Todo mundo tem pelo menos um filme favorito, aquele filmaço que infelizmente só você gosta. Talvez porque poucos conhecem ou nem sabem realmente que vale a pena conferir. Aqui, eu selecionei 10 bons filmes que infelizmente são pouco conhecidos, eles merecem ser enaltecidos por mais pessoas. Bora descobrir coisa boa?


A NOVA ONDA DO IMPERADOR (2000): Essa animação da Disney, vai acompanhar Kuzco, um jovem arrogante que é o governante do Império Inca, que como presente de aniversário, escolhe construir um novo palácio de campo no alto de uma bonita montanha. Porém nesta montanha vivem várias famílias que ficarão sem lar graças a essa construção, e para Kuzco isso não é um problema. Por ser uma péssima pessoa, ele acaba acumulando inimigos e, no meio disso, ele é transformado numa lhama. E por um infeliz acaso do destino, ele vai parar na casa de um dos chefes da população da montanha, a mesma que ele pretende desabitar para construir seu palácio. Mas o chefe é uma ótima pessoa e vai passar por muitos apuros para poder conseguir mudar o coração desse arrogante imperador, enquanto fazem a extensa viagem de volta para a cidade grande. Uma das mais engraçadas e bonitas animações da Disney que, infelizmente, não foi um sucesso quando foi lançado, mas o seu afinado roteiro e personagens icônicos fazem desse filme uma obra de arte e um dos melhores filmes de animações já feitos. E eu não poderia esquecer de elogiar a maravilhosa dublagem nacional que entregou um trabalho hilário e impecável. Disponível na Netflix.


RAINHA DE KATWE (2016): Esse drama acompanha a história real de uma humilde menina que se tornou uma das maiores e melhores jogadoras de xadrez do mundo. Acompanhamos sua pobre vida no coração da África, especificamente numa das áreas mais pobres de Uganda. As crianças mal tinham o que comer e a educação era apenas um sonho para esses pequenos. Mas graças a uma pequena organização, a menina é descoberta e seu talento é apresentado para o mundo. Além de acompanharmos uma extraordinária história de vida, o filme trabalha também como essa descoberta afeta a vida de uma criança. Ela tem um talento, é levada para lugares incríveis para jogar xadrez e depois volta para a sua casa, onde, às vezes, até o básico falta. O filme ainda trabalha sua relação familiar, seus irmãos e também a grande mulher guerreira que foi a sua mãe, vivida pela maravilhosa Lupita Nyong’o, num desempenho de tirar o fôlego. É mais que um filme sobre uma menina talentosa, é sobre vida, sobre superação e sobre a luta que é viver na pobreza. Mas sonhos se realizam e a história dela é uma inspiração para todos nós, filmaço!


NUNCA MAIS (2002): Estrelado pela atriz e cantora Jennifer Lopez, esse drama acompanha a vida de Erin, uma mulher que acreditava ter a vida perfeita. Tinha uma bela casa, uma filha e um marido rico, mas ao descobrir uma traição da parte dele, o casamento é manchado com uma agressão, feita pelo marido na sua própria esposa. E a trama acompanha, de forma cronológica, como a violência doméstica começa, e mostra, infelizmente, que quando ela começa, tudo irá mudar para sempre. O filme pode, sim, ser chamado de um pouco de fantasioso, mas a trama é muito competente em mostrar que nunca a mulher é a culpada. O roteiro não romantiza abusos e apresenta várias soluções para resolver essa situação e o final é muito bem feito. Bom roteiro, bom elenco e uma incrível mensagem. Disponível na Netflix.


CHRISTINE (2016): Esse drama impactante acompanha a triste vida de uma repórter que cometeu suicídio ao vivo na televisão nos anos 70. Só essa frase já é chocante, agora imagine o filme? O roteiro nos mostra uma mulher trabalhadora, que sempre sonhou em conquistar mais, porém nunca recebia o devido reconhecimento pelos seus talentos. É perceptível o nascimento de uma profunda depressão graças ao desempenho monstruoso da atriz Rebecca Hall que emociona só com o olhar. No filme existe em especial uma sequência numa terapia em grupo que corta o coração do espectador a cada novo diálogo. Um dos filmes mais injustiçados do seu ano de lançamento e que infelizmente não foi lembrado na temporada de premiações.


LIXO EXTRAORDINÁRIO (2010): Aqui nós temos um documentário feito em parceria pelo Brasil e pelo Reino Unido que vai nos mostrar a vida e obra do artista plástico Vik Muniz, que ficou famoso por fazer obras de arte, retratos e paisagens feitas com lixo. No filme, iremos acompanhar a dura vida de vários catadores de lixo no Jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do Rio de Janeiro, localizado na cidade de Duque de Caxias. Os catadores recolhiam os matérias e depois da seleção, um mosaico era montado no chão de um galpão com os matérias que eram colocados juntos, assim formando uma imagem. O documentário aborda o dia a dia das pessoas que vivem da coleta no lixão e mostra para cada um de nós como somos privilegiados diariamente por termos o que comer, o que vestir e onde morar. Uma produção poderosa e emocionante que mostra arte um lugar que ninguém imaginaria que poderia ter beleza. Produção brasileira que chegou a ser indicada ao Oscar de melhor documentário. Disponível gratuitamente no Youtube.


AS FILHAS DE MARVIN (1996): Meryl Streep e Diane Keaton estrelam esse clássico drama que acompanha a vida de duas irmãs que não se falam muito. Uma tem problemas com um filho e a outra dedica toda a sua vida para cuidar de seu pai idoso debilitado, porém agora ela está com um problema grave de saúde e logo não vai poder mais cuidar de seu pai. Essa emocionante história aborda o delicado tema de filhos que não cuidam ou abandonam seus pais idosos e de como isso é triste. Desempenhos dignos de Oscar e um roteiro de cortar o coração é o que você vai encontrar aqui, grande filme que infelizmente é pouco comentado.


VOCÊ JÁ FOI À BAHIA? (1944): Você sabia que existe um filme da Disney, onde o Pato Donald vem para o Brasil se maravilhar com nossas belezas naturais e cultura única? Essa animação histórica foi desenvolvida no período da Segunda Guerra Mundial e tinha como objetivo levar uma política de boa vizinhança dos Estados Unidos para com os países da América Latina. Esse se passa no carnaval da Bahia e apresenta tudo aquilo que é icônico nessa festa que é nosso tesouro nacional. Estrelado por Aurora Miranda, irmã da icônica Carmem Miranda, o filme tem muita cor, carisma, música e boas energias. Um pequeno tesouro a muito esquecido e pouco valorizado.


O PRIMEIRO AMOR (2010): Essa deliciosa comédia vai acompanhar o nascimento do juvenil amor entre Juli e Bryce. O filme é dividido em duas partes, ponto de vista de Juli e ponto de vista do Bryce e com isso iremos conhecer cada um deles, seus dilemas, medos, receios e tentar entender que sentimento estranho é esse que está surgindo no coração de cada um deles. Narrado com muita graça e contanto com um desempenho extremamente fofo de ambos, esse filme nos mostra uma bonita e engraçada história de amor que conseguia fazer dar tudo errado a cada novo encontro de um com o outro. Sincero, singelo e tocante, fofo até mesmo para quem não gosta de filmes românticos.


ATRAÍDOS PELO DESTINO (1994): Essa comédia romântica clássica estrelada por Nicolas Cages vai nos contar a história de um policial honesto que prometeu dar a uma garçonete, metade do prêmio da loteria, caso o mesmo ganhasse, em forma de gorjeta, já que ele estava sem dinheiro no momento. E dito e feito, o homem ganha de fato na loteria e realmente entrega metade do valor para a garçonete, que precisava muito do dinheiro. E o problema começa quando a mulher esnobe e mesquinha do policial, começa a perseguir e a estranhar a amizade que nasceu entre o esposo e a garçonete. Enquanto a mulher do policial gasta o dinheiro com roupas e joias, o policial e a garçonete se encontram para pagar a passagem de todos no metro, com ambos, logo se tornando celebridades nos jornais. O resto dessa emocionante e engraçada história você pode acompanhar na Netflix, já que o filme por enquanto está no catálogo. Um filme singelo, com um ótimo elenco e uma trama apaixonante. Dá vontade de rever toda hora!


GRETCHEN FILME ESTRADA (2010): Um filme da Gretchen numa lista dessas? Não, prometo que não estou louco. Esse documentário vai acompanhar a turbulenta corrida de Gretchen na política, na sua tentativa de se candidatar para um cargo público na cidadezinha pequena de Itamaracá, no estado de Pernambuco, em 2010. Esse filme é o lar de 80% de todos os memes e gifs que você vê na Internet com a Gretchen, e só por isso, o filme é hilário, descobrir o contexto desses memes, mas o que faz esse filme ser incrível, é a mensagem que ele nos passa. O público acompanha de perto a vida dessa mulher, que nessa época de sua vida, vivia uma vida simples, humilde e sem o glamour que a mesma tinha na época que era a grande rainha do rebolado. Agora ela busca esse cargo para ajudar toda uma população pobre, e o filme nos mostra a triste realidade da política brasileira, onde o voto é mercadoria. Onde as massas pobres realmente elegem aquele que lhe dá algo em troca do seu voto. E depois de assistir e entender o dia-a-dia dessa população, é impossível apontar o dedo em acusação, como julgar um povo que é judiado pela máfia dos políticos? Vou julgar eles por votar em alguém que lhe dê em troca uma cesta básica? Um quilo de alimento para alimentar suas famílias? A mensagem é realmente muito forte e impactante, faz o espectador sair da bolha que ele vive, faz abrir os olhos para os necessitados do nosso país. É realmente um excelente, impactante e hilário filme, que também está disponível gratuitamente no Youtube.