Esse é um clássico publicado pela primeira vez em 1908 e que agora foi republicado pela editora Autêntica. É o primeiro romance escrito por Lucy Maud Montgomery e foi traduzido para diversos idiomas. Além disso, recentemente a Netflix produziu a série Anne with an E, que é baseada nesta obra.

Tudo começa quando os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert decidem adotar um garoto órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda. Sendo assim, solicitam que uma amiga tome as devidas providências para que o desejo seja concluído, entretanto, por um erro de comunicação, uma menina foi enviada no lugar do garoto. Após certa discussão e resistência, os irmãos decidem que ficarão com essa garota tão diferente, que rapidamente cativou o velho Matthew com suas histórias fantásticas.

Anne Shirley é a tal garota. Ela tem apenas 11 anos, é magrela, ruiva e sardenta, mas possui uma língua bem afiada e a percepção aguçada. É sonhadora e tem uma imaginação capaz de levá-la a qualquer lugar. Ela se sente extremamente grata por ter sido adotada e morar num lugar tão lindo quanto Green Gables, a fazenda da família. Rapidamente conquista todos ao redor com o seu jeito peculiar e prova para os irmãos Cuthbert que tomaram a melhor decisão.

Montgomery descreve a personalidade de Anne de forma cativante. A menina sente tudo tão intensamente, que facilmente encanta o leitor com os seus sonhos cheios de aventura e doçura. É corajosa, sempre tenta aprender com os erros e não os comete novamente. Tem um coração muito bom, não é invejosa e realmente se sente feliz pelas conquistas dos outros. É uma personagem que todos gostariam de ter por perto, se isso fosse possível.

Para complementar, a autora descreve lindamente os costumes do campo, as belas paisagens e as vestimentas da época. A escrita é quase poética e nos faz desejar viver tudo aquilo junto de Anne. O livro se passa na ilha de Prince Edward, mesmo local onde a autora foi criada, portanto vem daí tanta familiaridade e facilidade na escrita.

A história possui muitos personagens, cada qual com a sua personalidade. Diana, melhor amiga de Anne, tem grande admiração pela amiga, é uma garota leal, doce e entusiasmada. Rachel Lynde é a fofoqueira da ilha, sempre cheia de opiniões e, às vezes, é capaz de ser bem rabugenta. Matthew é calado e retraído, quase não emite opinião sobre nada. Geralmente só observa a criação da garota, conforme combinado com a irmã. Mas sempre que pode, mima Anne, pois sabe que apesar de tudo, ainda é apenas uma garota. Já Marilla é extremamente dura com Anne e sempre a faz colocar os pés no chão, mas no fundo sente grande amor e admiração pela pequena, e sabe que fez uma boa escolha ao deixar que ela permanecesse ali. Os colegas de classe de Anne também tem papel importante no enredo, pois com eles, ela vive boas aventuras e aprende muitas lições.

A edição está caprichada, com uma capa vibrante e detalhes bonitos nas páginas. Também possui algumas imagens, que representam cenas escritas pela autora. É um livro emocionante e divertido. É fácil rir com os dramas de Anne, mas em outros momentos é possível sentir pena da garota que, mesmo tão jovem, já sofreu muito com as adversidades da vida. É um livro que realmente vale ser lido, é cheio de lições sobre gratidão e amor, que faz o leitor se encantar do começo ao fim.


AVALIAÇÃO:


AUTORA: L. M. MONTGOMERY
TRADUÇÃO: Márcia Soares GUIMARÃES
EDITORA: Autêntica
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 320


COMPRAR: Amazon