A profunda e emocionante obra de Delia Owens é um romance de formação, termo literário concebido para designar uma história onde o personagem principal passa por um processo de desenvolvimento físico, moral, psicológico, estético, social ou político, que normalmente começa na infância e se estende até uma idade de mais maturidade ou até morrer. Por exemplo, DAVID COPPERFIELD, GRANDES ESPERANÇAS, JANE EYRE e até mesmo a coleção de livros de HARRY POTTER, são romances de formação.
É o ano de 1952 e Kya tem apenas seis anos de idade quando a mãe abandona o lar. Um dia, ela pega seus roupas, coloca em uma mala e vai embora do brejo onde vivem, que fica próximo da cidade de Barkley Cove, na Carolina do Norte, nos EUA, deixando para trás o marido bêbado e violento, mais cinco filhos. Nos quatro anos seguintes, o mesmo acontece com os irmãos de Kya, cada um deles vai para outros lugares longe do brejo. Por último, é o pai de Kya. Então a menina, aos dez anos de idade, se vê sozinha em uma casa no meio de um pântano.
Graças à sua determinação, ela começa a pescar mariscos, usando o pequeno barco do pai para navegar até a divisa entre o rio e o mar, e vende na loja de Mabel e Pulinho, um casal negro que se torna confidente e protetor de Kya. Pulinho compra aquilo que Kya consegue, enquanto Mabel doa roupas usadas para a menina conforme ela cresce. Não apenas isso, mas também combustível para o barco e ensinamentos sobre as mudanças que sofremos conforme crescemos, principalmente na puberdade.
Na adolescência, Kya conhece um garoto chamado Tate, que é fascinado pela fauna e flora do brejo, e os dois começam um namoro, até que Tate precisa ir embora para a faculdade em outro estado, mas com a promessa de que irá voltar. Kya também conhece Chase, um garoto atlético e cobiçado pelas garotas do colégio, que demonstra com ela um enorme carinho e curiosidade. Até que um dia, Chase aparece morto, assassinado, e as suspeitas caem em cima de Kya.
UM LUGAR BEM LONGE DAQUI tem uma narrativa intercalada entre o passado e o presente, com capítulos alternados que explicam, aos poucos, todos os mistérios da história. A primeira metade do livro transmite com perfeição a solidão que Kya enfrenta após ser abandonada pela família. É impossível o leitor não se sensibilizar pela situação de Kya, mas a autora jamais utiliza o drama para criar empatia, ela não realça os acontecimentos, mas cria uma forma quase poética de transmitir como toda a natureza e todos os animais que fazem parte do brejo, completam e fazem companhia a Kya, com detalhes lindos e descrições impregnadas de sensibilidade.
Kya é conhecida pelos habitantes de Barkley Cove como a menina do brejo. Assistentes Sociais tentam levar a menina para a escola, mas é impossível colocá-la entre paredes. Ela cresceu livre, ela sabe se defender, e não aceita a forma de educar de um país que ainda é absorvido pelo preconceito e racismo. Com o passar dos anos, as autoridades desistem de Kya e a deixam em paz. É com a ajuda de Tate que Kya inicia seu alfabetismo, que ela ganha gosto pela poesia e por livros de prosa, o que irá influenciar profundamente seu futuro. É com Pulinho e com Mabel que ela conhece todo o resto.
A segunda metade do livro é sobre a investigação do assassinato, o julgamento e o destino de Kya. É nessa parte que acompanhamos o fim de seu amadurecimento, a escolha de uma profissão, a constatação de como aquela menina pequena de seis anos de idade, virou uma mulher que sabe o que deseja, que conseguiu se tornar alguém de respeito, e que não tem qualquer medo de seu destino, mesmo com uma acusação de assassinato nas costas, com a possibilidade de ficar presa para o resto da vida.
Delia Owens não cria um mistério intricado, impossível de ser desvendado, pelo contrário. Para o leitor mais atento, e nem tanto, é fácil perceber quem é o assassino, mas essa percepção levanta uma imensa dúvida, porque fica a perplexidade de que realmente é essa pessoa. Na verdade, surpreendente mesmo é a forma como o assassino é descoberto, por quem é descoberto, e o que essa pessoa decide fazer com a descoberta. É um trecho curto, muito emocionante, e em um momento particularmente triste da história.
UM LUGAR BEM LONGE DAQUI narra a vida de Kya de 1952 a 1970, para depois ter um capítulo curto que atravessa rapidamente trinta e nove anos, até culminar em 2009, com um mistério de assassinato em paralelo, que não agrega apenas emoção, mas demonstra a convicção que se precisa ter sobre uma decisão. Cheguei à última página com um imenso amor por Kya, com uma visão clara de toda a sua vida, de como ela evoluiu como pessoa. E esse sentimento é o que define ou não o sucesso de um romance de formação, a capacidade do autor de conseguir construir um personagem totalmente crível, real, cujo crescimento seja de fácil percepção e que emocione o leitor quando chega ao final. E eu fiquei emocionado e grato por ter conhecido uma mulher tão incrível.
E você tem a chance de acompanhar toda a vida de Kya e testemunar as belezas do brejo onde ela vive, além de descobrir quem é o assassino de Chase. Basta participar da promoção e seguir as regras abaixo!
REGRAS
UM: Preencher o formulário de participaçao, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que voce a fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;
DOIS: Deixar um comentário neste post;
TRĘS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o premio;
QUATRO: Após 30/09/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participaçao;
CINCO: O premio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do premio enviado;
SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitaçao do endereço. Caso năo responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;
SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questoes nao previstas nestas regras.
RESULTADO
Lily Viana (@lilyviana93)
AVALIAÇAO:
AUTORA: Delia OWENS
TRADUÇAO: Fernanda ABREU
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 336
COMPRAR: Amazon
Olá Carl 😉
Nossa, eu amei demais o livro! Li em ebook, mas com certeza quero o livro físico porque essa é uma daquelas histórias que com certeza vou querer reler algum dia.
Achei linda a escrita da autora, gostei da forma de narrativa que ela usou e principalmente de como foi mostrada a relação entre o ser humano e a natureza. Dependemos dela, e devemos sim cuidar e respeitar!
A história da Kya me tocou muito, ela foi uma menina que sofreu a vida toda, tanto pelo abandono como pelo preconceito, e mesmo assim aprendeu a se virar e sobreviver.
Com certeza já quero ler outras obras da autora *-*
Olá Carl!
Que história emocionante! Particularmente gosto de acompanhar a evolução de um personagem, mas nesse caso não tem como não se deixar levar pelas emoções. Só posso torcer para que Kya encontre a felicidade, pois é muito revoltante ver a culpa recaia sobre ela só porque não tem estrutura familiar e nem poder aquisitivo, mas infelizmente o mundo é assim na vida real. E o mistério do assassinato também é mais um motivo para me deixar ávida pela leitura.
Beijos
Então não deixe de ler para descobrir isso tudo 😉
Uma mistura de romance de formação com suspense, parece bom demais isso aí! Obrigada pela dica, Carl. Tô participando do sorteio, mas mesmo que não ganhe, vou atrás desse livro depois.
Vai mesmo, não deixa de ler.
Eu não conhecia esse livro, mas achei tocante e forte, pela sua resenha, bem o tipo de drama que eu gosto, rsrs
A Kya parece ser tão forte e guerreiras, apesar de passar por tantos problemas. Uma personagem, que sem dúvida, nos emociona e cativa, como se fosse alguém de nossa família.
Quero pra ontem!
bjs
Então leia logo, depressa!!!
Que resenha fantástica, eu li sobre esse livro na intrínseca e amei a história dele. Já coloquei nas minhas leituras necessárias, espero lê ele logo.
Também espero que leia.
Olá! Acho tão enriquecedor poder acompanhar a evolução de uma personagem e essa em especial, traz uma história carregada de emoção, afinal não deve ser fácil ser abandonada tão jovem e ter que lidar com diversos desafios naquela fase em que nossa única preocupação deveria ser apenas qual será a próxima brincadeira. Fiquei bem curiosa para saber e entender como Kya conseguiu sobreviver a todos esses obstáculos e o que me espera no ano de 2009.
E são muitos desafios. E o que acontece em 2009? Só lendo 🙂
Estou louca pra ler esse livro. Só vejo resenha s maravilhosas sobre ele. Esse fim de semana está tendo a Bienal do RJ e na estande da Intrínseca tem um painel idêntico ao que a Kya construiu, eu fiquei louca por que não consegui ir na Bienal e nem comprar o livro.
Vou procurar fotos desse painel, deve estar muito lindo.
Olá Carl!
Uma das melhores coisas dos romances de formação é a possibilidade de trabalhar o personagem principal sob varias perspectivas, de modo que o leitor passa a conhecer intimamente o protagonista. A autora parece fazer um bom uso desse truque nesta obra, cujos detalhes descritivos a deixam ainda mais rica e especial. O elemento supresa que não o assssino também é algo que chama atenção, mostrando que Owens orquestrou tudo com muito cuidado para que a condução dessa revelação seja mais interessante do que o assassinato em si.
Beijos.
Faz bom uso mesmo, e fica incrível!
Puxa, é história real?? Sei lá, parece que lendo a resenha fui transportada de verdade para a vida de Kya. Para sua infância, adolescência e juventude. Para o fim ou para o começo.
Ainda não conhecia a obra, mas estou sem palavras para descrever a realidade que senti lendo tudo acima. Acho isso o mais fascinante de um livro, transportar o leitor para este universo, onde realidade e ficção se misturam!
Já vai para a lista dos mais desejados com toda a certeza do mundo!!!
Beijo
Não é real, mas parece muito.
Uma história singela, comovente r extremamente reflexiva.
Kyra é inspiradora. Sua relação com o brejo, lugar tão inóspito, sua relação com o casal, únicas pessoas que Realmente se preocupam com ela.
Superação, abandono, pertencimento, preconceitos, desejos são sentimentos que permeiam toda a vida de Kyra. Que apesar de tudo se torna uma mulher de espírito livre e de personalidade forte.
Todo mundo só fala nesse livro e em como ele é maravilhoso, na Bienal tem um painel enorme do livro lindo de morrer , tirei foto né para guardar que não sou boba, espero poder ler em breve.
Resenha maravilhosa já deu mais vontade de ler.
Então não deixe de ler 😉
Caso eu não ganhe vou ir atrás deste livro com certeza, já anotei na minha listona, rsrs. Adoro este tipo de narrativa, me instiga e me prende, não largo o livro até chegar a última página. Se me emocionei aqui no blog, imagino lendo o livro diretamente.
Carl!
Estou com você… o romance de formação para conquistar, tem de ter uma personagem de personalidade forte e que não deixa abater, apesar das vicissitudes que a vida programou para ela e mostrar toda uma vida sem se tornar ‘chata’. Além de tudo, aqui ainda temos esse tão assassinato e o mistério que envolve a trama. Deve ser um livro bem estimulante para leitura.
Participo e sairá divulgação no blog.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Oi, Carl!!
Gostei da premissa do livro e só li um livro de romance de formação e achei muito interessante esse livro e vou torcer para ganhar esse livro aqui no blog.
Bjs
A história de Kya me comoveu e me encantou só em ler a resenha.
Uma trajetória bem difícil, abandono, superação e uma pouco de romance é tudo o que um leitor quer ver em uma boa história.
Lógico que irei participar do sorteio para tentar ganhar esse livro.
Boa sorte!
Oi, Carl
Nossa agora que eu entendi coo esse livro está entre os melhores do ano pela Intrínseca e os leitores.
Tem um enredo comovente que envolve o leitor até o fim da trama, mostra uma personagem que amadureceu, aprendeu com seus amigos e superar o abandono da família.
Imagina como será o filme baseado nesse livro, já quero muito.
Beijos
Com certeza é um dos melhores do ano, e quem lê, confirma isso.
Que resenha bem escrita, fiquei com vontade de ler.
Nossa, que livro é esse? Já me emocionei com essa estória da Kya, uma garota sendo deixada assim para trás e de apertar o coração.
Quero muito conferir de perto esse romance de formação (nem conhecia esse termo). Sei que vai valer muito a pena. Essa escritora parece ser excelente.
Participando do sorteio, com certeza.
Olá! Doida pra ler esse livro, cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história que parece bem emocionante. Bjs
Coloca emocionante nisso… e que final!!!
Acompanhar a Kya deve ser maravilhoso! Curiosíssima.
Foi mesmo!!!
Interessante o termo “romance de formação”; li muitos livros assim , mas não sabia sobre.
Esse livro começou a chamar minha atenção quando a Intrínseca fez um post dizendo que há uma semelhança entre a personagem desse livro e as personagens de A menina que roubava livros e Todas as luzes que não podemos ver.
Mas lendo a resenha, e apesar de não ser tão fã de mistério, eu percebo que vou amar muito esse livro.
Sinto que a história de Kya vai me tocar.
E gosto muito de histórias que se passam em outras décadas.
Abraços
Não acho que exista semelhança com a história de A Menina que Roubava Livros. Apenas porque a personagem principal é sozinha, não acho suficiente. Todo o resto é bastante diferente. Todas as luzes que não podemos ver, eu não li, então não sei dizer.
Olá Carl, tudo bem? Esse é um livro que vem sendo bem recomendado nos blogs que acompanho, eu já me apaixonei pela capa logo de cara, mas sua resenha me deixou muito curiosa para conhecer esta história e mergulhar nas páginas do livro. Com certeza vai para a minha lista.
Um beijo
adorei a resenha. estou muito interessada nesse livro.
participando 🙂
Ouvi falar sobre o livro mas não tinha lido nenhuma resenha.
Eu só ouço maravilhas desse livro, a resenha só me deu mais vontade. Toda vez que vejo falando dele, fico louca de vontade. Esse contado com a natureza, a época mais antiga, tudo… Parece mágico. Amo evoluções de personagens, vou participar sim ♡
Ele é maravilhoso!
Oiii ❤ Nossa, fiquei horrorizada que toda a família de Kya foi abandonando a garota até ela ficar sozinha. Tudo bem que a situação familiar, ao que parece, era muito complicada, mas algum deles poderia ter levado ela junto.
É incrível como ela tenha aprendido a pescar, a se defender e viver sozinha desde tão pequena.
Quero muito ler esse livro.
Beijos ❤
Sim, é bem triste esse abandono, mas a história é linda e surpreendente.
Meu deus… eu já havia visto postagens sobre este livro e o quanto era bom, mas não tinha parado para prestar atenção nele e saber sobre o que é. Mas agora, lendo a sinopse e essa crítica, me interessei muito pela história, principalmente por se tratar de um mistério sobre assassinato, coisa que eu adoro.
Espero ganhar o sorteio para me aprofundar na história de Kya.
Boa sorte, e o livro é excelente mesmo.
Uma história emocionante sem dúvidas, como a intrínseca disse é o livro mais emocionante do ano, e eu amei demais a resenha!
Sem dúvida nenhuma, foi um dos livros mais emocionantes do ano. E com um final surpreendente!
Uma mistura de drama, romance e suspense só pode dar uma boa leitura.
Sem contar que gosto muito quando o livro traz uma mulher como protagonista
e essa é uma personagem forte, Espero poder ler muito em breve.
Olá…
Adorei a sua resenha!
Esse livro está na minha lista de desejados e estou simplesmente loooooouca pra ler! Seus comentários a respeito me fizeram desejar a leitura ainda mais…
PARTICIPANDOOOOOOOOO…