Uma das figuras mais conhecidas e polêmicas da política brasileira é o ex-deputado federal Jean Wyllys. Em seus dois mandatos, ele defendeu, com unhas e dentes, os direitos de toda uma parcela da população que, ainda nos dias de hoje, tem suas vozes ignoradas pela elite no poder. Em seu livro de memórias, Jean nos leva para o humilde lugar onde nasceu e nos conta o que o levou a instaurar em si um auto exílio na Europa, renunciando assim a um terceiro mandato conquistado democraticamente com recordes de votos.
Nascido em Alagoinhas, interior da Bahia, a infância de Jean foi de extrema pobreza e de muitas dificuldades. Em condição quase de sub existência, Jean e sua família lutavam para se manterem vivos num país que parecia ignorar os pobres. Sendo um menino pobre do interior e ainda por cima homossexual, sua vida foi marcada por muito preconceito, dores e traumas, mas nada disso o impediu de seguir seus sonhos. Como dito no próprio livro, crianças pobres precisam trabalhar, e assim foi com o pequeno Jean e seus irmãos, viver uma dura vida no sertão atrás do pão de cada dia. E com o tempo e muita sorte, Jean conseguiu uma oportunidade de estudo e depois disso ele só cresceu. Novamente como dito no livro, Jean foi uma exceção, longe de ser a regra, a meritocracia é uma ilusão.
Ele estudou, trabalhou, deu uma condição melhor para a sua família, porém a virada na sua vida veio com o reality show da Rede Globo, o “Big Brother Brasil“, onde, na quinta edição, o rapaz humilde saiu vitorioso e milionário. Parece até coisa de filme, né? O jovem pobre que se destaca em meio a tanta injustiça, porém às vezes a vida imita a arte e assim aconteceu. O livro narra todos esses acontecimentos com uma paixão sem igual, com o autor dando importância a toda a adversidade que passou e injetando muito valor a tudo que ajudou a moldar seu caráter com o passar do tempo. A linguagem é toda trabalhada num vocabulário urbano, típico do povo nordestino, com direito a ditados populares e toda a riqueza linguística que temos direito, acumulada em séculos de miscigenação populacional.
A religião também é um tema bem trabalhado nas páginas, com o autor dando muita relevância para a sua criação na igreja católica e também nas religiões de origem africana, como a umbanda. E tudo isso é trabalhado em mais ou menos duzentas páginas que são representadas numa escrita fluida, bem organizada e acima de tudo, que sabe para onde quer ir.
Como todo mundo já sabe, depois de ganhar o BBB, Jean ingressou na política e logo foi eleito Deputado pelo estado do Rio de Janeiro, o novo lar que adotou. E quando a política entra na trama, o livro se torna cada vez mais denso e amargo. Um olhar preciso e direto, mostrando para quem está de fora, tudo o que está podre na nossa democracia. O mais triste é notar que a escuridão cresce demais com o passar dos anos. O relato de Jean começa em 2011 quando ele assumiu a bandeira de trazer direito para a comunidade LGBT, porém lutar também pelo povo negro, pelos pobres, pelas mulheres e todas as outras minorias que nenhum branco rico quer defender.
Acompanhamos de perto a luta para conseguir efetivar qualquer direito para o povo humilde que Jean e seu partido tentaram a todo custo defender. E entre as palavras, lágrimas e vergonha que ficam pelo caminho, principalmente quando somos apresentados ao grande jogo político que comanda o Brasil. Com homens que se dizem “discípulos de Deus” e “protetores da família” distribuindo ódio, maldade e preconceitos por onde passam.
E conforme vamos chegando nos dias de hoje, a leitura só piora. Jean Wyllys se tornou a pessoa pública mais difamada nos meios de comunicação, graças as várias “fake news” que assolaram e doutrinaram o Brasil durante as eleições de 2018. A ele eram atribuídos a criação de uma doutrina para estimular sexo infantil, doutrinar crianças a “trocarem de sexo” e talvez a pior de todas foi a que associava sua homossexualidade com pedofilia. Tendo Bolsonaro na linha de frente atacando a imagem de Jean gratuitamente, logo o deputado se viu num perigo real. Receber ofensas se tornou algo comum em sua vida e logo elas deram caminho para as ameaças de morte, contendo informações extremamente precisas sobre sua vida e rotina a ponto de tirar a sua paz. Porém, o ponto final veio com as ameaças macabras feitas contra a família de Jean, que prometiam estuprar e decapitar seus familiares.
Isso tirou a sua paz, seu sossego e sua privacidade, porque ao pedir uma escolta policial, Jean viu sua vida ser totalmente sufocada. Essas passagens são carregadas de tristezas e de solidão, a ponto de você gritar por socorro e ninguém ouvir. A força para manter seu mandato foi sugada e para Jean, agora só restava proteger a sua vida e a de seus familiares. Ele renunciou seu mandato, saiu do Brasil e espera por dias melhores para a nossa pátria amada.
Caminhar pelo colapso da política brasileira não foi fácil, nasceu nos protestos de 2013 que pediam o fim do aumento das passagens, em seguida veio a demonização do PT que culminou no golpe que tirou a presidenta Dilma do poder. E em seguida foi só ladeira abaixo e o que temos agora é Bolsonaro, que em menos de nove messes, já se provou um dos piores presidentes que o Brasil já teve. Um líder de estado que ama espalhar preconceitos e mentiras, não tem estudo para estar nesse cargo, não entende a sua importância e nem respeita os mais de 209 milhões de brasileiros que ele deveria representar.
O QUE SERÁ vem num momento pesado, que se prova verdadeiro a cada página e dia que passa. Jean se defende, mostra o seu ponto de vista e tenta dar um basta em tantas mentiras que levantaram em seu nome. O autor termina o livro não realizado ou totalmente recuperado, ele escolhe a verdade e nos diz que a recuperação é difícil e precisa de um passo de cada vez. A esperança é algo que devemos preservar. Nenhum mal dura para sempre, tudo tem um fim e, para nós, só fica a espera pelo dia em que o Brasil vai finalmente ser um lugar seguro e próspero para todos.
AVALIAÇAO:
AUTOR: Jean WYLLYS e Adriana ABUJAMRA
EDITORA: Objetiva
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 205
COMPRAR: Amazon
Parabéns para a editora Objetiva por dar voz a quem sofre um exílio em pleno 2019! É difícil acreditar que em pleno século XXI, a suposta data em que a tecnologia estaria super evoluída e os humanos seriam seres altamente inteligentes, ainda exista gente acreditando em fake news e em jornalista de Facebook. É doído assistir a decadência de uma nação ao vivo e não poder fazer quase nada. Só espero sobreviver a essa fase pra lá no futuro poder ver os livros de história citarem essa burrice coletiva como só mais uma época negra.
Sim, a editora não poderia ter escolhido um momento melhor para lançar esse livro. Ele se torna mais importante e relevante a cada dia que a gente presencia essa infinidade de coisas ruins que o governo faz, muito triste mesmo.
Rafael!
simpesmente amo biografias e quano são de pessoas que admiro como o Jean, já estou aqui querendo ler com ansiedade.
Admiro demais toda trajetória dele, como soube superar todas as adversidades e se sagrou um vencedor.
Concordo plenamente tudo o que falou sobre o tal presidente. Tenho pena dos que votaram e confiaram nele e agora.. todos sofremos com suas atrocidades, infelizmente.
cheirinhos
Rudy
Também amo biografias, gosto de ler assim quando não sei nada da pessoa. Felizmente o livro aqui não poderia ser mais completo e doloroso. Foi uma jornada dificil até o final pra mim e imagino que para o autor, tenha sido três vezes pior.
Uma figura que era importante no cenário político nacional, que lutava pelo que acreditava, pelos que não tinham voz. Mas que infelizmente foi calado pelo medo e ameaças.
Que todos os que criticaram e ainda inventam fake News sobre Jean possam ler esse livro
A figura dele faz muita falta no congresso, representar os sem voz é um trabalho que poucos querem e infelizmente o mal conseguiu enfraquecer o Jean, pelo menos até agora, espero que ele ressurja mais poderoso do que nunca, quando o momento for seguro para ele e sua familia.
Lendo tudo que foi escrito acima a gente fica pensando: é tudo tão surreal. Mas não é. Acho que na época, eu acabei passando pela tv e vendo o rapaz gay, mas que falava com eloquência e sabedoria. Que dava verdadeiras aulas de humanidade(mesmo o achando chato pra Cacilda)rs
E lá se foi ele para a política na triste esperança(aliás, foi um garoto que já nasceu tendo esperança) achando que talvez seria fácil chegar num mundo tão sujo como é a política e poder ganhar essa guerra pelos mais fracos que sempre existiram.
Mas não foi. Tanto que sim, recentemente precisou abandonar tudo,até seu próprio país, para fugir da maldade.
Pensar que estamos em 2019 e que infelizmente isso tudo, vai acontecer várias e várias vezes.
Ainda mais neste desgoverno do inferno que estamos vivendo.
Com certeza se tiver oportunidade, quero muito conferir esta história de vida!
Beijo
É surreal pensar nisso nos dias de hoje né, alguém precisando abandonar sua terra porque está sendo ameaçado, só que defendia os necessitados e injustiçados. Tempos sombrios aqui no Brasil, só resta pra gente a esperança de dias melhores, mas ta dificil acreditar em dias melhores.
Biografias são muito importantes para nos mostrar a verdade de cada pessoa. Jean sempre defendeu uma minoria que praticamente nenhum outro político quer defender. Acredito que, muito do que se passou por ele, dentro daquelas paredes em Brasília, se deu somente por ele ser gay. Claro que ele não poderia se calar e está mais do que certo em contar sua história. Acho até que deveria ter feito isso antes.
90% das coisas que aconteceram com ele de ruim em brasília são do fato de ele ser gay, é muito preocupante ver o quão a sociedade brasileira ainda é preconceituosa. Porque é tão difícil respeitar o amor e todas as formas possíveis dele? Triste, muito triste.
Oi Rafael, tudo bem?
Eu ultimamente estou procurando me afastar da política e tudo relacionado para não passar raiva, mas achei interessante essa biografia e como o autor trouxe toda a sua vida e aprendizado.
Olá!
Livros que envolve politicas, não sou muito fã mas sei que dentro dessas paginas vai retrata uma politica que já conhecemos. Eu não conhecia o livro e nem o autor, mas fiquei bem curiosa por ele. Biografias não são o meu forte mas espero sair da minha zona de conforto e tenta me habitua em relação a isso. Espero em algum momento ler!
Meu blog:
Tempos Literários
Não é um livro para todos mesmo, mas como a leitura é tão ágil e fluida, acredito que até quem não está acostumado com o tema, vai gostar também. Espero que um dia você tenha oportunidade de ler, vale muito a pena.
Olá! Eu gosto bastante desse tipo de leitura que nos conta um pouco mais daquelas pessoas que admiramos e depois dessa leitura tenho certeza que vou admirar ainda mais essa grande pessoa que é o Jean. Confesso que ele teve minha torcida desde o Big Brother (sim, eu assistia [passado] esses programas) e é muito bom saber que um menino que veio de condições tão desfavoráveis conseguiu se tornar esse grande homem que luta por uma causa tão importante, mas ao mesmo tempo, sem tanto interesse assim dos “nossos” representantes e até mesmo de parte da sociedade.
As fake news são uma coisa terrível, não? Elas podem simplesmente acabar com a vida de alguém assim, num piscar de olhos. E afundar um país. É lamentável que o Jean tenha sofrido ameaças a ponto de ter que sair do país.
Achei um trabalho incrível da editora e do autor por trazer a verdade à tona, por contar tudo o que passou.
Oi!
Uou, eu não fazia nem ideia da história dele, nem ganhador do BBB eu sabia que ele havia sido. Estou meio por fora, né non?!
Política é uma desgraça, é triste ver as pessoas se “matando” por isso. Ou se matando mesmo. Complicado o garoto sofrer tantas ameaças.
Olá, Rafael
Melhor momento para publicar um livro assim, todos poderiam ter acesso. Se bobear o Crivella também proíbe esse livro kkk.
Conheço um pouco da vida de Jean quando ele participou do BBC (assistia, agora não ). É um absurdo ser ameaçado de morte e sua família também só porque ele lutava pelo direito das minorias ( uma população que nenhum político luta a favor, mas na hora de pedir voto, né eles procuram).
Espero que ele esteja bem e que não desista de lutar.
Lamentável o Brasil ser representado por um presidente ignorante.
Esperamos e lutaremos por dias melhores.
Quero muito poder ler.
Beijos