O livro UMA CANÇÃO DE NATAL foi a primeira obra natalina escrita por Charles Dickens, tendo sido publicado em 19 de dezembro de 1843 e vendido seis mil cópias até o dia 25. Pode ser encontrado também com o título UM CONTO DE NATAL, pois a tradução varia a partir do original A CHRISTMAS CAROL.

Este livro foi um dentre mais de 20 obras desenvolvidas por Dickens, tendo como foco as festividades natalinas, alguns escritos em parceria com outros autores. E um fato muito interessante é que o autor é conhecido por ter despertado o espírito natalino na sociedade recém-industrializada da época através de seus livros, estimulando a retomada de tradições, como decorações nas casas, corais e ações beneficentes nessa época do ano. Todas essas obras foram encenadas em musicais ou teatros, algumas tendo sido adaptadas para o cinema. UMA CANÇÃO DE NATAL inspirou diversos filmes: UM CONTO DE NATAL (1938), O ADORÁVEL AVARENTO (1970), O NATAL DO MICKEY (1983), OS FANTASMAS DE SCROOGE (2009) e O HOMEM QUE INVENTOU O NATAL (2017).

Neste conto, conhecemos o protagonista Ebenezer Scrooge, um homem extremamente avarento e egoísta que se dedica diariamente a acumular riquezas, sendo muito solitário e detestado por muitos. Scrooge tinha um sócio com quem iniciou o negócio de empréstimo de dinheiro, Jacob Marley, mas este faleceu há sete anos e seu parceiro seguiu trabalhando sozinho e cobrando juros altíssimos de seus clientes. Desde então, Ebenezer foi se tornando cada vez mais ranzinza e mão de vaca, pagando um mísero salário para seu único funcionário do escritório, afastando as pessoas com sua rispidez, negando ajuda à caridade e trabalhando no frio usando apenas uma vela a fim de não gastar com um sistema de aquecimento.

Na véspera de Natal, ele recebe a visita de seu sobrinho desejando-lhe um feliz natal e convidando-o para jantar em companhia de sua família, porém Scrooge afirma que Natal é uma besteira e declina o convite (como faz todos os anos). No dia 24 de dezembro, Scrooge recebe a surpreendente visita do fantasma de seu antigo sócio, Jacob Marley, que tenta alertá-lo sobre seu triste fim, provocado por suas atitudes mesquinhas, e ainda avisa Scrooge que outros três espíritos o visitarão: o Fantasma dos Natais Passados, o Fantasma do Natal Presente e o Fantasma dos Natais Futuros.

Num mesmo dia, Scrooge é visitado pelos três espíritos, cada um o transportando para natais de épocas distintas e mostrando-lhe como suas atitudes afetam a sua vida e a de pessoas próximas e que a generosidade é sempre a melhor escolha… Tudo o que o personagem vivencia nessas viagens através do tempo faz com que ele volte à realidade, sendo uma pessoa renovada, com pensamentos diferentes e mais bondosos, mudando completamente o rumo de sua história.

É adorável ver a mudança do protagonista, como ele passa a enxergar as coisas cotidianas com mais emoção, se doando mais ao próximo, praticando a caridade e levando a felicidade para as outras casas, além de, finalmente, se reaproximar da única família que tem: seu sobrinho! A leitura é muito gostosa e fluída, além de que narrativa me cativou do início ao fim…

Um dos livros mais carismáticos da literatura inglesa, UMA CANÇÃO DE NATAL recebe o crédito por ter concebido a celebração dessa data como a entendemos hoje: uma ocasião para agradecer e ajudar o próximo. Um livro curto e fácil de ler que aquece o coração do leitor, despertando sentimentos bons com as mensagens passadas pelo autor. Ele nos relembra o objetivo das festividades natalinas: agradecer, ajudar o próximo e fazer sempre o bem.


AUTOR: Charles DICKENS
TRADUÇÃO: Rodrigo LACERDA
EDITORA: Companhia das Letras
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 136


COMPRAR: Amazon