Esse é um clássico publicado pela primeira vez em 1908 e que agora foi republicado pela editora Autêntica. É o primeiro romance escrito por Lucy Maud Montgomery e foi traduzido para diversos idiomas. Além disso, recentemente a Netflix produziu a série Anne with an E, que é baseada nesta obra.
Tudo começa quando os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert decidem adotar um garoto órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda. Sendo assim, solicitam que uma amiga tome as devidas providências para que o desejo seja concluído, entretanto, por um erro de comunicação, uma menina foi enviada no lugar do garoto. Após certa discussão e resistência, os irmãos decidem que ficarão com essa garota tão diferente, que rapidamente cativou o velho Matthew com suas histórias fantásticas.
Anne Shirley é a tal garota. Ela tem apenas 11 anos, é magrela, ruiva e sardenta, mas possui uma língua bem afiada e a percepção aguçada. É sonhadora e tem uma imaginação capaz de levá-la a qualquer lugar. Ela se sente extremamente grata por ter sido adotada e morar num lugar tão lindo quanto Green Gables, a fazenda da família. Rapidamente conquista todos ao redor com o seu jeito peculiar e prova para os irmãos Cuthbert que tomaram a melhor decisão.
Montgomery descreve a personalidade de Anne de forma cativante. A menina sente tudo tão intensamente, que facilmente encanta o leitor com os seus sonhos cheios de aventura e doçura. É corajosa, sempre tenta aprender com os erros e não os comete novamente. Tem um coração muito bom, não é invejosa e realmente se sente feliz pelas conquistas dos outros. É uma personagem que todos gostariam de ter por perto, se isso fosse possível.
Para complementar, a autora descreve lindamente os costumes do campo, as belas paisagens e as vestimentas da época. A escrita é quase poética e nos faz desejar viver tudo aquilo junto de Anne. O livro se passa na ilha de Prince Edward, mesmo local onde a autora foi criada, portanto vem daí tanta familiaridade e facilidade na escrita.
A história possui muitos personagens, cada qual com a sua personalidade. Diana, melhor amiga de Anne, tem grande admiração pela amiga, é uma garota leal, doce e entusiasmada. Rachel Lynde é a fofoqueira da ilha, sempre cheia de opiniões e, às vezes, é capaz de ser bem rabugenta. Matthew é calado e retraído, quase não emite opinião sobre nada. Geralmente só observa a criação da garota, conforme combinado com a irmã. Mas sempre que pode, mima Anne, pois sabe que apesar de tudo, ainda é apenas uma garota. Já Marilla é extremamente dura com Anne e sempre a faz colocar os pés no chão, mas no fundo sente grande amor e admiração pela pequena, e sabe que fez uma boa escolha ao deixar que ela permanecesse ali. Os colegas de classe de Anne também tem papel importante no enredo, pois com eles, ela vive boas aventuras e aprende muitas lições.
A edição está caprichada, com uma capa vibrante e detalhes bonitos nas páginas. Também possui algumas imagens, que representam cenas escritas pela autora. É um livro emocionante e divertido. É fácil rir com os dramas de Anne, mas em outros momentos é possível sentir pena da garota que, mesmo tão jovem, já sofreu muito com as adversidades da vida. É um livro que realmente vale ser lido, é cheio de lições sobre gratidão e amor, que faz o leitor se encantar do começo ao fim.
AVALIAÇÃO:
AUTORA: L. M. MONTGOMERY
TRADUÇÃO: Márcia Soares GUIMARÃES
EDITORA: Autêntica
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 320
COMPRAR: Amazon
Anne de Green Gables é meu livro preferido da vida. Tenho a versão de uma outra editora. E quando vi essa fiquei encantada! A capa é linda!
Anne Shirley é apaixonante, carismática e nos dá inúmeras lições de vida!!!!
Eu PRECISO dessa edição.
Oi Michelle!
O livro é maravilhoso e a edição está belíssima!
Mesmo sem nunca ter lido o livro, tenho um contato gostoso com Anne pela série. Estou aqui no aguardo da terceira temporada(chega logo,pelamor) e aprendi a gostar demais dessa personagem tão novinha, com uma carga pesada demais em seus ombros frágeis, mas também com uma gana de viver que incomoda quem não a conhece.
Tanto o casal de irmãos, quanto os alunos, que terão que aprender a amar a ruivinha!!!
Edição linda da Editora e claro que quero demais conferir!!!!
Beijo
Oi Angela!
O livro segue um pouco além da série, no final, Anne já é uma jovem adulta. Tenho certeza que você vai gostar de ler tudo sobre as aventuras dessa garotinha.
Thuanne!
Livro que fala sobre gratidão e amor é sempre tão importante fazermos a leitura, pelo menos eu acho.
Acredito que apreciar as histórias de Anne, mesmo que com sofrimento, pode trazer grande aprendizado para nossa vida. Carecemos de maios amor e gratidão!
cheirinhos
rudy
Oi Rudy!
Realmente, livros com essas lições são sempre importantes e devem ser lidos sempre que possível.
Olá! Mas é muito amor em um livro só! Confesso que ainda não vi a adaptação (apesar de só ouvir coisas boas, o tempo não está colaborando), mas pretendo ler e assistir o quanto antes, sou daquelas que prefere ler e depois assistir, para ficar fazendo as devidas comparações, no entanto, acho que inverter a situação com a Anne, vai fazer a leitura fluir ainda melhor.
Não tenho duvidas de que seja incrível, não conhecia a autora e sua obra e nem sequer a serie, me parece ser um livro doce e cativante, ao ler a resenha senti algumas semelhanças com A menina que roubava livros (pela dureza de Marilla e o cuidado de Matthew). Amo livros com ilustrações dá ao leito um norte do que imaginar da história, como, por exemplo, como seria a casa, o campo, muito bacana isso! Parabéns pela resenha!
Olá Thuanne!
Tem como não explodir de amor com um livro tão fofo como esse? A autora consegue canalizar em Anne alguns dos aspectos mais prazerosos da infância, um momento da vida que deve ser repleto de alegria, sem a malícia e a compressão da crueldade do mundo que invevalemnte são incorporados com o passar dos anos. É claro, contudo, que nem tudo são flores por aqui, e dói o coração acompanhar o sofrimento desta figura tão cheia de vida.
A edição realmente está impecável, já antecipando a ambientação campestre magnífica da história.
Beijos.
Olá!
Já ouvi fala bastante da serie, de vez em quando vejo postagem no instagram com frases e acho incrível as frases que são colocadas. Não tinha ideia que a serie era baseada nesse livro, até fiquei bastante curiosa para ler. Livros que são narrados crianças, acho uma gracinha, a pessoa que ler a caba criando um laço com o personagem. Espero muito poder ler!
Meu blog:
Tempos Literários
Uma amiga já havia me indicado essa série na Netflix mas eu nem cheguei a assistir. Por enquanto pelo menos, porque eu nem sabia que era baseada em um clássico.
Agora quero ler também sobre a estória da Anne e acompanhar suas aventuras. Aliás, a capa está linda mesmo, dá pra se apaixonar só vendo a capa.
Não sabia nada sobre esse clássico e nem que tinha uma série, fiquei com vontade de ler. Mas vou procurar essa série primeiro!!
Oi, Thuanne
Essa edição tem uma capa belíssima!
Não assisti a série porque quero ler o livro primeiro, mas estão falando muito bem dela.
Anne mesmo com tudo o que sofreu parece ser uma garotinha sonhadora, esperta que tem uma chance de ser feliz com os irmãos numa linda fazenda.
Beijos