubers é uma excelente leitura. Deve ser interessante para eles, conhecer os bastidores dessa mundo de glamour, dinheiro, likes e recebidos.
E para quem não é, também 😉
Bem interessante saber os bastidores dos Youtubers, e a forma como esse nicho foi se profissionalizando. Fiquei curiosa com o livro. Aliás, que mudança a do Felipe Neto, ele é um exemplo de que as pessoas podem fazer uma auto-critica e mudarem para melhor.
Verdade, ele mudou muito e para melhor!
Então..rs
Não é algo que eu curta assim no dia a dia. Tá, essa Bienal deixará marcas em todos nós, até para pessoas como eu que não faziam ideia de quem era Felipe Neto e do dia para a noite, me vi obrigada a buscar quem era o rapaz. Ontem até estava vendo um vídeo antigo dele(onde dizem ser ele, mas para mim, mesmo enxergando pouco, eu acredito que não seja) onde ele “mete o pau” nos LGBT’s. Depois até disseram que foi uma deputada que caçou isso no passado do cara. Sei lá, foi maravilhoso o que ele fez, mesmo com o lance de se auto promover. Mas eu ainda me entristeço com isso acontecendo em pleno 2019, onde as pessoas já teriam que ter perdido(ou nunca deixado existir) isso do preconceito com outras pessoas.
Mas, foi só um desabafo bobo.rs(´perdoa-me)
Quanto ao livro, não é muito minha praia, mas é evidente que há muitas vidas e muito trabalho sim, por trás de todos estes jovens que as vezes começam sem muita pretensão de nada e viram celebridades instantâneas.
Acredito que seja uma aula grátis uma obra assim!!
Beijo
O Felipe Neto evoluiu muito, se adaptou, e é inegável que hoje, ele tenta fazer a diferença na defesa desse governo nojento atual.
Eu sigo algumas influencers no youtube, mas nenhum dos citados nesse livro. Mas parece ser muito interessante a maneira como todos eles começaram e alguns até tiveram que ir contra a família para apostarem nisso.
Com certeza valerá muito a pena para aqueles que são realmente fãs, principalmente do Felipe Neto que sempre causou polêmica mas nesses últimos dias teve ações que devem ser aplaudidas, caso da Bienal do Rio de Janeiro.
Ele foi excelente na Bienal!
Quem nunca passou pelo sonho de ser youtuber, trabalhar em casa, ficar milionário e famoso? Aiai, só o desgaste de ter que manter dois empregos (afinal, ninguém começa de cima), mesmo que possa ser por pouco tempo, já me cansa. Prefiro ser a anônima que acompanha e deixa comentários “no sense” nos vídeos alheios kkkkkkk
Olá!
Sou bastante seguidoras de youtubers, mas de todos que foram mencionado o único que assisto e sigo e Felipe Neto, apesar de haver muitas desavenças em relação a ele. Já o livro em si realmente é uma maneira ótima de nos podemos entender mais essa universo e conhecer por trás das câmeras. Gostei!
Meu blog:
Tempos Literários
O conteúdo do Felipe evoluiu muito, hoje eu também o sigo.
CArl!
Assim… não sou muito dos youturbers, apenas os literários, mas confesso que fiquei interessada em poder conhecer um pouco do mundo dessas pessoas que andam influenciando outras nas redes sociais, o que pensam, como fazem, como chegam a popularidade… Sempre bom poder aprender, concorda?
Participo e sairá divulgação no blog.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Parece ser bem interessante!! Participando e torcendo para ganhar!!
Oi Carl, tudo bem?
De todos os youtubers citados eu só acompanho as vezes a Mandy Candy, mas claro que conheço o Felipe Neto e tenho ficado feliz com algumas posturas atuais dele. Achei que o livro é um conteúdo bem interessante para todos os públicos.
Acho que nunca vi nada da Mandy Candy. Um dia ainda procuro…
Olá! Confesso que há até a bienal de 2018 não fazia do que eram esses youtubers, até que me vi rodeada de gente gritando e correndo atrás de algumas pessoas (fiquei sem entender nada), então já em casa e com mais calma fui descobrir que tratava-se deles, ahhh sem falar nos meus dois pimpolhos (sobrinhos) que insistiam que eu precisava comprar a revista do Lucas Neto, acabei comprando a do Felipe, me confundi com os nomes e tive que grampear algumas páginas pelo conteúdo impróprio (fico feliz que ele tenha repensado no que ele divulgava e agora vem fazendo a diferença na nossa sociedade), daí para não cometer mais gafes, fui dar uma fuçada em que eram essas pessoas e confesso eu não sou seguidora de quase nenhum deles (dos citados só acompanho o Portas dos fundos), mas acho sempre válido conhecer um pouco mais de suas histórias e de como eles chegaram a esse sucesso estrondoso, uma pena que algumas polêmicas foram deixadas de fora.
Não sabia o que eram youtubers? Em que planeta vc estava vivendo?kkkkkkkk
Eu fico impressionada com a quantidade de youtubers que existem hoje em dia. E que são “celebridades” mesmo, para algumas pessoas. Confesso que antes eu seguia tanto canal e via de tudo, agora é difícil achar conteúdos que realmente me prendam e não faça perder o interesse. Um guia bem interessante esse, mostrando os bastidores de algo que tem crescido muitooo.
Sim, também sigo beeeeeeeeem poucos, a maioria tem um conteúdo duvidoso ou ruim mesmo!
Os Youtubers estão crescendo a cada dia, e tem um especifico para tudo, já vi até pra Free fire… kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu confesso que não sou de ficar seguindo esses youtubers, mas pra quem gosta é legal, e como sou um estudante de publicidade e propaganda, eu estou vendo que está cada vez mais interessante essas parcerias que eles fazem com grandes marcas…
Oi!
Gosto bastante de saber dos bastidores de qualquer tipo de produção e de como tudo começou. Acho super válido a leitura desse livro, e vou participar do sorteio para ver se dessa vez eu tenho sorte.
Olá, Carl
Esse livro é bem interessante para quem segue os youtubers citados no livro, para quem quer se tornar um e no meu caso quem é curioso kkk.
De todos citados aí penso que só não vi vídeos de Mandy Candy e Maddu Magalhães.
Antes até passava mais tempo no YouTube agora entro uma 2 ou 3 vezes na semana para ver idéias de artesanato, música e blogs literarios.
Beijos
Não sou muito de assistir vídeos no youtube, mas gostaria de ler esse livro e
conhecer um pouco mais do que há por traz dessas pessoas que buscam o
estrelato através de seus vídeos.