A profunda e emocionante obra de Delia Owens é um romance de formação, termo literário concebido para designar uma história onde o personagem principal passa por um processo de desenvolvimento físico, moral, psicológico, estético, social ou político, que normalmente começa na infância e se estende até uma idade de mais maturidade ou até morrer. Por exemplo, DAVID COPPERFIELD, GRANDES ESPERANÇAS, JANE EYRE e até mesmo a coleção de livros de HARRY POTTER, são romances de formação.

É o ano de 1952 e Kya tem apenas seis anos de idade quando a mãe abandona o lar. Um dia, ela pega seus roupas, coloca em uma mala e vai embora do brejo onde vivem, que fica próximo da cidade de Barkley Cove, na Carolina do Norte, nos EUA, deixando para trás o marido bêbado e violento, mais cinco filhos. Nos quatro anos seguintes, o mesmo acontece com os irmãos de Kya, cada um deles vai para outros lugares longe do brejo. Por último, é o pai de Kya. Então a menina, aos dez anos de idade, se vê sozinha em uma casa no meio de um pântano.

Graças à sua determinação, ela começa a pescar mariscos, usando o pequeno barco do pai para navegar até a divisa entre o rio e o mar, e vende na loja de Mabel e Pulinho, um casal negro que se torna confidente e protetor de Kya. Pulinho compra aquilo que Kya consegue, enquanto Mabel doa roupas usadas para a menina conforme ela cresce. Não apenas isso, mas também combustível para o barco e ensinamentos sobre as mudanças que sofremos conforme crescemos, principalmente na puberdade.

Na adolescência, Kya conhece um garoto chamado Tate, que é fascinado pela fauna e flora do brejo, e os dois começam um namoro, até que Tate precisa ir embora para a faculdade em outro estado, mas com a promessa de que irá voltar. Kya também conhece Chase, um garoto atlético e cobiçado pelas garotas do colégio, que demonstra com ela um enorme carinho e curiosidade. Até que um dia, Chase aparece morto, assassinado, e as suspeitas caem em cima de Kya.

UM LUGAR BEM LONGE DAQUI tem uma narrativa intercalada entre o passado e o presente, com capítulos alternados que explicam, aos poucos, todos os mistérios da história. A primeira metade do livro transmite com perfeição a solidão que Kya enfrenta após ser abandonada pela família. É impossível o leitor não se sensibilizar pela situação de Kya, mas a autora jamais utiliza o drama para criar empatia, ela não realça os acontecimentos, mas cria uma forma quase poética de transmitir como toda a natureza e todos os animais que fazem parte do brejo, completam e fazem companhia a Kya, com detalhes lindos e descrições impregnadas de sensibilidade.

Kya é conhecida pelos habitantes de Barkley Cove como a menina do brejo. Assistentes Sociais tentam levar a menina para a escola, mas é impossível colocá-la entre paredes. Ela cresceu livre, ela sabe se defender, e não aceita a forma de educar de um país que ainda é absorvido pelo preconceito e racismo. Com o passar dos anos, as autoridades desistem de Kya e a deixam em paz. É com a ajuda de Tate que Kya inicia seu alfabetismo, que ela ganha gosto pela poesia e por livros de prosa, o que irá influenciar profundamente seu futuro. É com Pulinho e com Mabel que ela conhece todo o resto.

A segunda metade do livro é sobre a investigação do assassinato, o julgamento e o destino de Kya. É nessa parte que acompanhamos o fim de seu amadurecimento, a escolha de uma profissão, a constatação de como aquela menina pequena de seis anos de idade, virou uma mulher que sabe o que deseja, que conseguiu se tornar alguém de respeito, e que não tem qualquer medo de seu destino, mesmo com uma acusação de assassinato nas costas, com a possibilidade de ficar presa para o resto da vida.

Delia Owens não cria um mistério intricado, impossível de ser desvendado, pelo contrário. Para o leitor mais atento, e nem tanto, é fácil perceber quem é o assassino, mas essa percepção levanta uma imensa dúvida, porque fica a perplexidade de que realmente é essa pessoa. Na verdade, surpreendente mesmo é a forma como o assassino é descoberto, por quem é descoberto, e o que essa pessoa decide fazer com a descoberta. É um trecho curto, muito emocionante, e em um momento particularmente triste da história.

UM LUGAR BEM LONGE DAQUI narra a vida de Kya de 1952 a 1970, para depois ter um capítulo curto que atravessa rapidamente trinta e nove anos, até culminar em 2009, com um mistério de assassinato em paralelo, que não agrega apenas emoção, mas demonstra a convicção que se precisa ter sobre uma decisão. Cheguei à última página com um imenso amor por Kya, com uma visão clara de toda a sua vida, de como ela evoluiu como pessoa. E esse sentimento é o que define ou não o sucesso de um romance de formação, a capacidade do autor de conseguir construir um personagem totalmente crível, real, cujo crescimento seja de fácil percepção e que emocione o leitor quando chega ao final. E eu fiquei emocionado e grato por ter conhecido uma mulher tão incrível.

E você tem a chance de acompanhar toda a vida de Kya e testemunar as belezas do brejo onde ela vive, além de descobrir quem é o assassino de Chase. Basta participar da promoção e seguir as regras abaixo!

REGRAS

UM: Preencher o formulário de participaçao, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que voce a fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;

DOIS: Deixar um comentário neste post;

TRĘS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o premio;

QUATRO: Após 30/09/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participaçao;

CINCO: O premio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do premio enviado;

SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitaçao do endereço. Caso năo responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;

SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questoes nao previstas nestas regras.

RESULTADO

Lily Viana (@lilyviana93)


AVALIAÇAO:


AUTORA: Delia OWENS
TRADUÇAO: Fernanda ABREU
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 336


COMPRAR: Amazon