A JOIA DA ALMA é um romance passado dentro de Tormenta, o maior universo de fantasia do Brasil, lar de dezenas de quadrinhos, livros e jogos. Uma história sobre heróis relutantes, erros do passado e busca pela redenção.
Um aventureiro veterano, Christian está prestes a completar uma última jornada, que lhe permitirá se aposentar em paz. Mas tudo dá errado quando o passado volta para assombrá-lo. Agora, Christian e seus companheiros, um mago aberrante e uma menina selvagem, terão de cruzar o Reinado de Arton em busca de um poderoso artefato. Mas eles não são os únicos nessa jornada: Verônica e seu grupo se mostram rivais à altura e parecem estar sempre um passo à frente.
No começo de A JOIA DA ALMA, conhecemos um Christian ainda jovem, pré-adolescente, metido em apuros junto com seus dois melhores amigos, Nadia, a filha de um lorde, e Eukithor, um garoto ainda mais jovem que é bastante atrapalhado e medroso. Os três fogem de uma aranha gigante que não terá nenhuma dificuldade em matá-los e devorá-los. Nadia é capturada e, enquanto Eukithor foge para salvar a vida, Christian retorna para resgatar a amiga. Então a narrativa é cortada e o leitor é levado para décadas no futuro, quando Christian já é um guerreiro próximo de aposentar as aventuras e está em sua última missão, encontrar a Joia da Alma, um objeto que permite que o dono reviva todas as suas memórias, desde o seu nascimento.
Ele viaja na companhia de Ichabod, um mago, e os dois acabam esbarrando em Oihana, uma garotinha druida, ainda na fase inicial de seu aprendizado. Ela tem como protetor um jaguar chamado Presa Ligeira. Os quatro são presos e levados à presença do pai de Nadia, que deseja devolver a Christian um objeto que ele tinha na juventude, o Sir Dedo-Duro, uma espécie de bússola que consegue apontar o caminho para encontrar qualquer pessoa. Mas esse objeto mágico possui mais que esse poder, ele possui um segredo dentro dele que apenas uma pessoa conhece, Eukithor.
Eukithor cresceu e se tornou uma pessoa poderosa. Ele contratou um trio de mercenários para recuperar Sir Dedo-Duro: Verônica, uma medusa guerreira; Gwen, uma elfa; e Dok, um goblin. Os três iniciam uma perseguição a Christian, Ichabod e Oihana, que criará batalhas e reviravoltas, além de os levar na direção da descoberta de que existem muitos segredos no passado que precisam ser revelados.
Confesso que fiquei com um sorriso quando comecei a ler A JOIA DA ALMA. A narrativa é muito dinâmica, simples, pouco descritiva, apesar de ser uma obra de fantasia e RPG, que costumam ser bem mais prolixas. Os personagens são divertidos ou dramáticos na medida certa e nos momentos propícios. A ação é sequencial, crescente, e os inimigos são variados. Não existem personagens completamente bons e nem completamente maus, todos possuem suas justificativas plausíveis. E isso é um grande mérito da autora.
A JOIA DA ALMA é uma aventura no melhor estilo do desenho CAVERNA DO DRAGÃO, com todos os elementos conhecidos do RPG, mas com personagens carismáticos, com motivações bem construídas e justificáveis, para todos eles. E uma delas, a mais intrigante, é o que exatamente aconteceu no passado de Christian em relação à aranha gigante e ao destino de Nadia. Por quase toda a história, ficamos com essa pergunta, e apenas no final, conhecemos a verdade, as consequências, e o qual é o outro poder escondido dentro do Sir Dedo-Duro.
AUTORA: Karen SOARELE
EDITORA: Jambô
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 384
COMPRAR: Amazon