Sabem aqueles frases? “Ai, mas eu sou de Áries e não sou treteiro”, “sou de Leão e não sou narcisista” ou “não gosto de Astrologia, é só baboseira, não sou nada do que dizem que meu signo é”, blablabla. Estudantes de Humanas e adoradores de signo, ou, em hipóteses mais radicais, os dois – eu mesma – juntem-se! Temos um achado adiante, segura que lá vem resenha de um livro esclarecedor, que responde muitas dúvidas e criar várias novas.
A HISTÓRIA DA ASTROLOGIA PARA QUEM TEM PRESSA é parte de uma coletânea da Editora Valentina que busca explicar e analisar dada temática de uma maneira veloz, mas não menos completa. Desta vez, faz-se uma trajetória desde os princípios da Astrologia: suas semelhanças, diferenças e adições com a Astronomia, principais pensadores, correntes, leituras complementares necessárias, para então, a compreensão dos elementos que constituem os mapas astrais e norteiam suas interpretações – para quem não é muito situado no tema, o que define quem você é e como age diante do mundo e com outras pessoas é o seu mapa astral, e não seu signo (ele é só mais uma parte do mapa).
É o livro ideal para todos que querem entender um pouco mais sobre o tema, ou romper com seus próprios tabus. Com capítulos segmentados, cada um deles conta sobre um aspecto em específico da Astrologia. É necessário ter lido e entendido os capítulos iniciais para compreender os seguintes, já que o autor parte da concepção de total entendimento do leitor para seguir adiante.
São 179 páginas, escritas por Waldemar Falcão, um dos grandes nomes da Astrologia no Brasil, que, ao menos para mim, foram passadas com certa dificuldade. Não sei se é porque meu raciocínio não é tão veloz, ou se não entendo tanto sobre Astrologia, todavia, para um livro que seria, na teoria, para pessoas de diferentes níveis de conhecimento, não acredito que abrange a todos, pois não me abrangeu.
A questão da linguagem e da construção das frases contribuem ainda mais para essa percepção, posto que, embora seja poético o jogo de palavras, há beleza nesse requinte, há também confusão. Mesmo sendo uma leitora com uma bagagem cultural um pouquinho maior, tive muita dificuldade para compreender parte significativa do livro, mas, acredito também, que parte da culpa seja minha.
Peguei a obra acreditando ser mais uma história de lazer, de entretenimento, algo corriqueiro, simples de entender. Me vi diante de um livro beirando o academicismo, repleto de referências bibliográficas e pesquisas, que são necessárias “mergulhar fundo” para compreender o que realmente está sendo dito. E não acredito que isso seja ruim, pelo contrário. Serve para romper com o preconceito que se tem de que Astrologia é algo sem fundamento, parte total do mundo das ideias. Só acho que não condiz com o meu perfil literário mesmo. Gosto de coisas simples, leitura de passatempo, tipo filme de Sessão da Tarde, para emergir naquele universo e esquecer de tudo, e sem necessariamente muito esforço.
Como já disse, não diria que A HISTÓRIA DA ASTROLOGIA PARA QUEM TEM PRESSA é ruim, só não se enquadra no meu perfil literário mesmo. Recomendo para quem quer conhecer mais sobre o tema, ou busque nas leituras corriqueiras um espaço de aprendizado constante.
AVALIAÇAO:
AUTOR: Waldemar FALCÃO, astrólogo pioneiro no Brasil, fez parte do grupo que fundou o Sindicato dos Astrólogos do Rio de Janeiro (SINARJ) e a ONG Central Nacional de Astrologia. Estuda astrologia desde 1976 e atua como profissional desde 1987.
EDITORA: Valentina
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 200
COMPRAR: Amazon
Sou de Touro mas não entendo absolutamente nada de signos, as características, qual signo combina com o meu e por aí vai.
Mas acho Astrologia um assunto extremamente interssante. Sei que há estudiosos sérios.
Quando recebi a notificação da resenha achei que seria uma obra simples de fácil compreensão mas parece que não é bem assim.
Oiii, então, tudo depende do tipo de leitor que você é. Eu, Ayllana, sou adepta a leituras fáceis, livros de fácil compreensão, que não exigem muito raciocínio. Por ser uma obra com caráter didático, ela exige um esforço um pouco a mais de literatura tradicional. As vezes, para você, é mais tranquilo do que para mim.
Já que é um tema que é de interesse, sempre recomenda a arriscar. É o famoso “vai que” <3.
Bem, caso leia, depois volta aqui, por favor, e me conta o que achou!
Beeeijinhos
Não posso crer que já saiu a versão de astrologia! ♥️ Estou começando a coleção desses livrinhos maravilhosos, dá para aprender muitas coisas de uma vez de forma sucinta, leve e gostosa. São super fáceis e rápidos de ler até para quem não tem hábito, e o título já induz a isso, rsrs.
Eu adoro astrologia, apesar de entender o básico, achei sensacional ter um livro com tudo resumidinho.
Bela resenha.
Confeço que não entendo quase, se não nada, sobre astros, o que me trouxe exatamente aqui kkkk.
A proposta deste livro se mostra um tanto quanto interessante, sempre tive curiosidade sobre o assunto, mas me sinto um tanto quanto perdido em relação a “por onde começo?”
Pelo que li na resenha, junto às outras obras da coletânea que já li, acredito que seja um apanhado muitíssimo interessante que provavelmente não venha abranger de forma total a área da astrologia, mas que se mostre suficientemente boa para nortear o leitor sobre os assuntos ali tratado e o estimulando a se aprofundar pelo mesmos.
Provavelmente esta será minha próxima leitura da coletânea, fiquei bastante curioso.
É um ótimo livro para te dar um norte de por onde começar, e de uma forma mais teórica (menos eu acho, e mais fatos). Acho que vai ser uma boa leitura para ti!
Depois conta para a gente o que achou.
Beeeijinhos
Venho acompanhando este trabalho da Valentina sobre trazer os temas assim, com essa pressa e por isso, mais velozes na maneira de descrever. Li aqui no blog sobre futebol e agora sobre astrologia.
Não entendo bulhufas de astros, signos e afins. Mas confesso que quando era mais nova, não saía de casa sem olhar meu signo na revista do João Bidu.
Mas hoje em dia dei uma alienada no assunto e pelo que entendi acima, o livro é muito técnico talvez. Ou seja isso de você não curtir o tema, como aconteceria comigo.
Não digo que não lerei…mas…
Beijo
Acho que o meu grande erro foi na escolha da intenção.
Esperei um livro para diversão, e é uma obra informativa. Se o seu objetivo é se informar sobre o tema, talvez seja uma boa leitura para ti. Se não, corre para as colinas, vamos continuar nos divertindo somente nos jornais com as previsões do dia!
Entendo pouco sobre meu signo, o máximo que eu leio é o horóscopo (algumas vezes) já tentei entender, sei algumas características e até percebo em mim certas coisas de leão mas no geral sou meia leiga nesse assunto. Até gostaria de entender mais, pois acredito rsrs, penso que essa leitura iria me interessar. Vou salvar aqui e procurar saber mais, pode ser uma leitura futura muito boa!!
Siiim, seria uma boa leitura!
Espero que goste!
Depois conta para a gente o que achou.
Beeeijinhos
Olá! Como leonina raiz que sou ainda mais por ter o ascendente também em leão, minha lua em Escorpião (#medo) e meu elemento fogo, acho que vou gostar desse livro. Não dá negar que esse é um assunto que eu gosto bastante, por isso fiquei bem interessada mesmo com essa linguagem mais técnica em alguns momentos, acho até que vou me sair bem nesses trechos.
Siiiim, com certeza!
Menina, o mundo é nosso . Leoninos vão dominar o mundo, ctza.
Lê mesmo. Depois conta para a gente o que achou! Rs
Beeeijinhos
Olá Ayllana!
Se pra você que entende de signos a obra foi um pouco complexa de entender, imagina pra mim, que definitivamente não sei nada do assunto? Mas toda a introdução que o livro faz da Astrologia parece ser excelente para que o leitor possa compreender mais dessa ciência tão curiosa e que possui algumas vertentes místicas. Acho, todavia, que há uma certa incompatibilidade entre a proposta dos livros dessa coletânea e a formalidade encontrada no texto, porém os mais íntimos do assunto com certeza vão aproveitar a leitura.
Beijos.
Siiim, faço das suas palavras como minhas.
Ao meu ver, o leitor que tem pressa, é o que quer uma história rápida, objetiva e de fácil compreensão.
Por outro lado, comecei a me questionar se a formalidade não diz respeito a tentar trazer toda a seriedade do tema, rompendo com a ideia de que a Astrologia é baboseira sem sentido. Posto isso, parei para pensar, será que o problema não sou eu e o meu desejo em coisas fáceis de ler?
Caso leia, me conte o que acho rs.
Beeeijinhos
Olá Ayllana!
Não sou do time dos adeptos e seguidores da astrologia, mas saber um pouco mais do assunto pode ser interessante para aumentar o repertório de conversas e visão de mundo. Entretanto também gosto de livros menos complexos para ler no dia a dia, mas nada impede que num momento menos turbulento eu possa desvendar os segredos da Astrologia.
Beijos
Com certeza! Acho que pode mudar o seu olhar sobre a astrologia.
Caso decida ler, depois me conta o que achou. Beeeijinhos
É sempre muito bom aprender um pouco sobre tudo. Mas eu também sou aquele tipo de leitora que gosta mesmo é de passar o tempo e mergulhar nas distrações de uma boa história.
Nunca consegui entender muito sobre astrologia rsrs Só sei que escorpianos como eu, possuem temperamento forte. Não sei mais nada além disso kkkkk
O livro parece ser uma boa para quem curte conhecer mais sobre o assunto é gosta de um livro com uma linguagem mais acadêmica.
Bjos
Olá Ayllana 😉
Nossa, concordo com TUDO o que você disse! Eu gosto sim do tema, mas acreditei que pela premissa (e mesmo pelo título) fosse ser um livro mais solto e divertido, em que o autor tentaria fazer o leitor se envolver.
Mas me vi muito confusa durante toda a leitura, justamente por esses termos técnicos usados. Pensei que iria aprender mais sobre esse tema que me interessa apesar de eu saber pouco sobre, mas no final senti que não absorvi praticamente nada!
Enfim, acho que tem livros melhores sobre o tema e que podem servir mais para nós leigos.
Não curto muito astrologia, mas parece ser bom, com bastante estudo e curiosidades sobre o tema.
Eu tenho um amigo que adora o tema, vou mandar pra ele essa resenha.
Eu não entendendo bem de astrologia e não me interesso muito também kkk
bjs
Oi, Ayllana
Na adolescência comprava muitas revistas sobre signos, sonhos.
Hoje as vezes consulto um ou outro dia que tenho interesse e só.
Mas tenho muita curiosidade para saber muito mais sobre signos, mapa astral entre outros assuntos relacionados.
Sou leonina, com ascendente em escorpião e lua em peixes, claro que não vou mentir que amo ser leonina e amo minha juba cacheada, kkk.
Beijos
Oi, Ayllana!!
Parece um livro muito interessante esse da Editora Valentina principalmente para que quer saber mais sobre astrologia.
Bjs