Todo final de ano é momento de fazer retrospectivas e analisar o que aconteceu nos últimos doze meses. No blog, esta análise se torna ainda mais interessante quando observamos quais resenhas literárias mais chamaram a atenção dos leitores. A lista dos dez posts mais acessados de 2024 traz algumas surpresas interessantes, como a presença marcante de obras de diferentes gêneros – desde quadrinhos como “Powerbomb!” e “Lore Olympus” até livros de não-ficção como “Como Enfrentar o Ódio”, que conquistou o primeiro lugar.

O que chama atenção nesta seleção é como alguns textos alcançaram grande número de acessos por motivos diversos: alguns pela polêmica gerada, outros pelo compartilhamento em redes sociais, e alguns simplesmente por tratarem de obras que provocaram forte conexão com os leitores. Entre as dez resenhas mais lidas, encontramos desde a melhor leitura do ano (“Segredos de Família”) até a que foi considerada a pior (“Uma Família Feliz”), demonstrando como o interesse dos leitores nem sempre está diretamente relacionado à qualidade da obra resenhada.

10 – SEGREDOS DE FAMÍLIA

SINOPSE: Memphis, 1939. Rill Foss, de doze anos, e seus quatro irmãos mais novos vivem uma vida mágica com seus pais a bordo de um barco no rio Mississipi. A mãe está grávida do sexto filho e, ao sofrer complicações durante o parto, é levada às pressas para o hospital. Rill é encarregada de tomar conta dos irmãos, até que estranhos invadem o barco que as crianças chamavam de casa, arrancando-as de tudo o que lhes era familiar e jogando-as em um orfanato no Tennessee. À mercê da cruel diretora da instituição, uma mulher sem escrúpulos envolvida em um impiedoso esquema de tráfico de crianças, Rill luta para manter seus irmãos juntos num mundo perigoso e incerto. Aiken, Carolina do Sul, dias de hoje. Nascida em uma família rica e poderosa, Avery Stafford parecia ter tudo: uma carreira de sucesso como promotora, um noivo bonito e promissor, e uma luxuosa festa de casamento à vista. Quando ela retorna a sua cidade natal para ajudar o pai, um político influente que está às voltas com um escândalo de opinião pública e um grave problema de saúde, um encontro casual com uma senhora durante uma visita oficial a uma clínica geriátrica a faz seguir uma jornada pelo passado de sua família, um caminho que acabará revelando histórias enterradas e fazendo com que Avery repense as suas escolhas e tudo aquilo que considerava como a sua verdade.
COMENTÁRIO: Essa foi a melhor leitura do ano. A história é baseada em fatos reais e é assustadora pela crueldade cometida com as crianças principais e mais outras milhares. No meio tem um romance que conduz o fio narrativo e que comove. Pena que não foi o texto mais lido, mas já fico feliz que entrou na lista dos 10 mais.
Resenha aqui. Compre aqui.

09 – OUTSIDER

SINOPSE: O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade ― Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas. O detetive Ralph Anderson não hesitou em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido. Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? A aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King.
COMENTÁRIO: Os textos sobre os livros do King sempre conseguem grandes visualizações. “Outsider” é um de seus melhores mistérios e que ainda tem a participação de uma de suas melhores personagens, Holly. Merecida a posição.
Resenha aqui. Compre aqui.

08 – POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

SINOPSE: Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas ela vive sob a sombra da mãe, a melhor lutadora do mundo. Tudo muda quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo e de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba é uma mistura de Rocky com Dragon Ball Z, um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson, vencedor do Prêmio Eisner (2023) como o Melhor Quadrinho para Adolescentes.
COMENTÁRIO: Este quadrinho foi a grande surpresa deste ano. Eu comprei por curiosidade e encontrei uma das melhores, mais emocionantes e mais emotivas histórias do ano. Os desenhos são incríveis como são feitos para transmitir ação e velocidade. Você chega ao final com o coração nas mãos. Merecia estar mais no topo.
Resenha aqui. Compre aqui.

07 – FULLMETAL ALCHEMIST – EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS

SINOPSE: Um livro para comemorar o 20º aniversário da obra! Relembrando os 20 anos de progresso de “Fullmetal Alchemist”, inclui mangás anedóticos e ilustrações desenhadas por Hiromu Arakawa para várias mídias, tudo de uma vez. ‼ Além disso, haverá uma “conversa sobre memória” de Hiromu Arakawa relembrando contribuições de diretores e membros do elenco de vários meios de comunicação, e uma novelização completamente nova retratando o episódio entre Havok e Ross antes do dia prometido!
COMENTÁRIO: Eu sou muito fã de Fullmetal, consumo tudo o que vale a pena. E esta edição especial é um presente para os fãs. Cheia de curiosidades e pequenas histórias que matam a saudade dos personagens. Mesmo assim fiquei surpreso pela quantidade de acessos, principalmente por não ser um mangá de história, mas de comemoração.
Resenha aqui. Compre aqui.

06 – UMA FAMÍLIA FELIZ

SINOPSE: Eva tem a vida perfeita. Seu marido é um jovem advogado em ascensão. Suas filhas gêmeas são lindas, inteligentes e saudáveis. Seu trabalho, a arte reborn, é um sucesso na internet. À sua volta, tudo está à mão: o Blue Paradise, condomínio fechado de classe média-alta na Barra da Tijuca, oferece todo tipo de serviço para que ela não precise sair do conforto de seu lar. Eva tem a vida perfeita ― até descobrir que está grávida e seu mundo virar de cabeça para baixo.
COMENTÁRIO: Esta foi a pior leitura do ano, um livro mal escrito com uma história que ofende a inteligência. O autor é queridinho de muitos e quando se critica, chovem ataques e acessos. Isso fez o texto entrar na lista dos mais acessados.
Resenha aqui. Compre aqui.

05 – JOGOS MACABROS

SINOPSE: Conhecido mundialmente por seus livros de terror e suspense, com centenas de milhões de exemplares vendidos, R. L. Stine desponta no cenário da ficção juvenil pela genialidade na criação de enredos sinistros. O“Stephen King da literatura juvenil” ficou famoso na década de 1990 com a aplaudida coleção Rua do Medo. Quase duas décadas depois do último volume, Stine atende aos pedidos dos leitores e lança o livro inédito Jogos macabros, publicado no Brasil pela Globo Alt. Tal como os outros títulos da coleção, a história se passa na velha cidade de Shadyside, nos EUA, conhecida por ser palco de acontecimentos misteriosos e aterrorizantes envolvendo os alunos da escola local. Todos na região conhecem a excêntrica e rica família Fear, e sabem também do passado terrível que os assombra. Apesar desses histórico nada promissor, Brendan Fear parece ser um garoto diferente de sua família. Gentil e simpático, o jovem vive rodeado de colegas e chama a atenção de Rachel Martin, uma garota simples, colega de classe dele. Quando o aniversário de Brendan está prestes a chegar, ele começa a planejar uma comemoração um tanto diferente na isolada ilha do Medo, onde existe um casarão de veraneio pertencente à família Fear. Rachel é uma das convidadas para passar o final de semana no local sombrio e, contrariando os avisos dos amigos, decide ir. No caminho, coisas estranhas já começam a acontecer e, ao chegarem à mansão, Brendan dá as coordenadas para o início de um jogo que se revelará o mais mortal de todos. Repleto de reviravoltas, Jogos macabros mantém o leitor apreensivo da primeira à última página. Como todo bom enredo de R. L. Stine, a história dá espaço a fantasmas, assassinato, traição e romance, e marca, enfim, um retorno triunfal do autor à Rua do medo.
COMENTÁRIO: Esse é daqueles textos que não sei explicar a quantidade enorme de acessos. O livro é mediano, praticamente não teve divulgação e o autor nem é tão conhecido. Mesmo assim, teve uma quantidade gigantesca de acessos.
Resenha aqui. Compre aqui.

04 – LORE OLYMPUS

SINOPSE: Perséfone, a jovem Deusa da Primavera, acabou de chegar no Olimpo. Criada no reino mortal pela mãe de pulso firme, Deméter, ela recebe a permissão para viver no mundo dos deuses enquanto se prepara para seguir a vida como uma virgem sagrada. Quando a amiga Ártemis leva Perséfone para uma festa, sua vida muda completamente: lá ela conhece Hades, e o charmoso e incompreendido líder do Submundo desperta nela uma chama. Agora, Perséfone precisa aprender a lidar com as relações e as políticas confusas que regem o Olimpo, enquanto descobre seu lugar e seu próprio poder.
COMENTÁRIO: O gênero do quadrinho não é dos meus favoritos, mas confesso que fui conquistado pelos personagens, pela narrativa, pela arte e pelo romance. É adorável e vicia como uma boa novela.
Resenha aqui. Compre aqui.

03 – HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE

SINOPSE: Harry Potter e as relíquias da morte’, de J.K. Rowling, é o sétimo e último livro da série. Voldemorte está cada vez mais forte e Harry Potter precisa encontrar e aniquilar as Horcruxes para enfraquecer o lorde e poder enfrentá-lo. Nessa busca desenfreada, contando apenas com os amigos Rony e Hermione, Harry descobre as Relíquias da Morte, que serão úteis na batalha do bem contra o mal.
COMENTÁRIO: Este ano eu, finalmente, li todos os livros de Harry Potter para poder resenhar para o blog. Este volume é o último da série e penso que por isso teve tantos acessos.
Resenha aqui. Compre aqui.

02 – BUNNY

SINOPSE: Samantha Heather Mackey não poderia estar mais deslocada como bolsista do seletivo programa de artes da Universidade Warren. Localizada na Nova Inglaterra, a instituição é famosa por receber a elite norte-americana. Tímida por natureza, Samantha prefere a companhia de sua imaginação sombria do que das outras pessoas, em especial suas colegas da turma de Escrita Criativa, um grupo de garotas ricas, lindas e mimadas que chamam umas às outras de “Bunny”. As coisas começam a mudar quando Samantha recebe um convite para uma das famosas festas das Bunnies e logo é atraída pelo estilo de vida sofisticado ― e um tanto sinistro ― das novas amigas. À medida que começa a se tornar uma Bunny, Samantha desvenda segredos macabros e descobre que a beleza e a perfeição são muito mais diabólicas do que os monstros que ela criava em sua própria mente. Assinado por Mona Awad, uma das mais instigantes e corajosas vozes da literatura contemporânea, Bunny desvenda o terror por trás dos clichês femininos. Com adaptação para filme confirmada, a obra une referências pop a um estilo narrativo frenético para abordar de forma inédita temas como classe e preconceito, solidão e pertencimento, amizade e desejo, e o poder fantástico e terrível da imaginação.
COMENTÁRIO: Este foi um dos livros mais comentados do ano e é o com narrativa mais criativa. Não há uma única interpretação para o que se lê e fica à cargo do leitor encontrar suas explicações pessoais para o que a personagem vivencia. É uma leitura diferenciada, que exige muito da interpretação de quem lê.
Resenha aqui. Compre aqui.

01 – COMO ENFRENTAR O ÓDIO

SINOPSE: Ainda em 2009, Felipe Neto se tornou um fenômeno da internet no país. Seu conteúdo, agressivo mas bem-humorado, se direcionava inicialmente às tendências da época, mas logo se voltou também à política, em especial ao governo do Partido dos Trabalhadores (PT). No entanto, com o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, a crescente aproximação da extrema direita ao poder e o recrudescimento de discursos de ódio contra minorias, Felipe passou a questionar suas convicções. Em Como enfrentar o ódio , ele retrata seu processo de tomada de consciência política ― tão semelhante ao de milhões de brasileiros ― e o papel do ódio em sua vida, primeiro como força propulsora de sua carreira e depois como ferramenta de que ele próprio se tornou vítima, em especial durante o governo de Jair Bolsonaro. Entrelaçando sua história aos principais acontecimentos dos últimos quinze anos e oferecendo uma perspectiva única sobre a internet e seu papel na manipulação dos usuários, Felipe nos convida a usar a boa comunicação para combater o obscurantismo, o retrocesso e o ódio que assola a sociedade.
COMENTÁRIO: É um livro de não-ficção, gênero que raramente leio, mas este é necessário para relembrar e compreender o que foram os quatro anos de um governo assassino. Se tornou o texto mais acessado, principalmente porque o autor compartilhou a resenha e os seus fãs acessaram o post em ondas.
Resenha aqui. Compre aqui.